LARVA MIGRANS CUTÂNEA

O QUE É A LARVA MIGRANS CUTÂNEA?

É uma zoonose causada por larvas de parasitos intestinais de cães e gatos que penetram na pele humana. A espécie de parasito mais comumente incriminada é o Ancylostoma brasiliensis, mas esta doença pode também ser causada por Ancylostoma caninum, Uncinaria stenocephala ou Gnatostoma spinigerum.

A larva migrans cutânea tem sido registrada em diversos países, principalmente nos de clima subtropical e tropical, sendo mais freqüente na região litorânea, onde há calor e umidade em condições ideais ao desenvolvimento desses parasitos. No Brasil é muito comum, especialmente em crianças que se contaminam ao brincar em tanques de areia, praias ou praças.

PRINCIPAIS SINTOMAS:

Lesões cutâneas com prurido intenso e erupções de aspecto sinuoso. Localizam-se mais freqüentemente nos membros inferiores, principalmente nos pés, nádegas e mãos, e menos comumente em outras regiões como o couro cabeludo e face.

COMO É TRANSMITIDA?

Estes parasitos habitam o intestino de cães e gatos que, ao defecarem, eliminam os ovos que contaminam o solo. Em 24h, os ovos se transformam em larvas, tornando-se infectantes no solo após uma semana. As larvas presentes no solo contaminado penetram na pele do hospedeiro e migram para o tecido subcutâneo, ocasionando reações inflamatórias.

COMO EVITAR A DOENÇA: