LEISHMANIOSE VISCERAL

O QUE É A LEISHMANIOSE VISCERAL?

É uma doença grave, também conhecida como Calazar, que pode levar à morte. Causada por um protozoário do gênero Leishmania, pode acometer tanto o homem, quanto o cão.

COMO É TRANSMITIDA?

Através da picada do mosquito palha ou cangalhinha, que normalmente ocorre em regiões próximas a matas e encostas de morros. Esse mosquito tem o hábito de picar ao anoitecer e se contamina ao picar uma pessoa ou cão doente.

No município do Rio de Janeiro, esta doença tem sido diagnosticada na zona oeste (Campo Grande, Jacarepaguá, Bangu, Guaratiba, entre outros bairros).

PRINCIPAIS SINTOMAS :

Nos CÃES:

No Homem:

COMO SABER SE O SEU CÃO TEM LEISHMANIOSE ?

A evolução da doença é muito lenta (pode demorar até 4 anos para apresentar sintomas), e por vezes o cão aparenta estar sadio. Esta doença só pode ser diagnosticada através de um exame de sangue ou biópsia; os exames para o diagnóstico da leishmaniose devem ser requisitados por um Médico Veterinário e são gratuitos na Unidade Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman. Animais que vivem em regiões onde já foram detectados casos positivos devem ser testados.

COMO EVITAR A DOENÇA: