FEBRE MACULOSA

O QUE É A FEBRE MACULOSA?

A Febre Maculosa ou febre do carrapato é uma doença aguda febril transmitida pela picada de carrapatos. Ela é causada por uma bactéria, a Rickettisia rickettsii, e pode inclusive causar a morte.

COMO É TRANSMITIDA?

Ela é transmitida pela picada de um carrapato infectado. No Brasil, o vetor é o Amblyomma cajennense, também conhecido como carrapato-estrela ou carrapato-de-cavalo. As larvas e ninfas do carrapato (formas imaturas de vida conhecidas como micuins) também podem atacar o homem e transmitir a doença.

Este carrapato pode picar uma grande variedade de espécies animais, como cavalos, cães, galinhas, animais silvestres e roedores. O homem é um hospedeiro acidental. Para transmitir a bactéria ao homem pela picada, o Amblyomma cajennense deve ficar preso à pele por pelo menos 4 horas. Também pode haver transmissão através da pele ferida, após o esmagamento do carrapato. A doença não é transmitida de pessoa a pessoa.

PRINCIPAIS SINTOMAS:

Os sintomas febris podem aparecer de 2 a 14 dias após a picada infectante.

Os sinais iniciais são muito inespecíficos: febre, cefaléia (dor de cabeça), calafrios. Até o terceiro ou quarto dia pode aparecer um exantema maculopapular (manchas semelhantes às do sarampo), primeiro nas extremidades e depois se difundindo pelo resto do corpo. Com a progressão da doença, podem ocorrer hemorragias e, caso paciente não seja logo diagnosticado e tratado, podem surgir também necroses.

COMO POSSO SABER SE CONTRAÍ A DOENÇA?

Nem toda picada de carrapato transmite esta doença, que ocorre mais freqüentemente em regiões rurais, onde há cavalos e animais silvestres. O diagnóstico  é feito através de exames laboratoriais (sangue e cultura). Se você foi picado por um carrapato e apresenta algum dos sintomas descritos acima, procure um posto de saúde o mais rapidamente possível, pois a Febre Maculosa tem tratamento, e a cura é rápida quando a doença é diagnosticada a tempo.

FUI PICADO POR UM CARRAPATO: E AGORA?

Sempre que você fizer caminhadas em parques, trilhas ecológicas, andar a cavalo ou outros lugares em que existam carrapatos, procure usar roupas claras e a meia por cima da calça. Faça um inspeção em seu corpo a intervalos regulares e, se encontrar carrapatos, remova-os com uma pinça, fazendo uma leve torção. Lembre-se de que o carrapato contaminado precisa ficar grudado à pele por pelo menos quatro horas para transmitir a doença, por isso é importante retirá-los o mais rápido possível e de maneira adequada, para não se infectar com a maceração do carrapato: as bactériastêm capacidade de penetrar no organismo através de machucados na pele.
Se estiver com dúvidas, procure um médico ou vá a um posto de saúde.

MEU CACHORRO ESTÁ CHEIO DE CARRAPATOS: O QUE DEVO FAZER?

Leve-o a um médico veterinário, pois somente ele poderá prescrever um medicamento eficaz para tratamento de seu cão. Os cães normalmente são resistentes à Febre Maculosa, mas há outras doenças transmitidas por carrapatos que são perigosas à saúde canina.

COMO EVITAR A DOENÇA: