EXAMES LABORATORIAIS: INFORMAÇÕES AO CLIENTE

Os laboratórios da Subgerência de Atos Diagnósticos e Terapêuticos receberam o certificado de Controle de Qualidade da Control Lab® em janeiro de 2007.

1. Amostras previamente coletadas são de total responsabilidade do proprietário quanto a sua origem, preservação, acondicionamento, tipo de material coletado, método de coleta e identificação do paciente.

2. As informações solicitadas durante o atendimento são essenciais para a análise e emissão de laudos.

3. Culturas positivas, dependendo do microorganismo presente, poderão exigir um prazo maior para liberação do laudo.

Foto: Lucas Landau
4. Interferências causadas por medicamentos e condições clínicas poderão modificar o prazo de entrega do laudo ou tornar necessária nova coleta de material. O mesmo pode ocorrer em casos de acidentes de processamento, como quebra de tubos, ou alterações da amostra.

5. Os resultados dos exames devem ser correlacionados com os dados clínicos e avaliados pelo médico veterinário requisitante.

6. Problemas técnicos ou a falta do material necessário à realização de determinados exames poderão prolongar o prazo de liberação de laudos ou mesmo suspender alguns serviços temporariamente.

7. Animais agressivos de difícil contenção mecânica poderão ser encaminhados ao Setor de Cirurgia para contenção química (sedação), caso haja indicação do médico veterinário para tal. Para que seja feita a sedação, é necessário que o animal esteja em jejum por 12 horas.

8. Para a realização dos exames bacteriológicos o animal não poderá estar em uso de antibióticos sistêmicos e/ou tópicos por, no mínimo, 7 dias antes da coleta; a medicação antimicótica também deve ser suspensa por pelo menos 7 dias para a investigação de micoses.

9. Para exames de pele (pesquisa de ectoparasitas e/ou fungos), é necessário que o animal não seja banhado por, no mínimo, 7 dias antes da coleta.

10. Para a dosagem de glicose, colesterol e triglicerídeos, é necessário que o paciente esteja em jejum alimentar por 12 horas.

11. Amostras de urina coletadas pelo proprietário devem ser transportadas sob refrigeração e encaminhadas ao laboratório no prazo máximo de 4 horas após a coleta.

12. Caso a amostra de urina seja enviada para cultura, é imprescindível a utilização de frasco estéril para colheita.

13. O material utilizado para o exame de leptospirose é o soro, devendo este ser acondicionado e transportado sob refrigeração, quando o material não for coletado em nosso laboratório.