MICOSES SUPERFICIAIS DA PELE

O QUE SÃO MICOSES SUPERFICIAIS DE PELE?

Micoses superficiais da pele, conhecidas como dermatofitoses ou "tinhas" em alguns casos, são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e pêlos ou cabelo. Esses fungos estão por toda a parte, podendo ser encontrados no solo e na pele de pessoas, cães e gatos sadios. A exposição a esses microrganismos não resulta, necessariamente, em infecção. A infecção, por sua vez, pode ocorrer sem a manifestação de sintomas.

As micoses superficiais mais comuns entre os animais domésticos são causadas principalmente por dermatófitos dos gêneros Microsporum e Trichophyton, que se alimentam de queratina, substância encontrada na superfície de pele, unhas e pêlos. Quando encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como calor, umidade e baixa imunidade, esses fungos se multiplicam e passam, então, a provocar sintomas da doença.

PRINCIPAIS SINTOMAS:

Em cães e gatos:

Inicialmente, podem aparecer lesões circulares, com pelagem rala, opaca e queda de pêlos (alopecia). Em alguns casos, essas lesões podem surgir sob uma crosta seca e/ou acompanhando vermelhidão, escurecimento da pele e prurido. Micoses de pele geralmente não provocam coceira, porém alguns animais desenvolvem alergia ao fungo e passam a coçar e morder o local afetado, o que pode levar a uma contaminação bacteriana secundária.

COMO SÃO TRANSMITIDAS?

Como os fungos que provocam as micoses encontram-se presentes na pele sadia, mas em quantidades pequenas, o surgimento da doença normalmente está relacionado à debilidade imunológica (provocada pelo estresse, aglomeração populacional, subnutrição e doenças ou drogas imunossupressoras). No entanto, condições inadequadas de manejo e higiene, assim como o contato com animais infectados, podem desencadear a infecção.

Importante!!!

Gatos podem ser transmissores dessas micoses mesmo sem apresentar qualquer lesão de pele ou pêlo.

COMO EVITAR A DOENÇA: