GRIPE AVIÁRIA, GRIPE DO FRANGO OU INFLUENZA AVIÁRIA

O QUE É A GRIPE AVIÁRIA?

É uma infecção altamente contagiosa das aves que se apresenta inicialmente com sintomas respiratórios leves e pode matar em até 24 horas.

COMO É TRANSMITIDA?

O vírus da gripe aviária é transmitido pela ingestão ou inalação do vírus presente nas fezes e secreções (corrimento nasal, espirro, tosse) das aves infectadas. O vírus da gripe aviária pode sobreviver no esterco contaminado, a temperaturas baixas, por pelo menos três meses. No meio ambiente, o vírus pode sobreviver por até 4 dias à temperatura de 22ºC e mais de 30 dias a 0ºC.

Desta forma, uma pessoa, um suíno ou uma ave sadia podem contrair a doença: ao ingerir terra ou esterco contaminados; ao respirar sem a proteção de máscaras no mesmo ambiente onde haja animais doentes; ao consumir água dos mesmos reservatórios (lagos, bebedouros, etc.) contaminados pelas fezes de aves selvagens infectadas.

Ovos contaminados são outra fonte de infecção, principalmente nos incubatórios de pintinhos, visto que o vírus pode ficar presente de 3 a 4 dias na casca dos ovos postos por aves contaminadas. Não foi evidenciada a transmissão pela ingestão de ovos. A transmissão também se dá pelo contato com ração, água, equipamentos, veículos e roupas contaminadas.  Roedores podem carrear o vírus de um lugar para o outro.

Após a infecção, as galinhas eliminam o vírus nas fezes por cerca de 10 dias e as aves silvestres por cerca de 30 dias. Por isso, a doença pode se espalhar facilmente de uma granja para outra. Uma grande quantidade de vírus é eliminada nas fezes das aves, contaminando a terra e o esterco.

PRINCIPAIS SINTOMAS:

Nas aves:
Assim como a gripe humana, os vírus da influenza aviária causam nas aves problemas respiratórios, como:

A forma altamente contagiosa e extremamente fatal da doença, conhecida como “gripe aviária de alta patogenicidade”, apresenta os seguintes sintomas:

No ser humano:

É importante que seja imediatamente reportado ao serviço de saúde de sua cidade o aparecimento de sintomas como: dificuldade de respirar, conjuntivite, febre, dor no corpo ou outros sintomas de gripe. Pessoas com alto risco de complicações da influenza aviária (imunodeprimidos, maiores de 60 anos e portadores de doenças crônicas cardíacas ou pulmonares) devem evitar trabalhar com aves, em caso de surto.

Os surtos de doença causados pelos vírus mais perigosos representam grave risco para a saúde humana, em particular para os trabalhadores de granjas, abatedouros e aviários, pelo nível maior de exposição. Por isso é importante o diagnóstico da influenza, com identificação do tipo de vírus, tanto nas infecções em aves, quanto no homem.
Todas as pessoas expostas a aves infectadas ou a fazendas sob suspeita devem ser monitoradas pelas autoridades sanitárias locais.

EM CASO DE SUSPEITA DA DOENÇA, PROCURAR:
VIGILÂNCIA SANITÁRIA MUNICIPAL
TELEFONES: (21) 2503-2280 ou 2215-0690
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
TELESAÚDE: (21) 2273-0846

COMO EVITAR A DOENÇA:

O vírus da gripe aviária é eliminado pelo calor (56ºC por 3 horas ou 60ºC por 30 minutos) e por desinfetantes comuns, como formalina e compostos iodados.