As FEIRARTES - FEIRAS ESPECIAIS DE ARTES - destinam-se à venda dos trabalhos de artistas plásticos e artesãos da Cidade. Localizadas em pontos tradicionais e de grande circulação, as FEIRAS tornaram-se também ponto de atração turística. A primeira surge em 1968, quando um grupo de jovens decide expor seus trabalhos na Praça General Osório, em Ipanema. O sucesso da iniciativa atrai muitos artesãos ligados ao Movimento Hippie, e foi com o nome de Feira Hippie de Ipanema que a Feira ficou conhecida. No Centro do Rio, na Praça XV, surge a segunda FEIRARTE. Praça Saens Peña, Zona Norte da Cidade abriga a terceira. Em Copacabana, Zona Sul da Cidade, foram criadas mais duas

Feiras: uma no Calçadão e outra na Praça do Lido. O Centro de Artes Calouste Gulbenkian administra, com o apoio da Secretaria Municipal de Governo, as Feiras de Artes da Cidade.
Como participar?

A Lei nº 1533, de 10 de janeiro de 1990, regulamenta o funcionamento das Feiras Especiais de Artes. A seleção de candidatos à admissão nas FEIRARTES é feita através de prova prática de habilidade ou capacidade técnica. A convocação para o processo seletivo é através de Edital publicado no Diário Oficial do Município. Uma Comissão de Avaliação julga o trabalho realizado e o candidato aprovado recebe uma autorização para a Feira escolhida no momento da inscrição.


Local
I   - Gen Osório: domingos - 8h às 18h
II  - Pça XV : quintas e sextas - 9h às 17h
III - Saens Peña: sextas e sábados - 9h às 17h
IV - Calçadão: sábados e domingos: 16h às 24h
V  - Praça do Lido: sábados e domingos - 12h às 22h