Copyright © 2005
Memorial Getúlio Vargas
Praça Luís de Camões
(ao lado do Hotel Glória), RJ
Ouvidoria do Município
Ouvidoria do Município
Créditos de produção
 

Busto de Getúlio Vargas
Monumento e espelho d'água
 Qual o tamanho do monumento?
 E as dimensões do espelho d'água?
 Quem esculpiu o busto?

Getúlio Vargas e o Rio de Janeiro
Getúlio Vargas viveu cerca de três décadas em nossa cidade, então Capital Federal, e aqui, a partir da Revolução de 1930, da qual foi o líder máximo, passou os momentos mais marcantes de sua carreira: chefe do Governo Provisório, presidente da República eleito pela Assembléia Nacional Constituinte, ditador e presidente da República eleito pelo povo.

Em sua carta-testamento, Getúlio Vargas afirmou que saía da vida para entrar na história. Pois com a inauguração deste Memorial, a cidade do Rio de Janeiro, mais uma vez, faz história e torna eterna a presença em sua vida daquele que forjou o Brasil moderno.

Ricardo Macieira
Secretário das Culturas
 
 
Bem vindo ao Memorial Getúlio Vargas
A Prefeitura do Rio inaugurou no dia 24 de agosto de 2004,
em uma praça histórica do bairro da Glória, o Memorial Getúlio Vargas, projetado pelo arquiteto Henock de Almeida. Desejamos que ao descer ao subterrâneo deste espaço urbano público e adentrar no Memorial, você possa "viajar no tempo" e tornar verdadeira a frase do poeta: "a praça é do povo"!

Pretendemos, portanto, que o Memorial sirva de instrumento educacional para os estudantes em geral e, particularmente,
os da Rede Municipal. E aguardamos o contato de professoras e/ou escolas para agendarmos visitas, que são diárias (pela manhã, às 10h30 e a tarde, às 14 h).

Queremos igualmente estabelecer uma parceria com as instituições acadêmicas e, assim, difundir informações e refletir acerca desta primeira metade do século XX.

Esperamos que aprecie este passeio virtual e que este lhe dê vontade de conhecer o mais recente equipamento cultural da cidade. Aguardamos sua visita real.

Atenciosamente,

Direção do MGV