HISTÓRICO DA DEFESA CIVIL MUNICIPAL

Nascida no âmbito da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a Defesa Civil Municipal foi implantada como organização autônoma pelo Decreto Municipal nº 353, de 03 de abril de 1976, pelo qual a "Coordenação Geral do Sistema de Defesa Civil" deveria atender à disposição constitucional expressa no artigo 8º, inciso XII, de nossa Lei Magna "organizar a defesa permanente contra as calamidades públicas, especialmente as secas e as inundações".

Logo depois de 1978, outro Decreto Municipal de nº 1496, reorganizou o órgão definindo suas funções em seu artigo 8º como: "o Sistema de Defesa Civil do Município tem como finalidade desencadear um conjunto de medidas necessárias à prevenção e a reparação dos danos causados e contenção daqueles próximos de ocorrerem na infra-estrutura urbana, oriundos de eventos fortuitos que venham afetar o bem estar da população no todo ou em parte e, também, as medidas que venham a aliviar os danos físicos e/ou materiais que tenham ocorrido e/ou evitar o minimizar os efeitos daqueles que estejam próximos de ocorrer a essa mesma população".

Em toda a sua história, a Defesa Civil Municipal tem estado presente 24 horas por dia no território do município atendendo, com equipes de engenharia ou operacionais, as mais variadas ocorrências na sua maior parte, relativas a encostas e edificações, em atuação iminentemente preventiva. No ano de 2001, por exemplo, foram atendidas 8272 ocorrências deste tipo, no ano de 2002 foram 8117 e no ano de 2003, até o mês de julho, já foram atendidas 5791.

Nas grandes ocorrências, a Defesa Civil Municipal atua como órgão coordenador dos meios públicos e privados no município, visando organizar os socorros e evitar superposição e desperdício para obter o máximo de eficiência. Entre estas ocorrências estão as tempestades de 1988 e 1996, o incidente do edifício "Palace II", o incêndio no "Mercadão de Madureira", etc.

 

Em 1992 foram admitidos no 1º Concurso Público específico para o órgão, 100 (cem) funcionários de 1º, 2º e 3º grau. No mesmo ano foram recebidas as 06 (seis) primeiras viaturas com pintura caracterizada. Outros meios como uniformes elegantes e vistosos, rádios bases, móveis e portáteis e outros equipamentos vieram contribuir para o aumento da eficiência da Defesa Civil Municipal.

Atualmente com mais viaturas, melhores meios de comunicação e mais profissionais, a Defesa Civil Municipal está instalada em um prédio moderno, que vem sendo progressivamente adaptado às suas necessidades.

Como parte de suas atribuições, a Defesa Civil Municipal comparece, com pessoal especializado, a uma variedade de eventos públicos em escolas, praças e outros locais, com palestra, estandes e distribuição de impressos, tudo com a finalidade de ensinar as pessoas as maneiras simples de evitar os desastres.

A Defesa Civil Municipal, como as organizações irmãs ao redor do mundo, preocupa-se antes de tudo com a prevenção e o aumento da qualidade de vida de seus protegidos: os habitantes da Cidade Maravilhosa

Copyright © 2001 by Defesa Civil do Município
Rua Visconde de Santa Isabel 32, Vila Isabel CEP: 20560-121
Telefone: 2576-5665 / Fax: 2576-8446
Telefone de Emergência: 199
Sede da Defesa Civil em Vila Isabel Viatura da Defesa Civil Evento realizados pela Defesa Civll Palestra sobre Defesa Civil Exposição sobre Defesa Civil Simulados para treinamento operacional