SARNAS

O QUE É SARNA?

A sarna é uma doença parasitária da pele causada por ácaros de diversas espécies. A sarna sarcóptica é uma zoonose causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei , que acomete cães e outros animais. O ácaro Notoedris cati parasita gatos e causa a sarna notoédrica, doença que pode produzir dermatite transitória no homem.

COMO É TRANSMITIDA?

A transmissão se dá pelo contato direto. É altamente contagiosa entre os animais.

PRINCIPAIS SINTOMAS:

No homem: erupções cutâneas avermelhadas caracterizadas por prurido intenso, que piora com o calor; as lesões localizam-se principalmente nas dobras e áreas de atrito da pele com roupas. Em conseqüência da coceira, a pele pode apresentar infecção bacteriana secundária.

Nos animais: crostas espessas na pele, com erupções avermelhadas, queda de pêlos e infecções secundárias devido ao intenso prurido. Nos gatos, as lesões costumam aparecer nas pontas de orelhas, se espalhando pela face, olhos e pescoço.

OUTROS TIPOS DE SARNAS:

Sarna Demodécica: é causada pelo Demodex canis, um ácaro normalmente encontrado em pequenas quantidades na pele de cães saudáveis, e não é uma zoonose. A transmissão ocorre através do contato direto da fêmea com os filhotes durante a amamentação. Por ser uma doença hereditária e comum em estados de imunossupressão (ex.: lactação), é importante evitar que as fêmeas que têm ou tiveram sarna quando filhotes se reproduzam, pois esta sarna pode ser controlada, mas a cura total é difícil.

Sarna Otodécica: é uma parasitose não zoonótica de cães e gatos causada pelo ácaro Otodectes cynotis, que vive na superfície da pele, provocando coceira e lesões. Os ácaros podem ficar restritos ao canal auditivo externo ou atingir a região ao redor das orelhas, pescoço e cabeça. O animal acometido balança a cabeça e coça muito a orelha, que pode apresentar secreção e grande irritação local. A transmissão se dá por contato direto e é altamente contagiosa entre os animais.

COMO EVITAR A DOENÇA:

 ATENÇÃO: