RAIVA

O QUE É A RAIVA?

A Raiva é uma doença contagiosa e letal, causada por um vírus que afeta tanto os animais quanto o homem.

COMO É TRANSMITIDA?

A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordida, do cão ou gato. É importante saber que nem toda mordida transmite a Raiva. Para haver a transmissão, é necessário que o animal agressor seja portador do vírus na saliva.

No meio rural, o morcego hematófago  - que se alimenta de sangue - é um dos mais importantes transmissores da raiva, principalmente para os herbívoros e para o homem.

Animais silvestres, como micos, sagüis, gambás e morcegos, também podem transmitir a Raiva. No caso de acidentes com estes animais, procure imediatamente um Posto de Saúde para iniciar o tratamento anti-rábico, pois não existe período de observação definido para estes animais.

PRINCIPAIS SINTOMAS:

ATENÇÃO:

Nem todo animal que saliva (baba) está com raiva. A doença pode causar dificuldade de deglutição da saliva, daí a impressão de o animal estar babando.  É importante enfatizar que a agressividade pode ser causada por vários outros problemas de saúde, e somente o médico veterinário poderá fazer um diagnóstico preciso.

COMO EVITAR A DOENÇA:

O QUE DEVO FAZER SE EU FOR MORDIDO POR UM CÃO OU GATO?


Se uma pessoa é mordida ou arranhada por um cão ou gato não vacinados contra a Raiva ou de origem desconhecida (animais de rua), o animal agressor deve ser capturado para permanecer em observação por 10 dias. A vítima deverá imediatamente lavar a ferida com água e sabão abundantes (o sabão destrói o vírus) e se encaminhar ao posto de saúde mais próximo para orientação médica quanto ao tratamento. Se o animal morrer (mesmo sem ter apresentado nenhum sinal da doença), o corpo do animal deverá ser encaminhado ao órgão competente para fazer o exame. Ele é gratuito. Se, no entanto, o animal agressor desaparecer ou não puder ser capturado para cumprir o período de observação, a pessoa deve se dirigir imediatamente a um posto de saúde para receber o tratamento com o soro e vacina contra a Raiva.

                                   
MITOS E VERDADES: