ANÁLISES FISCAIS DE PRODUTOS (SAFP)

Foto: Lucas Landau
Composta pela Seção de Controle Microbiológico e pela Seção de Controle Físico Químico, tem o objetivo de gerenciar a qualidade dos produtos oferecidos à população no comércio varejista do município do Rio de Janeiro, visando à prevenção de enfermidades transmitidas pelos alimentos.

Trabalhamos com alimentos para consumo humano em geral. Monitoramos a qualidade das águas de abastecimento público em hospitais, escolas, residências, poços, piscinas, estabelecimentos comerciais, etc. Verificamos o controle microbiológico dos leites humanos ordenhados e de fórmulas lácteas preparadas em Bancos de Leites credenciados e a conformidade das informações na rotulagem obrigatória dos produtos.

Foto: Lucas Landau
As amostras analisadas por este setor são enviadas exclusivamente pela Superintendência de Controle de Zoonoses, Vigilância e Fiscalização Sanitária da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, provenientes de alimentos envolvidos em surtos de toxinfecção alimentar; suspeitos de fraudes; de coletas rotineiras de inspeção a estabelecimentos no comércio varejista; de reclamações efetuadas por consumidores; e de programas de controle de qualidade em indústrias municipais e de orientação pré-estabelecidos.