CISTICERCOSE e TENÍASE

O QUE É A CISTICERCOSE ?

É uma doença provocada pelas larvas (cisticerco) da tênia, um tipo de parasito conhecido vulgarmente como solitária. O cisticerco recebe um nome de acordo com a carne que ele infecta: Cysticercus bovis (se estiver presente na carne do boi) e Cysticerius celulosae (se estiver na carne do porco).

Em humanos, a  doença pode ser assintomática ou demorar muitos anos para se desenvolver. Caracteriza-se pela formação de cisticercos localizados nos músculos, coração, pulmões, olhos e cérebro.

COMO É TRANSMITIDA?

Através da ingestão de alimentos contaminados por fezes humanas que contenham ovos da Tênia. Verduras e legumes mal lavados podem transmitir a doença. Uma pessoa contaminada pela tênia, pode se reinfestar ao ir ao banheiro e não lavar bem as mãos, levando-os à boca em seguida ou preparando alimentos.

Esta doença é bastante freqüente em locais sem saneamento básico e com higiene precária.

PRINCIPAIS SINTOMAS:

COMO EVITAR A DOENÇA:

O QUE É A TENÍASE?

É uma doença causada pelo parasitismo da tênia (solitária) no intestino do homem. A Taenia saginata é trasmitida pela ingestão da carne do boi, e Taenia solium pela carne de porco.

COMO É TRANSMITIDA?

Através da ingestão de carne mal passada ou crua de suínos ou bovinos que contenham os cisticercos (conhecido vulgarmente como canjica ou pipoca).

PRINCIPAIS SINTOMAS:

COMO EVITAR A DOENÇA: