Concurso de Monografias

Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro

Regulamento do Concurso de Monografia Arquivo da Cidade/2013 – Prêmio Afonso Carlos Marques do Santos


O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, órgão da Secretaria Municipal da Casa Civil, tem como finalidade recolher, identificar, preservar e dar acesso à documentação produzida pela administração da cidade do Rio de Janeiro. Essas atribuições se estendem também aos arquivos privados de interesse público, incorporados ao acervo da instituição.

Com o objetivo de difundir o seu acervo, o Arquivo da Cidade promove o Concurso de Monografia Arquivo da Cidade/2013, de caráter nacional, que confere ao vencedor o Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos de Pesquisa.

.

1. Finalidade e Tema

O Concurso de Monografia Arquivo da Cidade/2013 – Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos de Pesquisa - promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, através do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, tem por objetivo selecionar uma (1) pesquisa que tome o Rio de Janeiro como tema, quer enfocando o passado da cidade, na linha do resgate histórico, quer tratando de temas do tempo presente, promovendo análises e discussões sobre o Rio Contemporâneo.

O certame tem como pré-requisito que o estudo tome como base fontes arquivísticas que integram o acervo do Arquivo da Cidade.


2. Habilitação

1 - Poderão participar do concurso, com trabalho único, brasileiros ou estrangeiros residentes no país, portadores de diplomas de nível superior;

2 - Somente será admitido trabalho inédito, redigido em língua portuguesa, e assinado sob pseudônimo, devendo, ainda, atender aos seguintes requisitos:
a) ter no mínimo 100 (cem) e no máximo trezentas (300) laudas de texto, incluindo os anexos;

b) formatação da lauda: fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinhas 1.5, notas e citações em corpo 10, citação recorrida quando tiver mais de três linhas;

c) ser apresentado em cinco (5) vias idênticas, nas quais conste apenas o pseudônimo do autor, sem qualquer informação que possibilite a sua identificação, e que serão distribuídas aos membros da Comissão Julgadora;

d) as 5 vias deverão ser acompanhadas de um único envelope lacrado, do qual conste, na parte externa, exclusivamente o pseudônimo do autor e, na parte interna, as seguintes informações: nome completo, pseudônimo, título da monografia, CIC, número de identidade com data de expedição e órgão expedidor, endereço com CEP, telefone (com o respectivo DDD), e-mail, ficha resumo das atividades profissionais e documento comprobatório de graduação do candidato em nível superior.


3. Inscrição

3.1 - As monografias e respectivos documentos, contendo dados do autor, deverão ser entregues a partir de 10 de janeiro até 31 de agosto de 2013, ao Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, situado à rua Amoroso Lima, 15, Cidade Nova, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20211-120, ou a ele encaminhados sob registro postal.


4. Julgamento

1 - O julgamento das monografias competirá a uma Comissão Julgadora, nomeada por resolução da Secretária Municipal de Cultura, composta por 1 presidente e 4 membros, escolhidos entre especialistas de notório saber.

2 . São critérios para julgamento
a) relevância do trabalho;

b) contribuição da pesquisa para divulgação das fontes do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro;
c) profundidade da análise;

d) originalidade da abordagem do tema;

e) coerência no desenvolvimento e na organização do texto;

f) apresentação, nas citações, transcrições, notas e observações, de referências completas das fontes e bibliografia consultadas.

3 São critérios para desclassificação:
a) a não observância de qualquer das exigências do Regulamento;

b) prática de qualquer ato que possibilite a identificação do autor;

c) divulgação de trabalho concorrente.

4 - Caberá à Comissão Julgadora, se considerar satisfatório o nível dos trabalhos apresentados, selecionar o 1º colocado, bem como poderá decidir não classificar nenhum dos trabalhos inscritos, caso não atendam aos critérios estabelecidos neste Regulamento. Fica, também, a critério da referida Comissão, a concessão de Menção Honrosa.

Os autores que receberem essa distinção serão convidados a escrever um artigo sobre o trabalho inscrito no concurso, com vistas a integrar a publicação anual da instituição - Revista Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

5. Resultado

O resultado do concurso será divulgado em novembro2013, em sessão pública, no auditório Noronha Santos, do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, quando serão abertos os envelopes contendo a documentação e identificação dos autores, e anunciados os vencedores ao público presente.

O resultado será publicado no Diário Oficial do Município e na página eletrônica do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro – www0.rio.rj.gov.br/arquivo.

 

6. Premiação

1 - O prêmio será a publicação da monografia classificada em primeiro lugar;

2 - Da primeira edição de 1.000 exemplares caberão: 10% da tiragem ao autor e o restante da tiragem ao Arquivo da Cidade.

3 - A Secretaria Municipal de Cultura, através do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, poderá reeditar a obra após esgotar-se a tiragem da primeira edição, se do interesse das partes, - Arquivo Geral da Cidade e o autor -, prevalecendo a percentagem estabelecida para a primeira edição.

4 - O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro publicará o trabalho vencedor no prazo de até um (1) ano a contar da data da divulgação da premiação.

 

7. Disposições Gerais

1 - A retirada dos originais deverá ser providenciada no prazo de noventa dias após a publicação do resultado do concurso no Diário Oficial, a partir do qual a decisão do destino do material caberá ao Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

2 - O trabalho vencedor deverá ser entregue para edição em meio eletrônico (CD ou DVD), acompanhados de uma (1) cópia em papel. No caso de imagens, será exigida a apresentação de arquivos com qualidade para impressão (arquivos TIF, com no mínimo 300 DPI de resolução) e a devida autorização de seus autores ou dos que detêm os direitos autorais sobre as imagens, iniciativas que ficarão sob a responsabilidade do autor da obra premiada. O não cumprimento dessas exigências no prazo estipulado poderá implicar a desclassificação do trabalho.

3 - A equipe editorial do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro reserva-se o direito de efetuar adaptações, cortes e alterações nos trabalhos inscritos, de forma a adequá-los às normas de edição, respeitando o conteúdo do texto e o estilo do autor.

4 - Caso não haja nada a opor por parte dos autores, uma via de cada obra inscrita no concurso será incorporada à biblioteca do Arquivo da Cidade, ficando à disposição dos pesquisadores, estudantes e interessados em assuntos relacionados à cidade do Rio de Janeiro;

5 - 0s casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora do Concurso.

Acesse a Biblioteca Virtual Coleção Prof. Dr. Afonso Carlos Marques dos Santos