Copyright © 2005
Memorial Getúlio Vargas
Praça Luís de Camões
(ao lado do Hotel Glória), RJ
Ouvidoria do Município
Ouvidoria do Município

Informe-se sobre a programação cultural deste e de outros equipamentos da Secretaria das Culturas através do Mapa Cultural.

 

Veja como chegar no Memorial Getúlio Vargas.

O Memorial Getúlio Vargas tem o prazer de hospedar eventos, shows, palestras e debates. Para maiores informações, entre em contato com a administração:

Memorial Getúlio Vargas
Pça Luís de Camões, s/n | Glória - Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2557-9444 / 2245-7577
E-mail: mgvargas@rio.rj.gov.br

 

 

dd
ddd

SEMINÁRIO POR UM OUTRO DESENVOLVIMENTO
O Seminário tem o propósito de apresentar, examinar e discutir "um outro" modelo de desenvolvimento, que tome a cultura como referência, de forma a valorizar as identidades, fortalecer os laços de solidariedade, gerar novas e ampliadas formas de produção, circulação e fruição de bens culturais, assim como, questões relacionadas ao desenvolvimento através da cultura, novas formas de organização, financiamento e modelos sustentáveis

INSCRIÇÕES: memorial.culturapresente@gmail,com
CAPACIDADE:100 LUGARES
DATA LIMITE DE INSCRIÇÕES: 21 DE JUNHO DE 2015

CINE GETÚLINHO
Segue abaixo a programação do Cine Getulinho para o dia 18/04:

O Sapo no Poço - JSV Ramana
O Monge e o Cachorro - Tom Long
Entrega Imediata - David Alvarez, Luiz Gadea
Esquimó - Homero Ramirez
Yaku - Nacho Pesquera, Nacho Subirats
Caixa de Monstros - Ludovic Gavillet, Derya Kocaurlu
Meu Final Feliz - Milen Vitanov

Cine Getulinho no Memorial diverte crianças e adultos aos sábados

Cine Getulinho
Entrada franca
Data: Os sábados de janeiro ( 24 e 31/1)
Horário: 10h
Local: Memorial Municipal Getúlio Vargas
Endereço: Praça Luís de Camões, s/n Subterrâneo. Glória
Informações: 21 2237-5234 e 2245-7577 

22ª CAMPANHA PAIXÃO DE LER 2014
A abertura da campanha ocorrerá na noite do dia 25 de novembro, no Memorial Getúlio Vargas, na Glória. A cerimônia oficial para 200 convidados, que terá Pedro Bial como mestre de cerimônia, apresentará a programação semanal da Campanha e fará o lançamento do catálogo ROTA DO LIVRO – PROJETO TROCA-TROCA NOS TERRITÓRIOS, ação incentivada pelo Programa de Fomento à Cultura Carioca – hábito de leitura, além de homenagear algumas personalidades locais que marcaram seu trabalho com literatura em seus territórios. Após esse primeiro momento, uma grande festa comandada por BNegão como DJ proporcionará uma confraternização repleta de interferências literárias com a presença dos poetas do Slam Tagarela e do escritor Otávio Jr. e seu projeto Ler é Dez!, tudo isso em um cenário idealizado pela equipe do Radiográfico.

Campanha Paixão de Ler 2014 homenageia Carolina Maria de Jesus

Ao realizar a pesquisa para o tema de 2014, as curadoras da campanha Gisele Lopes e Patrícia Nogueira conheceram a obra de Carolina Maria de Jesus, mulher negra, semialfabetizada e favelada que na década de 60 registrou sua realidade em papéis catados no próprio lixão que havia próximo ao barraco onde morava. Foi o jornalista Audálio Dantas quem a encontrou e conheceu esses escritos que se transformaram no primeiro livro de Carolina, Quarto de despejo, traduzido para treze idiomas. Além dessa obra, outros três livros foram publicados; o último, Diário de Bitta, teve publicação póstuma, em 1982.
"Com uma linguagem simples, porém demonstrando uma lucidez social e política, o que mais encantou na figura de Carolina de Jesus foi a sua paixão pela leitura e escrita. Essa marca autoral da realidade vivida e estampada na sua literatura é símbolo de todo o conceito que a Campanha Paixão de Ler quer apresentar nesta edição, por isso, ela será a grande homenageada com uma programação especial que acontecerá no Memorial de Getúlio Vargas, na Glória", ressalta Gisele Lopes, gerente de Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura e também uma das curadoras da Campanha.
Durante a semana, no Memorial Getúlio Vargas ocorrerão atividades em alusão a escritora e a literatura afro brasileira com a presença de Luis Antonio Pillar, diretor do filme O papel e o mar, além das escritoras Lia Vieira e Iris Amâncio. Sessões de vídeos e curtas sobre Carolina Maria de Jesus serão exibidos no auditório do espaço.
O museu também apresentará um painel da literatura afro brasileira com a presença de contação de histórias do Griot africano. O fotógrafo Cesar Fraga, que percorreu as cidades protagonistas do tráfico negreiro para o Brasil durante dois meses em uma viagem por nove países africanos – Cabo Verde, Guiné Bissau, Senegal, Gana,Togo, Benin, Nigéria, Angola e Moçambique – fará parte da mesa "Pelos caminhos de uma nação afro" junto com o escritor africano Abdulai Silla. A mediação será do escritor Henrique Rodrigues.

PROGRAMAÇÃO DA 22º CAMPANHA PAIXÃO DE LER

MESAS PRINCIPAIS
Foram organizadas 5 mesas principais para a discussão do tema. A primeira ocorre no dia 26, nas Salas da Escola do Olhar, no Museu de Arte do Rio (MAR), "Vivências Literárias: caminhos a seguir", com os escritores Marcio Vassallo, Otávio Jr, Ovídio Poli Jr e Flavio Araújo, compartilhando suas ações e experiências no campo da leitura. Na Biblioteca Parque Central, dia 27/11, às 19 horas, a mesa "Literatura e Territórios: alinhando fronteiras" o professor Paulo Tonani e os escritores Marcelo Moutinho e Ana Paula Lisboa, que participaram do projeto francês "Je suis favela" (2011) e "Je suis toujours favela" (2014) que retrata a realidade vivida nas periferias cariocas conversarão sobre o tema com participação de um tradutor de libras.
Outra mesa discutirá a "Literatura Marginal e as estratégias de produção, circulação e consumo cultural nos territórios" com a presença de Jessé Andarilho e outra para refletir sobre as manifestações poéticas na cidade do Rio de Janeiro e as influências dos movimentos dos saraus de São Paulo. Após a mesa haverá a apresentação de Slam Poetry, realizada pelo Slam Tagarela.
Por fim, no dia 02/12 o encerramento da semana será no Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola, começando às 18h30 com um grande evento, entre eles a mesa final "Território – a diversidade das vozes e a democratização dos espaços." Presentes a professora da UNB, Regina Dalcastagné, autora do livro "Literatura brasileira contemporânea, um território contestado", o qual faz uma análise sobre a narrativa contemporânea brasileira e retrata um painel sobre quem escreve e para quem escreve. O escritor Paulo Lins, o jornalista e escritor Nelson Motta e a jornalista Regina Zappa também apresentarão sob óticas diferentes sua opinião sobre o assunto. Um tributo a Chico Buarque será apresentado ao final da mesa, com atrações que adaptaram a obra do artista para o hip-hop e dança do passinho.

BIBLIOTECAS

As 10 Bibliotecas Populares Municipais terão uma rica programação de atividades que envolvem encontros com os escritores Edney Silvestre, Flávio Izhaki, Fabiana Karla, Fabio Sombra, Carolina Munhóz e Rafael Draccon, Binho Cultura, Rodrigo Ciríaco, Zuenir Ventura, Julio Emilio Braz, Sônia Rosa, Leo Cunha, Otávio Jr, além de contações de histórias e oficinas de Criação Escrita e Incentivo à Leitura com o escritor Sacolinha.


OFICINAS DE FORMAÇÃO
Esse ano, a Campanha Paixão de Ler irá oferecer muitas oficinas de formação abertas para o público geral, principalmente, professores e agentes de sala de leitura. São oficinas de criação escrita e de uso da palavra em diversas formas de linguagem e incentivo à leitura.

DAS QUEBRADAS PAULISTAS AOS SARAUS CARIOCAS

Nas últimas décadas, os saraus cariocas tornaram-se uma opção de lazer na cidade. Espalhados por toda região metropolitana, grupos de poetas se reúnem em rodas de rimas, saraus, batalhas de palavras e slam para compartilhar esse universo poético. Já nos anos 90, em São Paulo, um movimento poético surgido nas periferias paulistas apontava que a poesia seria um caminho presente na literatura contemporânea para as vozes retratarem sua visão e sensibilidade de mundo. Sérgio Vaz, poeta paulista, organiza há mais de 10 anos o sarau da COOPERIFA (COOPERATIVA Cultural da Periferia), movimento criado para incentivar a leitura e a criação poética. No Rio de Janeiro, Heloísa Buarque de Holanda publica, em 1975, o livro 26 poetas de hoje, uma antologia de poemas da chamada poesia marginal. Hoje, coordena o projeto de extensão da UFRJ, Universidade das Quebradas, que pretende consolidar um ambiente de troca entre saberes e práticas de criação e produção de conhecimento, articulando experiências culturais e intelectuais produzidas dentro e fora da academia.
A Campanha Paixão de ler 2014 tratará desse assunto de diversas formas. Consta na sua programação, mesas, saraus, oficinas que exploram esse cenário poético. Sérgio Vaz, Rodrigo Ciríaco, Paulo Emílio e Slam Tagarela e Lucas Viriato, do Plástico Bolha estarão presentes nessas ações. Várias adesões também apresentarão o assunto. A escritora Ninfa Parreiras irá realizar no Parque das Ruínas, dia 22/11, às 10h, o sarau Manifesto das Quebradas e O Plástico Bolha fará uma grande intervenção poética nos trens do MetrôRio no dia 29/11, sábado, e um grande encontro de poetas acontecerá no Sarau de Poesia - Realengo - 199 anos "Aquele abraço", sob organização da atriz e dinamizadora, Beth Araújo.

PROJETO TROCA-TROCA DE LIVROS NOS TERRITÓRIOS LITERÁRIOS

O projeto Troca- Troca de Livros é realizado pela Gerência de Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura há 5 anos. Desde o ano passado, em parceria com o Instituto Pereira Passos, vem realizando uma grande ação nos territórios pacificados que fazem parte do projeto Rio + Social com formação de mediadores e leitores. São 10 espaços que receberam um curso de formação em mediação de leitura, uma estante móvel com 60 livros e ações literárias de incentivo à leitura.
A democratização dos espaços e o acesso ao livro e leitura fazem parte da proposta de trabalho realizado pela Gerência de Livros e Leitura/ SMC. Na Campanha Paixão de Ler, os territórios Cerro - Corá, Salgueiro, Tabajaras/Cabrito, Manguinhos, Fumacê, Batan, Barreira do Vasco, Santa Marta já receberam um novo acervo para a realização das trocas, mais gibis e jogos educativos para a comunidade durante as 20 ações programadas para acontecer por lá. Rodas de leitura, saraus, encontro com autores, oficinas de formação escrita e de incentivo à leitura serão ofertadas à comunidade de forma gratuita. Cada território também ofereceu uma atividade de adesão, fortalecendo a produção cultural da região.

PAINEL DA LITERATURA INDÍGENA

A programação ainda contará com um dia para conhecer e discutir a literatura indígena. Kaká Werá, Cristino Wapichana e Papiõn – Karipuna apresentarão todo esse cenário indígena no dia 25/11, terça, na Biblioteca Municipal Popular da Gamboa, que fica no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian, na Praça Onze.

OUTRAS HOMENAGENS

A 22ª Campanha Paixão de Ler homenageará também Ziraldo, Jessé Andarilho, Joel Rufino, Beth Araújo e Otávio Jr, no dia da abertura, no Memorial Municipal Getúlio Vargas.

Programação completa Paixão de Ler 2014:

CAMPANHA PAIXÃO DE LER– A Campanha Paixão de Ler é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura através da Gerência de Livro e Leitura, há 22 anos e foi inspirada no projeto francês "La Fureur de Lire". Este ano a Campanha tem como tema "Territórios Literários" e acontece, de 25 de novembro a 5 de dezembro, em diversos equipamentos da SMC. A cerimônia de abertura será no dia 25 de novembro, terça-feira, às 19h, no Memorial Municipal Getúlio Vargas (somente para convidados).


AÇÕES DA GERÊNCIA DE LIVRO E LEITURA

25/11 - terça-feira

14h - SARAUZIM - RODRIGO CIRÍACO: Interpretação de contos e poemas explorando recursos do corpo e oralidade, apresentação de livros e autores da literatura marginal-periférica e diferentes possibilidades de trabalho. Na Escola Municipal Joracy Camargo - Estrada Jose Rucas, 1465 – Olaria. Para estudantes da rede pública municipal.

14h - PAINEL LITERÁRIO - CAMINHOS DE UMA NAÇÃO TUPI: Encontro com os escritores indígenas Kaká Werá e Cristino Wapichana. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS INDÍGENAS: PAPIÕN Karipuna. Na Biblioteca Popular Municipal da Gamboa e no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian. Para estudantes.

14h - CANTANDO HISTÓRIAS - PAULO BI: O artista contará narrativas folclóricas e de sua autoria utilizando instrumentos de percussão, fantoches, adereços e bonecos. Na Biblioteca Popular Municipal Volante - Praça Dom Justino – Cordovil. Público infantojuvenil.

14h - ENCONTRO LITERÁRIO COM OS ESCRITORES CAROLINA MUNHÓZ E RAPHAEL DRACCON: Os escritores conversarão com o público sobre seus mais recentes lançamentos editoriais e a criação literária. Na Biblioteca Popular Municipal da Ilha do Governador. Público jovem.


26/11 - quarta-feira

9h - OFICINA DE INCENTIVO À LEITURA - ESCRITOR SACOLINHA: Apresentação de ferramentas úteis no estímulo à leitura. Criação conjunta e exposição de experiências de leituras. Sensibilização do mediador no sentido de transformá-lo em um profissional que saiba definitivamente lidar com não leitores, de forma a não prestar um desserviço. Escola de Formação Carioca Professor Paulo Freire (Av. Presidente Vargas). Para bibliotecários, professores e mediadores de leitura.

10h - TROCA-TROCA DE LIVROS: traga um livro literário em bom estado de conservação e troque por outro da nossa estante. Locais:
Biblioteca Abgar Renault - 2º andar - CASS.
Biblioteca Popular Municipal de Botafogo - Rua Farani, 53.
Biblioteca Popular Municipal de Santa Teresa - Rua Monte Alegre, 306 - Santa Teresa.
Biblioteca Popular Municipal de Irajá - Avenida Monsenhor Félix, 512 - Irajá.
Biblioteca Popular Municipal de Campo Grande - Praça Thelmo Gonçalves Maia, s/nº - Campo Grande
Biblioteca Popular Municipal da Ilha do Governador - Praça Danaides s/n° - Cocotá.
Biblioteca Popular Municipal da Tijuca - Rua Guapeni, 61 - Tijuca.
Biblioteca Popular Municipal da Maré - Rua Ivanildo Alves s/nº - Complexo da Maré.
Biblioteca Popular Municipal de Jacarepaguá - Rua Dr. Bernardino, 218 - Praça Seca.
Biblioteca Popular Municipal da Guandu - Praça Lote, 219 - Santa Cruz.
Biblioteca Popular Municipal da Gamboa - Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian - Rua Benedito Hipólito, 125 - Praça XV.

10h - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM A ESCRITORA MARTHA LAGARTA: na Biblioteca Municipal Popular de Botafogo.

10h - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - FLÁVIO DANA: Godofredo, O Craque e Seus Amigos - O artista contará a história "Godofredo - O Craque", uma amizade entre um bode que cheira mal quando fica nervoso ou triste e de um menino que adora jogar bola mas não é chamado para entrar no time. Na Creche Institucional Dr. Paulo Niemeyer - Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova. Para alunos, professores e funcionários da escola.

14h30 às 16h30 - OFICINA DE CRIAÇÃO ESCRITA - ESCRITOR SACOLINHA: Esta oficina fornecerá elementos que estimulam o processo criativo dos participantes, tal como o domínio de ferramentas básicas que possam permitir a execução de pequenas e grandes histórias, individuais e coletivas. Na Biblioteca Popular Municipal de Campo Grande. Público jovem.

10h30 - CAFÉ LITERÁRIO: ZUENIR VENTURA: O escritor conversará sobre sua trajetória literária. Na Biblioteca Popular Municipal Abgar Renault. Para funcionários da prefeitura.

11h - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM SILVIA CASTRO: A atividade pretende ser uma mediação entre o leitor e a leitura através da arte de narrar contos. Na Biblioteca Popular Municipal Volante - Rua Herculano Pena (ao lado do PAM ) - Cavalcante. Público infantojuvenil.

14h - GRUPO ESCUTA SÓ - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM MÚSICA: Sessões temáticas de contação de histórias que une literatura e música com um repertório de autores e compiladores da literatura brasileira e mundial. Na Biblioteca Popular Municipal da Maré. Público infantojuvenil.

14h - PALESTRA VENDO PÓ...PÓ...POESIA - RODRIGO CIRÍACO: Palestra interativa que aborda a importância da leitura, da produção escrita através da literatura e da poesia, explorando os recursos que estas possibilitam ao serem abordadas como arte e linguagem. Na Escola do Olhar - Museu de Arte do Rio / MAR - Praça Mauá, 5 - sala 2.2 - Centro.

16h - MESA 1 - VIVÊNCIAS LITERÁRIAS: CAMINHOS A SEGUIR: Os escritores Flávio Santos, Marcio Vassallo, Otávio Jr e Ovidio Poli apresentarão suas experiências com ações no campo do livro e leitura. Na Escola da olhar - Museu de Arte do Rio - MAR - Praça Mauá, 5 - sala 2.2 - Centro.

19h30 - ENCONTRO LITERÁRIO - A literatura nos desvãos da memória - Com Edney Silvestre. Mediação do crítico e escritor Flávio Carneiro. Curadoria Marcelo Moutinho. Na Biblioteca Popular Municipal de Botafogo - Rua Farani, 53 - Botafogo.


27/11 - quinta-feira

10h - ENCONTRO COM FABIANA KARLA: A artista falará sobre o seu livro O Rapto do Galo, inspirado no maior bloco de rua do país, O Galo da Madrugada, de Recife. Na Biblioteca Popular Municipal de Irajá - Avenida Monsenhor Félix, 512 – Irajá. Público infantojuvenil.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL CAROLINA MARIA DE JESUS NO MEMORIAL MUNICIPAL GETÚLIO VARGAS: na Praça Luís de Camões, s/n - Glória. Às 10h - mesa especial : Carolina Maria de Jesus: Luis Antonio Pillar e Iris Amâncio conversam sobre as influências da obra de Carolina de Jesus na arte brasileira. Exibição de filmes: curta Opapel e o mar: (2008), o filme narra o encontro imaginário entre João Cândido, almirante negro líder da Revolta da Chibata, e a catadora de papel e escritora Carolina Maria de Jesus, autora do livro Quarto de Despejo, com Zózimo Bulbul, Dirce Thomas. Dir.: Luiz Antonio Pilar. Carolina de Jesus: adaptação para a série "Caso Verdade", da Rede Globo de Televisão em 1983.

10h - OFICINA DANÇA DE RUA - CONTANDO HISTÓRIAS - PAULO EMÍLIO: na Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró.

14h - PAINEL LITERÁRIO: CAMINHOS DE UMA NAÇÃO AFRO: O escritor Abdulai Silla falará sobre a cultura afro-brasileira. No Memorial Municipal Getúlio Vargas.

14h - OFICINA PALAVRA PROJÉTIL - POESIA FALADA - PAULO EMÍLIO. No Centro Cultural Municipal Professora Dyla Silvia de Sá - Rua Barão, 1180 - Praça Seca. PÚBLICO: Jovem.

14h - OFICINA DE CRIAÇÃO ESCRITA PARA CRIANÇAS COM O ESCRITOR MÁRCIO VASSALLO: Por meio de dinâmicas de incentivo à imaginação e à fantasia com o uso de caleidoscópios e leitura de livros para mostrar os diferentes pontos de vista que todos temos quando criamos. Na Biblioteca Parque de Manguinhos - Avenida Dom Helder Câmara, 1184. PÚBLICO: Infantojuvenil.

14h - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS SILVIA CASTRO: Atividade pretende ser uma mediação entre o leitor e a leitura, através da arte de narrar contos. No Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo. PÚBLICO: Estudantes.

14h - ENCONTRO COM FABIANA KARLA: A artista falará sobre o seu livro O Rapto do Galo, inspirado no maior bloco de rua do país, O Galo da Madrugada, de Recife. Na Biblioteca Popular Municipal da Tijuca. PÚBLICO: Infantojuvenil.

14h - ENCONTRO JOVENS LEITORES - RODRIGO CIRÍACO: A atividade pretende unir o escritor ao seu público a fim de conversarem sobre o processo criativo da escrita. Na Biblioteca Popular Municipal da Ilha do Governador. PÚBLICO: Infantojuvenil.

14h - GRIOT AFRICANO - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: Sinara Rúbia - Narração de histórias de tradição afro-brasileiras. Na Biblioteca Popular Municipal da Gamboa / Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian. PÚBLICO: Infantojuvenil.

14h30 - ENCONTROS COM JOVENS LEITORES - LEO CUNHA: A atividade pretende unir o escritor ao seu público a fim de conversarem sobre o processo criativo da escrita
LOCAL: Biblioteca Popular Municipal de Jacarepaguá - Rua Dr. Bernardino, 218 - Praça Seca.
PÚBLICO: Infantojuvenil.

19h - MESA 2 LITERATURA E TERRITÓRIOS - ALINHANDO FRONTEIRAS (Paulo Tonani, Marcelo Moutinho e Ana Paula Lisboa). Na Biblioteca Parque Central - Av. Presidente Vargas, 1261 – Centro. PÚBLICO: Geral.

19h - PALESTRA COM ESCRITOR SACOLINHA
LOCAL: Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira - Dicró - Parque Ari Barroso s/nº - Penha.
PÚBLICO: Participantes do Clube de Leitura Augusto Boal.

28/11 - sexta-feira

10h - CIRCUITO JOVEM DE LITERATURA - JULIO EMÍLIO BRAZ
LOCAL: Biblioteca Popular Municipal da Tijuca - Rua Guapeni, 61 - Tijuca.
PÚBLICO: Estudantes.

14H - RODA DE LEITURA: LUCIANA ZULE: Leitura dramatizada das obras de Shakespeare
LOCAL: Biblioteca Popular Municipal de Irajá - Avenida Monsenhor Feliz, 512 - Irajá.
PÚBLICO: Infantojuvenil.

14h às 18h - SEMINÁRIO: Abrindo os caminhos do Plano Municipal de Livro e leitura - PMLL
LOCAL: Escola do Olhar - Sala 222 - Museu de Arte do Rio / MAR - Praça Mauá, 5 - Centro.
PÚBLICO: Bibliotecários, professores e demais interessados.

14h - CIRCUITO JOVEM DE LEITURA - JULIO EMÍLIO BRAZ
LOCAL: Instituto São Joaquim - Rua Paul Underberg, 54 - Tijuca .
PÚBLICO: Estudantes.

14h - ESCUTA SÓ - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM MÚSICA
LOCAL: Biblioteca Popular Municipal do Guandu - Rua 12, Quadra 219 - Santa Cruz.
PÚBLICO: Infantojuvenil.

18h - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - SINARA RÚBIA
LOCAL: Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira - Dicró - Parque Ari Barroso s/nº - Penha.
PÚBLICO: Infantojuvenil.

19h - SARAU LITERÁRIO: Monique Nix, Mano Melo e Everaldo Soares
LOCAL: Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira - Dicró - Parque Ari Barroso s/nº - Penha .
PÚBLICO: Adulto.

29/11 - sábado

14h - OFICINA DE CRIAÇÃO E QUADRINHOS COM A ESCRITORA FERNANDA NIA ( AÇÃO PROJETO TROCA-TROCA NOS TERRITÓRIOS
LOCAL: IASESPE - Rua Humboldt, 232 - Manguinhos

14h - CONVERSA COM A GIRAFA: O ESCRITOR E CINEASTA PEDRO PAULO ROSA, AUTOR DO ROMANCE "O HELIO" VAI BATER UM PAPO SOBRE SUA OBRA, O ECO DA GIRAFA
LOCAL: CIEP Thomas Jefferson - Estr. do Engenho Novo - Realengo,

14h - ESTAÇÃO METRÔ - SARAU COM O GRUPO PLÁSTICO BOLHA, LUCAS VIRIATO E CONVIDADOS
LOCAL: Estação Central do MetrôRio.
PÚBLICO: Geral.

15h - SARAU DE POESIAS - REALENGO 199 ANOS AQUELE ABRAÇO (organização Beth Araújo)
LOCAL: Teatro do Colégio Pedro II - Rua Bernardo de Vasconcelos, 941 - Realengo.
PUBLICO: Geral.

30/11 - domingo

10h - CALDEIRÃO DE HISTÓRIAS COM PRISCILA CAMARGO: Apresentação de histórias dos quatro cantos da terra, com o auxílio dos recursos do teatro e belas canções, estimulando a imaginação e a criatividade
LOCAL: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas - Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa.
PÚBLICO: Infantojuvenil.

15h - AQUARELAS - UMA HOMENAGEM A CAYMMI E ARY BARROSO: Espetáculo em homenagem a dois dos maiores compositores da história da música popular brasileira - Ary Barroso (50 anos de falecimento) e Dorival Caymmi (100 anos de nascimento)
LOCAL: Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho / Castelinho do Flamengo - Praia do Flamengo, 158 - Flamengo.
PÚBLICO: Geral.

15h - HOMENAGEM A UM MENINO MALUQUINHO CHAMADO ZIRALDO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM BETH ARAÚJO
LOCAL: Sala Municipal Baden Powell - Av. N.S. de Copacabana, 360.
PÚBLICO: Infantojuvenil.

1º/12 - segunda-feira

14h - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - FÁBIO SOMBRA
LOCAL: Biblioteca Popular Municipal da Tijuca - Rua Guapeni, 61 - Tijuca.
PÚBLICO: Infantojuvenil.

14h - PROJETO DE LEITURA CAIXA DE ESTANTE - COM A ESCRITORA SONIA ROSA
LOCAL: Casa das Meninas - R. Comandante Simão,138 - Jacarepaguá.
PÚBLICO: Estudantes.

14h30 - CIRCULANDO PALAVRAS - AQUARELAS - UMA HOMENAGEM A CAYMMI E ARY BARROSO: Espetáculo em homenagem a dois dos maiores compositores da história da música popular brasileira - Ary Barroso (50 anos de falecimento) e Dorival Caymmi (100 anos de nascimento)
LOCAL: Central de Recepção de Idosos Pastor Carlos Portela - Estrada dos Maracajás, 273 - Ilha do Governador.
PÚBLICO: 3ª idade.

18h30: MESA 3: MANIFESTO POESIA: Momento de discutir a expansão dos saraus e a relação que há entre ele e a literatura marginal periférica
LOCAL: Teatro Municipal Gonzaguinha - Rua Benedito Hipólito, 125 - Praça Onze.
PÚBLICO: Geral.

19h30 - SLAM TAGARELA: uma competição de poesia. Os poetas poderão abrir o verbo sem tempo fixo
LOCAL: Teatro Municipal Gonzaguinha - Rua Benedito Hipólito, 125 - Praça Onze.
PÚBLICO: Geral.

2/12 - terça-feira

10h - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - GENTE VESTIDA DE NOITE - COM SUZANA FERNANDES
LOCAL: Biblioteca Popular Municipal de Jacarepaguá - Rua Dr. Bernardino, 218 - Praça Seca.
PÚBLICO: Infantojuvenil.

14h - PALESTRA: O RIO DE JANEIRO E SEUS ESCRITORES: A escritora Suzana Fernandes levará as pessoas a conhecer o Rio de Janeiro através da literatura e conhecer a literatura através do Rio de Janeiro
LOCAL: Biblioteca Popular Municipal de Botafogo - Rua Farani, 53 - Laranjeiras.
PÚBLICO: Estudantes.

14h - MESA 4: LITERATURA MARGINAL - ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E CONSUMO CULTURAL NOS TERRITÓRIOS (Jessé Andarilho Ondjaki)
LOCAL: Escola do Olhar, sala 2.2 - Museu de Arte do Rio / MAR - Praça Mauá, 5 - Centro.
PÚBLICO: Geral.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DA MÚSICA CARIOCA ARTUR DA TÁVOLA
LOCAL: Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca.
PÚBLICO: Geral.

18h30 - MESA 5: TERRITÓRIO - A DIVERSIDADE DAS VOZES E A DEMOCRATIZAÇÃO DOS ESPAÇOS (Regina Dacalstagné, Paulo Lins, Nelson Motta, Regina Zappa)

20h - CONCERTO SLAM & RAP TERRITÓRIO DA PALAVRA - CHICO BUARQUE

20H30 - NO PASSINHO DE CHICO BUARQUE

5/12 - sexta-feira

17h às 19h - MONOBLOCO SHOW
LOCAL: Museu de Arte do Rio / MAR - Praça Mauá, 5 - Centro.
PÚBLICO: Geral.




ADESÕES BIBLIOTECAS POPULARES E ESCOLARES


21/11 - sexta-feira

14h - POESIA EM TRÂNSITO: Apresentação do poeta Pedro David Carmo de Sá, que apresenta e vende seus livretos de poesia no Metrô do Rio de Janeiro
LOCAL: E. M. Luiz Delfino - Rua Marquês de São Vicente, 238 - Gávea.
PÚBLICO: Alunos do 4º ano e professores da própria escola.

19H - PALESTRA E LANÇAMENTO DO LIVRO O QUE SÃO PROFECIAS ESCRITOR FÁBIO SANTOS
LOCAL: Biblioteca Municipal Popular da Ilha do Governador - Pç. Danaides, s/n - Cocotá - Ilha do Governador.

23/11 - domingo

14h - A TEXTURA DAS PALAVRAS PINTANDO A BRASILIDADE COM TINTAS DE TINO DRAMÁTICO: Oficina de incentivo ao hábito de leitura, que utiliza como indutores o teatro e as artes plásticas
LOCAL: Biblioteca Infantojuvenil / UNIRIO - Av. Pasteur, 436 - Urca.
PÚBLICO: Estudantes de escolas municipais.

24/11 - segunda-feira

8h às 11h - POESIA DE CORDEL E LITERATURA DE POVOS INDÍGENAS E AFRO-BRASILEIROS: Leitura de poemas de cordel de diferentes autores marginais, de periferia, do sertão ou de comunidades indígenas e de afro-brasileiros
LOCAL: Biblioteca do Centro Educacional Anísio Teixeira / CEAT - Rua Almirante Alexandrino, 4098 - Santa Teresa.
PÚBLICO: Alunos, professores e funcionários da escola.

25/11 - terça-feira

8h às 11h - POESIA DE CORDEL E LITERATURA DE POVOS INDÍGENAS E AFRO-BRASILEIROS: Leitura de poemas de cordel de diferentes autores marginais, de periferia, do sertão ou de comunidades indígenas e de afro-brasileiros
LOCAL: Biblioteca do Centro Educacional Anísio Teixeira / CEAT - Rua Almirante Alexandrino, 4098 - Santa Teresa.
PÚBLICO: Alunos, professores e funcionários da escola.

11h às 13h - TROCA-TROCA CAMPINENSE: Troca-troca de títulos literários e gibis. Exposição dos trabalhos dos estudantes. Homenagem ao cordelista Antonio de Araújo "Campinense". Difusão da literatura de cordel
LOCAL: E. M. Manoel Porto Filho - Rua Pirapetinga - Paciência.
PÚBLICO: Estudantes.

13h às 15h - MESA REDONDA - PENSANDO, ESCREVENDO E TRANSFORMANDO PAQUETÁ: Discussão sobre a realidade da produção e valorização da literatura em Paquetá com a participação de pesquisadores e escritores locais
LOCAL: Biblioteca E. M. Joaquim Manoel de Macedo - Rua Adelaide Alambari, 41 - Paquetá.
PÚBLICO: Geral.

14h - EXPOSIÇÃO DO PROJETO LETRARTE: Exposição de produção artística e literária resultado de um projeto de ação continuada, com o mesmo nome, fruto da parceria do Museu da Chácara do Céu e a Escola Municipal Machado de Assis
LOCAL: Biblioteca Popular Municipal de Santa Teresa - Rua Monte Alegre, 306 - Santa Teresa.
PÚBLICO: Estudantes das escolas da região, moradores do bairro de Santa Teresa e público em geral.

14h - LEITURA DE OBRAS DE ESCRITORES INDÍGENAS: RESGATE E PROTAGONISMO: Leitura mediada de histórias de tradição orais escritas por autores indígenas
LOCAL: Sala de Leitura Monteiro Lobato / E. M. Camilo Castelo Branco - Rua Pacheco Leão, 1004 - Jardim Botânico.
PÚBLICO: Alunos do 6º ao 9º ano e professores.

26/11 - quarta-feira

9h - AS DIVERSIDADES NOS TERRITÓRIOS LITERÁRIOS: Escritores desconhecidos dos diferentes territórios literários que relatam a realidade local
LOCAL: E. M. Pereira Passos - Praça Condessa Paulo de Frontim, 45 - Rio Comprido.
PÚBLICO: Alunos, professores e comunidade escolar.

17h - DESCOBRINDO A ILHA DO GOVERNADOR: Sessão de autógrafos dos livros Pedra da onça e Praça do avião
LOCAL: Biblioteca Popular Municipal da Ilha do Governador - Praça Danaides s/n° - Cocotá .
PÚBLICO: Adulto.

27/11 - quinta-feira

18h - NARRATIVAS E POÉTICAS DOS ALUNOS DO PEJA: Apresentação das atividades dos alunos do PEJA
LOCAL: CIEP José Pedro Varela - Rua do Lavradio, 133 - Centro.
PÚBLICO: Alunos do EJA.

10 às 14h - (RE) ENCONTRANDO SUAS RAÍZES: Encontro com escritores e poetas da comunidade de Acari
LOCAL: CIEP Dr. Adão Pereira Nunes - Av. Brasil, 18476 - Irajá.
PÚBLICO: Alunos, professores e funcionários da escola.

14h - ENCONTRO DE JOVENS COM A POESIA: apresentação de quadrinhas por alunos do CIEP Carlos Drummond de Andrade
LOCAL: Biblioteca Popular Municipal de Jacarepaguá - Rua Dr. Bernardino, 218 - Praça Seca.
PÚBLICO: Estudantes.


28/11 - sexta-feira

10h - ENCONTRO LITERÁRIO COM O ESCRITOR DELANO VALENTIM
LOCAL: Biblioteca Escolar Municipal da Penha Álvaro Moreyra - Rua Leopoldina Rego, 734 - Penha.
PÚBLICO: Geral.

29/11/2014 - sábado

14h30 - QUANDO EU CANTO... E OUTRAS LEITURAS: Apresentação do Coral de 4 vozes oriundo do bairro de Brás de Pina. Repertório de clássicos da MPB
LOCAL: Biblioteca Escolar Municipal da Penha - Álvaro Moreyra - Rua Leopoldina Rego, 734 - Penha.
PÚBLICO: Estudantes e comunidade em geral.

01/12 - segunda-feira

13h - FUNK: UM ESTILO QUE CONTAGIA: Diálogos sobre os estilos musicais que influenciaram o funk no Brasil até o contexto atual presente nos diferentes territórios da cidade do Rio de Janeiro
LOCAL: E. M. Paraíba - Estrada Marechal Alencasto 4.035 - Anchieta.
PUBLICO: Alunos do Projeto Aceleração do 2º e 6º ano.

14H30 - ENCONTRO LITERÁRIO COM A ESCRITORA ANA CRISTINA MELO
LOCAL: Biblioteca Escolar Municipal da Penha Álvaro Moreyra - Rua Leopoldina Rego, 734 - Penha.
PÚBLICO: Crianças e adolescentes.

02/12 - terça-feira

10h - INTERVENÇÕES LITERÁRIAS: Leituras dramatizadas de poesias e crônicas escritas por autores oriundos das favelas cariocas
LOCAL: CIEP Dr. Antonie - Rua São Miguel, s/nº - Tijuca.
PÚBLICO: Jovens e adultos participantes do Projeto escola aberta.

13h - FUNK: UM ESTILO QUE CONTAGIA: Diálogos sobre os estilos musicais que influenciaram o funk no Brasil até o contexto atual presente nos diferentes territórios da cidade do Rio de Janeiro
LOCAL: E. M. Paraíba - Estrada Marechal Alencasto, 4.035 - Anchieta.
PUBLICO: Alunos do Projeto Aceleração do 2º e 6º ano.




AÇÕES E ADESÕES DE PROJETOS SEGUNDO TURNO CULTURAL / TROCA-TROCA NOS TERRITÓRIOS


25/11 - terça-feira

10h - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - FLÁVIO DANA: Godofredo, o Craque e seus Amigos - O artista contará a história Godofredo - O Craque, uma amizade entre um bode que cheira mal quando fica nervoso ou triste e de um menino que adora jogar bola mas não é chamado para entrar no time
LOCAL: Associação de Moradores de Cerro-Corá - Rua Djalma Castro de Oliveira, 6 - Cerro-Corá.
PÚBLICO: Infantojuvenil.

10h - O MEL DA LITERATURA EM NOSSO TERRITÓRIO - CONFECÇÃO DE BONECOS COM MATERIAIS RECICLADOS (Dinamizadores - Claudia Pereira de Andrade, Marcia Corrêa Barros e Rogério Leichtweis):
Uma apresentação de contação de histórias, cujo título da atividade remete ao significado do nome do bairro Irajá (ira-ia-já ).
LOCAL: E. M. Sebastião de Lacerda - Rua Canudos - Irajá.
PÚBLICO: Alunos.

10h - OFICINA DE MÁSCARAS E OBJETOS NO TEATRO (Dinamizadora: Carina Casuscelli): Desenvolver o trabalho manual, artesanal de criação e confecção de máscaras em diversos materiais
LOCAL: E. M. Olimpia do Couto - Rua Canudos - Irajá, RJ.
PÚBLICO: Estudantes da rede pública municipal.

10h30 - APRESENTAÇÃO E CONTAÇÃO DA ESTÓRIA DO BOI DA PARAÍBA (OFICINA DANÇAS E RITMOS FOLCLÓRICOS - Dinamizador - Marciano da Silva): Apresentação folclórica envolvendo a dança, a música e a contação da estória do boi
LOCAL: CIEP Henfil - R. Carlos Seidl, 814 - Caju.
PÚBLICO: Alunos, professores e funcionários da escola.

13h - ZONA OESTE - POESIA E PROSA (OFICINA DO LIVRO DE PANO - DINAMIZADORA: Beth Araújo): Uso de poemas de autores cariocas do subúrbio à Zona Oeste fazendo uma registro poético e visual, destes novos caminhos literários.
LOCAL: E. M. Zilda Nunes da Costa - Rua Iguaba Grande, 370 - Pavuna.
PÚBLICO: Estudantes da escola.

13h - OFICINA TEATRO - ( Dinamizador: Dalmo Galvão): Aula-espetáculo com demonstrações e participação da plateia. Introdução de técnicas corporais para participar de teatralização
LOCAL: Escola Hildebrando de A. Góes - Estrada da Pedra, s/nº - Santa Cruz.
PÚBLICO: Alunos do ensino fundamental do 2° segmento.

14h - OFICINA TEATRO E IMPROVISAÇÃO - (Dinamizador: Lenerson Polonini)
LOCAL: E. M. Monsenhor Rocha - Avenida Nossa Senhora da Penha, 589 - Penha.
PÚBLICO: Estudantes.

14h - BRINCANDO COM LEITURAS: Roda de leituras com autores conhecidos como Machado de Assis, Ziraldo, José de Alencar. Construção de jogo da memória com formação de palavra cruzadas no quadro correlacionadas ao texto lido e uma leitura educativa
LOCAL: Instituto Emarca de Pesquisa e Educação Profissional - Praça Carmela Dutra - Barreira do Vasco.
PÚBLICO: Crianças de 7 a 14 anos.

14h30 - PALAVRAS DO BAIRRO (OFICINA DE FOTOGRAFIA): Exposição fotográfica de registros do território realizados pelos alunos da escola passando pelo processo analógico e digital (até o dia 5/12)
LOCAL: CIEP Thomas Jefferson - Estr. do Engenho Novo - Realengo.
PÚBLICO: Geral.

15h - LENDO E APRENDENDO: Leitura de diversas histórias
LOCAL: Quadra do Cerro Corá - Ladeira do Cerro Corá - Cosme Velho.
PÚBLICO: Crianças e adolescentes.

26/11 - quarta-feira

9h às 11h - POR DENTRO DO ENGENHO E ARTE OFICINA TEATRO EM CORDEL (Dinamizador: Edmilson Santinni): O dinamizador conta e canta uma história pontuada pela miscigenação sonora, onde desejos e sonhos, junto à imaginação e criatividade, revelam um cenário de vozes e ritmos, que seguem como num trem em movimento constante
LOCAL: E. M. Osvaldo Goeldi - Rua Antônio Maria - Guadalupe.
PÚBLICO: Infantojuvenil.

10h - RODA DE LEITURA COM BINHO CULTURA: O escritor conversará sobre o lançamento de sua coleção de livros AMIGOTECA e contará histórias
LOCAL: E. M. Costa do Marfim - Rua Pedro Nava s/nº, Batam - Realengo.
PÚBLICO: Estudantes.

13h - OFICINA DE CANTO CORAL (Dinamizador: Rodrigo Ferreira): Apresentação da prática do canto em conjunto como forma de expressão artística e de desenvolvimento cultural
LOCAL: CIEP Mestre Cartola - Rua da Democracia, s/nº - Parada de Lucas.
PÚBLICO: Alunos do 2º ano 5º ano.

14h - OFICINA D'O PASSO (Dinamizadoras: Taiana Machado e Marina Daflon): Os alunos tocarão e cantarão ritmos brasileiros muitas vezes marginalizados ou abordados de maneira deturpada no contexto da indústria cultural
LOCAL: E. M. Pereira Passos - Praça Condessa Paulo de Frontin, 45 - Rio Comprido.
PÚBLICO: Alunos e professores da rede pública municipal.

14h - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS SOBRE MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA , DE ANA MARIA MACHADO
Local - Espaço Casa Viva - Rua Capitão Bragança, 142 - Vila Turismo - Manguinhos.
Público - Infantojuvenil.

14h30 - PALAVRAS DO BAIRRO (OFICINA DE CORDEL) - Intervenção coletiva realizada em uma das paredes da escola contemplada pela oficina, onde as crianças/adolescentes recolhem palavras, a partir de determinados adjetivos escolhidos pelo dinamizador
LOCAL: E. M. Vivaldo Ramos de Vasconcelos - Rua Antonio Patrocinio Fernandes, Conjunto Cesarinho - Paciência.
PÚBLICO: Alunos da unidade escolar.

16h - PALAVRAS DO BAIRRO (OFICINA DE ARTE-EDUCAÇÃO): Intervenção coletiva realizada em uma das paredes da escola contemplada pela oficina, onde as crianças/adolescentes recolhem palavras, a partir de determinados adjetivos escolhidos pelo dinamizador
LOCAL: E. M. Manoel Porto Filho - Rua Pirapetinga - Paciência.
PÚBLICO: Alunos da unidade escolar.

17h - RODA LITERÁRIA : LEITURA DE GIBIS
LOCAL: IASESPE - Rua Humboldt, 232 - Manguinhos.
PÚBLICO: Infantojuvenil.

27/11 - quinta-feira

10h - OFICINA DO LIVRO DE PANO - (Dinamizadora Martha Loureiro) - Colagens e aplicações de retalhos de tecidos reaproveitados de resíduos de confecção
LOCAL: E. M. Marechal Alcides Etchegoien. - Av. Central - Bangu.
PÚBLICO: Alunos da unidade escolar.

14h - HISTÓRIA ANDARILHAS PELAS BORDAS DA CIDADE - Projeto TEAR: Ocupação literária com atividades a partir de Pés de Livros (im)plantados em cada comunidade para se desfrutar histórias com gosto de fruta madura
LOCAL: Espaço Casa Viva - Rua Capitão Bragança, 142 - Vila Turismo - Manguinhos.
PÚBLICO: Infantojuvenil.

14h30 - PALAVRAS DO BAIRRO (OFICINA DE PASSINHO)
LOCAL: CIEP Maestrina Chiquinha Gonzaga - Estr. do Engenho – Bangu.
PÚBLICO: Alunos da unidade escolar.

16h - PALAVRAS DO BAIRRO (OFICINA DE PERCUSSÃO)
LOCAL: E. M. Raul Francisco Ryff - Rua Constelação - Senador Camará.
PÚBLICO: Alunos da unidade escolar.

28/11 - sexta-feira

10h - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - SILVIA CASTRO: Atividade pretende ser uma mediação entre o leitor e a leitura, através da arte de narrar contos
LOCAL: E. M. Lima Barreto - Rua Olavo Souza Aguiar, s / nº - Magalhães Bastos - Fumacê.
PÚBLICO: Infantojuvenil.

10h - (RE) ENCONTRANDO SUAS RAÍZES: Encontro com escritores e poetas da comunidade de Acari
LOCAL: CIEP Dr. Adão Pereira Nunes - Av. Brasil, 18476 - Irajá.
PÚBLICO: Alunos, professores e funcionários da escola.

10h30 - MEMÓRIAS RECICLADAS (OFICINA ATIVIDADES LÚDICAS - (Dinamizadora: Wanderlucy Bezerra da Silva): A vida da escritora Maria Carolina de Jesus será relatada pela palhaça Xuruminga, mostrando que mesmo em condições desfavoráveis a autora conseguiu produzir seus escritos
LOCAL: E. M. Professoranda Leila - Rua Jessé, 77 - Cidade de Deus.
PÚBLICO: Alunos da rede pública municipal.

13h - HISTÓRIAS DE RUAS (Oficina Bonecos com garrafa Pet - FÁTIMA CAFÉ): Com contador de histórias apresentando experiências "de personagens das ruas"
LOCAL: CIEP Hélio Smidt - Rua Tancredo Neves S/N - Nova Holanda - Bonsucesso - Maré.
PÚBLICO: Alunos do Ensino Fundamental.

29/11 - sábado

10h - LEITURA COM FUTEBOL: Ação de leitura e contação de histórias com sorteios de brindes e jogo de futebol
LOCAL: Lajão Esportivo - AFL - Associação Futuro Legal, Rua Euclides da Rocha n° 508/100 - Copacabana - Cabritos.
PÚBLICO: Crianças e adolescentes.

14h - OFICINA CRIAÇÃO LITERÁRIA - MÁRCIO VASSALLO: Por meio de dinâmicas de incentivo à imaginação e à fantasia, com o uso de caleidoscópios e leitura de livros para mostrar os diferentes pontos de vista que todos temos quando criamos
LOCAL: ONG Atitude Social - Rua Francisco de Moura, 125 B, Estação do Plano Inclinado - Santa Marta.
PÚBLICO: Estudantes.

15h - HISTÓRIA ANDARILHAS PELAS BORDAS DA CIDADE - Projeto TEAR: Ocupação literária com atividades a partir de Pés de Livros (im)plantados em cada comunidade para se desfrutar histórias com gosto de fruta madura
LOCAL: Padaria Caliel - Rua Francisco Graça, 60, Morro do Salgueiro - Tijuca (aos pés da Praça Saens Peña).
PÚBLICO: Infantojuvenil.

18h às 21h - "QUINTAS POÉTICAS", UM SARAU NO MORRO DO SALGUEIRO: Edição especial do sarau com o objetivo de debater as questões culturais intrínsecas ao morro atualmente e do interesse e acesso da sua juventude local
LOCAL: Padaria Caliel - Rua Francisco Graça, 60, Morro do Salgueiro - Tijuca (aos pés da Praça Saens Peña).
PÚBLICO: Geral.

30/11 - domingo

17H30 - HISTÓRIA ANDARILHAS PELAS BORDAS DA CIDADE - Projeto TEAR: Ocupação literária com atividades a partir de Pés de Livros (im)plantados em cada comunidade para se desfrutar histórias com gosto de fruta madura
LOCAL: Lajão Esportivo / AFL - Associação Futuro Legal, Rua Euclides da Rocha n° 508/100 - Copacabana - Cabritos.
PÚBLICO: Infantojuvenil.

01/12 - segunda-feira

09h - QUANDO LUIZ GONZAGA ENCONTROU VINICIUS DE MORAES E PIXINGUINHA EM SANTA CRUZ (OFICINA CHORO NAS ESCOLAS – DANIELA SPIELMANN): Apresentação musical, teatral e poética ressaltando a importância de personagens de um território marginalizado protagonizar esse movimento de escrever sobre a realidade local
LOCAL: E. M. Liberdade - Avenida João XXIII, Rua 13, Conjunto Liberdade - Santa Cruz.
PÚBLICO: Alunos, professores e funcionários da escola.

17h30 - AQUARELAS - UMA HOMENAGEM A CAYMMI E ARY BARROSO: Espetáculo em homenagem a dois dos maiores compositores da história da música popular brasileira - Ary Barroso (50 anos de falecimento) e Dorival Caymmi (100 anos de nascimento)
LOCAL: ONG Seara dos Anjos - Rua Real Grandeza 546, Botafogo - Tabajaras.
PÚBLICO: Infantojuvenil.

02/12 - terça-feira

17h 30 - ENCONTRO COM O ESCRITOR BINHO CULTURA
LOCAL: ONG Atitude Social - Rua Francisco de Moura,125 B - Estação do plano inclinado - Santa Marta.
PÚBLICO: Infantil.




OUTRAS ADESÕES


21/11 - sexta-feira

18h - ENCONTRO COM TERRITÓRIOS: Tarde de autógrafos com entrevista - O jornalista Claufe Rodrigues entrevista Paulo Rabello de Castro, autor do livro Galo Cantou! A conquista da propriedade pelos moradores do Cantagalo
LOCAL: Biblioteca Estação Leitura - Estação Central do MetrôRio.
PÚBLICO: Geral.

22/11 - sábado

10h30 às 12h - MANIFESTO DA QUEBRADA: Sarau literário com leitura de poemas de cordel, versos e prosas de povos indígenas e outras vozes da periferia
LOCAL: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas - Rua Murtinho Nobre,169 - Santa Teresa.
PÚBLICO: Geral.

23/11 - domingo

18h30 - PALESTRA VIVENDO NOSSOS VALORES - UMA ABORDAGEM DE DENTRO PARA FORA PARA TORNAR SEU MUNDO MELHOR: Novas perspectivas e reflexões criativas sobre 12 valores essenciais para a criação de um mundo mais ecológico, mais justo e pacífico
LOCAL: Brahma Kumaris - Rua Osório de Almeida,10 - Urca.
PÚBLICO: Geral.

24/11 - segunda-feira

10h às 17h - SUSSURROS POÉTICOS: Através da utilização de tubos de papelão, denominados "Rouxinóis", as pessoas serão abordadas e convidadas a escutar sussurros poéticos. Interferência nas salas de aula.
LOCAL: Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian - Rua Benedito Hipólito, 125 - Praça Onze.
PÚBLICO: Alunos e professores do Centro de Artes.

14h - A POESIA E SEUS CAMINHOS DE FAZER LER: Painel com poetas e profissionais envolvidos com a leitura. Cada um lerá um poema e fará comentários sobre como esse poema afetou sua vida profissional e pessoal. Poetas cordelistas ou de periferia
LOCAL: Auditório da Editora Rovelle - Rua Sacadura Cabral, 144 - Saúde.
PÚBLICO: Jovens e adultos.

14H - CIRCUITO JOVEM DE LEITURA: JULIO EMÍLO BRAZ
LOCAL: Associação Beneficente São Martinho - Rua Soldado Bernardino, 80 - Vila Kosmos.
PÚBLICO: Estudantes.

25/11 - terça-feira

OLIMPÍADA SOLIDÁRIA DE ESTUDO - A Olimpíada Solidária é um projeto de incentivo ao estudo e à leitura no qual o participante se dirige a uma das bibliotecas cadastradas para ler ou estudar. Cada hora na biblioteca será convertida pela Olimpíada Solidária de Estudo em R$ 1,00, para aquisição de livros que serão doados à biblioteca do Projeto Lajão - Comunidade dos Tabajaras, beneficiando mais de 4.000 pessoas. (Até dia 05/12)
LOCAL: Bibliotecas Públicas e Privadas - Consulte as bibliotecas cadastradas: www.olimpiadasolidaria.com.
PÚBLICO: Geral.

14h - LEITORES BRASILEIROS E LITERATURA BRASILEIRA COM O ESCRITOR LUIS EDUARDO MATTA: O maior desafio para a difusão de uma literatura produzida por grupos sociais marginalizados no país é o mesmo enfrentado pela ficção brasileira em geral: ser lido.
LOCAL: Instituto São Joaquim - Rua Paul Underberg, 54 - Tijuca.
PÚBLICO: Estudantes.

26/11 - quarta-feira

10h30 - PROJETO LIVROS NAS PRAÇAS: O ÍNDIO E A NATUREZA - LENDAS INDÍGENAS PARA OS PEQUENINOS COM GIOVANA OLIVEIRI: Através de histórias do folclore brasileiro, como a Lenda do Uirapuru, a Lenda da Vitória Régia e a Origem do Dia e da Noite, as crianças vão percebendo como os índios explicam as maravilhas da nossa natureza. Uma sereia chamada Iara traz os contos e os cânticos que embalam a sessão
LOCAL: Praça do Largo do Estácio.
PÚBLICO: Infantojuvenil.

16h - OFICINA DE INCENTIVO A LEITURA: com base na obra de Carolina Maria de Jesus, Quarto de despejo, os participantes construirão seus próprios diários
LOCAL: ONG GERANDO VIDAS - Rua Ceará,115 - Sobrado - Praça da Bandeira.
PÚBLICO: Infantojuvenil.

27/11 - quinta-feira

10h30h - PROJETO LIVROS NAS PRAÇAS: O ÍNDIO E A NATUREZA - LENDAS INDÍGENAS PARA OS PEQUENINOS COM GIOVANA OLIVEIRI: Através de histórias do folclore brasileiro, como a Lenda do Uirapuru, a Lenda da Vitória Régia e a Origem do Dia e da Noite, as crianças vão percebendo como os índios explicam as maravilhas da nossa natureza. Uma sereia chamada Iara traz os contos e os cânticos que embalam a sessão
LOCAL: Praça do Santa Marta.
PÚBLICO: Infantojuvenil.

16h30 - SARAU EM CASA: Um Sarau de Música e Poesia com alunos e professores do Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian com a participação especial dos alunos do PEJA, da Escola Municipal Calouste Gulbenkian, apresentando Cora Coralina
LOCAL: Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian - Rua Benedito Hipólito, 125 - Praça Onze.
PÚBLICO: Alunos e público em geral.

29/11 - sábado

15h - CONVERSAS SOBRENATURAIS: Bate-papo sobre produção de histórias de terror e exposição de ilustração de elementos relativos ao imaginário
LOCAL: Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho/Castelinho do Flamengo - Praia do Flamengo, 158 - Flamengo.
PÚBLICO: Geral.

10 anos Memorial Municipal Getúlio Vargas
Seminário: O legado de Vargas 60 anos depois – ideias, instituições e representações

Data: 26 e 27 de agosto de 2014

Local: Memorial Municipal Getúlio Vargas

Dia 26/08

9h30 - Abertura

10h – Mesa 1: O mundo do trabalho na Era Vargas

Operariado na Era Vargas – Prof. Dra. Andréa Casa Nova Maia – UFRJ

Impactos da Era Vargas no mundo rural: trabalho, memória, e direitos – Prof. Dr. Marcus Dezemone - UFF

14h – Mesa 2: Imagens e Representações do poder na Era Vargas

O censo vai contar para você: design gráfico e propaganda política no Estado Novo – Ms. Licia Rubinstein – IBGE

O primeiro Governo Vargas e a valorização do passado histórico brasileiro: celebrando os heróis da pátria e construindo a identidade nacional – Ms. André Barbosa Fraga – Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

Saúde e civilização nas lentes da política da boa vizinhança: a Amazônia fotografada por Alan Fisher - Prof. Dr. Rômulo Andrade (FIOCRUZ)
16h30 – Exibição do documentário Getúlio Vargas (1974), da diretora Ana Carolina Teixeira Soares

Dia 27/08

09h30 – Mesa 3: Cultura e Arte no Estado Novo

A Era Vargas e os primórdios de uma política cultural de cinema (1930-1945). – Prof. Dr. Wolney Malafaia – Colégio Pedro II

Arte e música popular no Estado Novo – Prof. Dr. Luiz Otávio Braga – Instituto Villa Lobos/UNIRIO

O Estado Novo da Portela: Arte e Cultura na Era Vargas – Prof. Dr. Guilherme Motta – UVA

14h – Mesa 4: Intelectuais e Patrimônio Histórico no Brasil - a construção de um conceito

Quem vai estar ao lado do povo? Nacionalismo e democracia nas letras da intelectualidade comunista (1954-1958). Prof. Dr.Sérgio Montalvão (UFF)

A constituição da ideia de “patrimônio” como herança cultural durante o Estado Novo – Ms. Profa. Vanuza Braga (CPDOC)

Formação do subúrbio carioca: memória, lugares e identidades (Meados do século XIX a Era Vargas) - Prof. Dr. Joaquim Justino Moura dos Santos (UNIRIO)

16h30 – Encerramento - Afetos e guardados - documentação, história e memória – Celina Vargas do Amaral Peixoto

18h - Coquetel de comemoração dos 10 anos do Memorial Municipal Getúlio Vargas.

"FOTOGRAFIA PÚBLICA E A EXPERIÊNCIA HISTÓRICA CONTEMPORÂNEA”
PROGRAMAÇÃO:
12 de agosto l Fotografia Pública e seus públicos – Reflexão crítica nos espaços institucionais l Milton Guran (UFF/FotoRio, mediador); Ana Mauad (UFF); Marcos Lopes (Museu Casa de Benjamin Constant/IBRAM)

13 de agosto l Fotografia Pública e as artes da memória – As estratégias do arquivo e o campo das artes l Paulo Knauss (UFF/APERJ, mediador); Maurício Lissovsky (UFRJ); Cezar Bartholomeu (EBA/UFRJ)

14 de agosto l A fotografia e espaço público – formas de figurar o espaço público em coleções fotográficas l Ana Mauad (UFF, mediadora); Tati Costa (Câmara Clara-PR); Maria do Carmo Rainho (Arquivo Nacional)

Organização: Ana Maria Mauad

A fotografia pública é produzida por sujeitos organizados em agências de produção da imagem que desempenham um papel central na elaboração de uma opinião pública (meios de comunicação, estado etc.). Essa fotografia cria espaço público visual nas sociedades contemporâneas, em compasso com as visões de mundo as quais se associa. É, portanto, o suporte de agenciamento de uma memória pública e da história em suas versões em múltiplas dimensões. O seminário tem como proposta identificar os percursos interpretativos que configuram os sentidos de fotografia pública no Brasil.

"Rio! A Cultura dos Cariocas".
Uma praça que se transforma e mostra as múltiplas identidades que uma única cidade pode ter. Em um dia é baile de charme. No outro, é um salão de gafieira. Pode ser um entardecer bossa nova com banquinho-e-violão. Ou ao ritmo quebrado das batalhas de B-boys. Tem palhaço, circo e brincadeira. Quer bater um bafinho? Vem! Aprender a sambar? Também!

Balance sua saia ao som do jongo, venha bater uma bolinha e ser grafiteiro por um dia. E até - porque não? - fingir que já é carnaval!

A ocupação artística começa no dia sete de junho e se encerra no dia 13 de julho. De terça a domingo, a videoinstalação RIO! estará aberta ao público no Memorial Getúlio Vargas. Aos sábados e domingos as atividades começam de manhã - com oficinais para crianças - e continuam até o fim da tarde, num show no palco principal.

Confira a programação e faça a festa acontecer.

Rio ! A Cultura dos Cariocas
Praça Luís de Camões
Memorial Municipal Getúlio Vargas
Realização: Grupo do Rio
Patrocínio : Secretaria Municipal de Cultura

Curso Museologia Francesa e Estudo dos Público.
Anne Jonchery, da direção geral de patrimônio do ministério da cultura na França, e professora da École du Louvre; - escola de museologia mais antiga do mundo, fundada em 1882, chega ao Brasil neste domingo, 25, para o primeiro curso de museologia que o Instituto Brasileiro de Museus com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, da coordenação de relações internacionais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, e da Secretaria Municipal de Cultura do Rio farão em parceria com a Escola do Louvre. Com o tema“Museologia francesa e estudos dos públicos”,Anne ministrará no auditório do Memorial Municipal Getúlio Vargas, entre os dias 26 e 30 de maio para os cariocas interessados no assunto.



O objetivo deste curso é apresentar uma visão geral dos museus da França e oferecer uma abordagem sociológica dos públicos dos museus, por meio de pesquisas, suas metodologias e os elementos de conhecimento que elas produzem, combinando dimensões teóricas e práticas. O curso será gratuito e as inscrições, a partir do dia 14/05, estão sendo realizadas através do e-mail: museusculturario@outlook.com, informando nome completo, instituição, e-mail e tel.



No primeiro módulo (4h), discutiremos o desenvolvimento de museus franceses por meio de sua história, desde os gabinetes de curiosidade até a esfera museal como conhecemos hoje. A organização atual dos museus e seus estatutos serão igualmente especificados.



Em quatro módulos (03h30 cada), abordaremos, então, a questão da definição dos públicos e a questão do desenvolvimento dos estudos, em uma perspectiva, inicialmente, histórica. Depois, os diferentes tipos de estudos serão apresentados a partir dos dados que elas produzem: fluxo de frequência, práticas de visitas da população, estrutura dos públicos, experiências e recepção da visita. O exemplo detalhado de um programa de pesquisa levado à Direção Geral dos patrimônios (Ministério da Cultura e Comunicação) terá por objetivo dar, de forma concreta e pragmática, as chaves da implementação e uma visão geral do uso dos resultados.



As categorias de públicos, definidas pelos estudos ou usados nas tipologias de ofertas culturais serão explicadas: discutiremos mais precisamente as características do público familiar, como um veículo para a democratização cultural, assim como a construção de ofertas de mediação adaptadas a esse público.



Módulo 1 (4h) :

Breve história dos museus na França e na Europa



Estatutos e organização dos museus na França: cartografia



Módulo 2 (3h30) :

Os públicos dos museus: definição, histórico dos estudos e categorias de visitantes



Módulo 3 (3h30) :

Os dados sobre os públicos: fluxo de frequência, práticas da população, estrutura dos públicos, experiências e recepção de visita



Módulo 4 (3h30) :

Estudos de caso: o programa de pesquisa "Ouvindo os visitantes" (Direção Geral dos patrimônios, Ministério da Cultura e da Comunicação)





Módulo 5 (3h30) :

Quando a família vem ao museu...: das especificidades da visita em família às ofertas de mediação adaptadas



A parceria entre Ministério da Cultura do Brasil e França no fim de 2012 resultou no intercâmbio estudantil e profissional entre a escola do Louvre e IBRAM.

Desde o ano passado, o Brasil concede a cada ano bolsas a três estudantes de mestrado ou doutorado em universidades brasileiras, para participar do Seminário Internacional de Verão de Museologia, da Escola do Louvre (duas semanas) e de estágio em museus de Paris ou da região parisienses indicados pela Escola (até dois meses e meio), perfazendo até três meses de intercâmbio na França. A Escola do Louvre, igualmente, enviará três estudantes franceses anualmente para estágios de até três meses em museus brasileiros indicados pelo IBRAM.



Escola do Louvre é uma instituição de ensino superior, vinculada ao Museu do Louvre e ao Ministério de Cultura e Comunicação da França, que ministra cursos nas áreas de Museologia, História da Arte, Antropologia e Arqueologia.

Museus do Rio de Janeiro - as coleções inspiram conexões
Em 1977, O Conselho Internacional de Museus (ICOM) criou o International Museum Day ou Dia Internacional de Museus. O dia escolhido, 18 de maio, passou a direcionar os olhares de todo mundo para os museus durante este período do ano. A cada ano, este Conselho escolhe um tema a partir do qual diversas instituições pautam suas atividades durante o mês de maio. Em nível nacional, atendendo as diretrizes do ICOM, a partir de 2003, o antigo Departamento de Museus do IPHAN, que deu origem ao Instituto Brasileiro de Museus, implementando a Política Nacional de Museus, cria a Semana Nacional de Museus que, desde então, vem sendo realizada em todo o país na semana do dia 18 de maio. O evento fará, em 2014, sua 12ª edição.
O tema escolhido para 2014, "Museus: coleções criam conexões", demonstra uma forte tendência para a abordagem do caráter informacional dos museus, podendo suscitar diversas questões. Centrando-se nas coleções dos museus, formadas por meio do processo inicial da musealização, ou seja, a aquisição de bens patrimoniais e na estrutura informacional que formaliza o valor simbólico atribuído aos bens patrimoniais, o tema está em total coerência com as atividades atuais da Gerência de Museus da Secretaria Municipal de Cultura. Todos os museus vinculados a esta secretaria estão desenvolvendo atividades que têm a informação em museus como eixo estruturante.
Nesse sentido, o tema escolhido pelo ICOM para ser discutido em 2014 vai de encontro com as atividades atuais dos museus vinculados à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e, um evento que apresente e discuta o desenvolvimento destas atividades, tanto com a comunidade de profissionais de museus quanto com o cidadão carioca que utiliza esses equipamentos, poderá conformar uma diretriz para nortear as atividades futuras e avaliar as atuais.

Gerência de Museus - Secretaria Municipal de Cultura

Auditório do Memorial Municipal Getúlio Vargas
PROGRAMA
Quinta feira- 03/04- 12:30.
Memorial Getulio Vargas
Preaça Luiz de Camões s/n Gloria
Capacidade: 116 lugares.
Musico- Maestro Budega
Programa:Clássicos brasileiros Cavaquinho Sinfônico
Esperamos por vocês. Sds Sergio da Costa e Silva- Diretor de Musica no Museu-www.musicanomuseu.com.br - tel: (21) 22336711 e 2253-8645.

Auditório do Memorial Municipal Getúlio Vargas
Programa: Beethoven; Galli; Erick Soares

Auditório do Memorial Municipal Getúlio Vargas
Sábado dia 21/12/2013 - 11hs
Violões em foco: 15 apresentações com os clássicos do violão

PROGRAMA EDUCATIVO – MEMORIAL MUNICIPAL GETÚLIO VARGAS
O Memorial Municipal Getúlio Vargas abrirá suas portas para o público oferecendo uma aula de história divertida. O Memorial é um espaço de discussão das questões que envolvem a trajetória desta importante figura política brasileira e a história e memória do Rio de Janeiro, na exposição permanente são tratados temas que relacionam o passado e o presente cotidiano da cidade.

História em Movimento é uma ação da Sapoti Projetos Culturais que interage com a exposição permanente através de uma visita teatralizada com voz e violão, jogo educativo e material de apoio.
O projeto irá acontecer nos dias 29, 30 e 31 de outubro e nos dias 01, 05, 06, 07, 08, 12 e 13 de novembro em uma sessão diária, podendo ser marcado entre 10h e 16h, de acordo com a preferência da escola interessada.
O convite é voltado para alunos ensino fundamental II e ensino médio, tendo grupos com no máximo 34 alunos. Professores e coordenadores deverão acompanhar os alunos durante o transporte e a visitação. O transporte não é de nossa responsabilidade, porém o memorial Getúlio Vargas fica ao lado da estação de metrô da Glória. Será distribuído material de apoio para as professores com informações complementares e dicas de atividades pedagógicas.

O Memorial Getúlio Vargas está de portas abertas para receber sua instituição!

O ingresso é gratuito.
Agende a visita do seu grupo pelo e-mail: visitahistoriamovimento@gmail.com

Memorial Getúlio Vargas
Praça Luís de Camões (ao lado do Hotel Glória)
Glória - Rio de Janeiro / RJ

Memorial Municipal Getúlio Vargas apresenta:“Arte & Política "
Artistas de renome compõem a mostra “Arte & Política: enfrentamentos, combates e resistências”, que será inaugurada às 18h desta terça-feira (14/05), no Memorial Municipal Getúlio Vargas, na Praça Luís de Camões, na Glória. São trabalhos de artistas importantes como Cândido Portinari, Hélio Oiticica, Oscar Niemeyer, Lasar Segall e Rubens Gerchmann.



Com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e a curadoria de Marcus Lontra Costa, a exposição revela as estratégias e tensões da arte moderna e contemporânea diante do conturbado cenário político da história republicana brasileira ao longo do século 20.



Obras de mais de 20 artistas nacionais e internacionais integram a mostra, que tem como marco as décadas de 30, 50 e 70. A exposição pode ser vista de terça-feira a sábado, das 10h às 17h, até o dia 29 de junho. A entrada é gratuita.

O Memorial Municipal Getúlio Vargas apresenta :
Calendário de atividades - terças-feiras e quintas-feiras, em duas sessões, uma às 10h e outra às 14hs

O ingresso é gratuito.
Agende a visita do seu grupo pelo e-mail: vistamemorialgetuliovargas@gmail.com ou pelo telefone (21) 2557-9444 / 2245-7577 às quartas-feiras de 10h às 16h.

ENCONTRO INTERNACIONAL MUSEUS DE CIDADE
De 20 a 24 de agosto, acontecerá no Rio de Janeiro, no auditório do Memorial Getúlio Vargas, o Encontro Internacional Museus de Cidade, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Comitê de Museus de Cidade / CAMOC do ICOM. O principal objetivo do evento é propor a discussão pública sobre o papel assumido pelos Museus de Cidade no mundo frente às complexas demandas e à ação de novos agentes na vida dos grandes centros urbanos. Representantes de instituições nacionais e internacionais estarão presentes durante a semana do evento, que é gratuito. Inscrições pelo site: www.eimc2012.com.br

O Encontro Internacional Museus de Cidade visa à reflexão sobre as diretrizes que orientam os novos projetos de museus nas principais cidades do mundo e se propõe a traçar um panorama amplo sobre o tema e as questões paradigmáticas a ele associadas. Para isso será reunido um grupo de interlocutores qualificados, brasileiros e estrangeiros com ampla experiência na elaboração e gestão de projetos na área.

O EIMC é parte do projeto de reestruturação do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro e também oportunidade para consolidar as diretrizes que norteiam a proposta de revitalização deste espaço cultural tão significativo para a cidade, que atualmente passa por obras de restauro e em breve será entregue à população carioca.

A troca de experiências será fundamental para estimular a reflexão, sendo parte fundamental da estratégia do Encontro. O diálogo entre profissionais com experiência tão variada com certeza irá fortalecer o conceito de Museus de Cidade em território brasileiro e contribuir para a construção de uma fértil rede de parcerias.

Além do fato de que em 2015, entre a Copa do Mundo e as Olimpíadas, nossa cidade comemorará os 450 anos de sua fundação. E contemporaneamente, a cidade aparece como núcleo de um dos mais emblemáticos projetos de transformação urbana em curso – o Porto Maravilha –, parte do movimento de requalificação da cidade como pólo cultural do País. Além de promover alterações na paisagem carioca, todos estes acontecimentos farão confluir para a cidade milhares de pessoas interessadas em conhecer mais sobre nossa história, cultura e sociedade.

As conferências prosseguem durante toda a semana, abordando temas específicos, em duas sessões distintas: uma enfocando questões históricas e outra colocando em perspectiva desafios contemporâneos a ele relacionados. O evento se encerra trazendo profissionais com experiências variadas para discutir desafios relacionados ao tema “Gestão e Sustentabilidade”.

Os convidados internacionais confirmados são: Fatma Suay Aksoy  (Istambul, Turquia); Jack Loman (Victória, Canadá), Jette Sandahl  (Copenhagem, Dinamarca), Jorge Humberto Melguizo Posada (Medelin, Colômbia), Josephine Rainey Tisdal (Boston, Estados Unidos), Maria Mouliou (Atenas, Grécia) e Mario Moutinho (Lisboa, Portugal).

Entre os convidados nacionais teremos Alexandre Pimentel (RJ), Ana Carla Fonseca Reis (SP), Antonio Motta (PE), Jose Guilherme Cantor Magnani (SP), Maria Cristina Bruno (SP), Maria Ignez Mantovani Franco (RJ), Mario Chagas (RJ) e Thais Velloso Cougo Pimentel, entre outros.

Todas as palestras serão gravadas e transcritas. Alguns trechos serão disponibilizados no site do evento. A previsão de público é de 200 participantes por dia no encontro presencial e aproximadamente 1.000 pessoas através do site.

Serviço:
"Encontro Internacional Museus de Cidade (EIMC): A cidade como objeto e agente de representação e transformações sociais" 
De 20 a 24 de agosto de 2012 no Rio de Janeiro
Auditório do Memorial Getúlio Vargas
End: Praça Luís de Camões s/nº - subsolo – Glória - Tels: (21) 2237-5234      
Horário: 14h às 19h30 (30 senhas serão distribuídas diariamente para o telão)
E-mail para inscrições: eimc2012.inscricoes@gmail.com
Informações: producao@q2eventos.com.br ou pelo telefone: 2976-1245
Site: eimc2012.com.br
 
Programação
20/08 : Museus e Cidades
21/08: Curadoria
22/08: Acervo
23/08: Público
24/08: Gestão e Sustentabilidade.

Realização

Secretaria Municipal de Cultura 
Cooperação: CAMOC – Comitê Internacional de estudos de Museus de Cidades – e ICOM-BR.

Ficha técnica
Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro
Eduardo Paes

Vice-Prefeito
Carlos Alberto Vieira Muniz

Secretário Municipal de Cultura
Emilio Kalil

Chefe de Gabinete
Rita de Cássia de Samarques Gonçalves

Subsecretário de Cultura
Walter Santos Filho

Subsecretária de Gestão
Rosemary Fernades Lessa Vidal

Assessor de Assuntos Estratégicos
Pedro Igor Alcântara

Assessor de Comunicação
Roberto Blattes

Coordenador de Museus, Centros Culturais e Artes Visuais
Robson Bento Outeiro

Gerente de Centros Culturais
Sônia Gentile

Gerente de Museus
Andréa Falcão

Assistente Gerência de Museus
Helen Freitas

Museu Histórico da Cidade
Gerente
Luciana Mota

Memorial Getúlio Vargas
Administrativo
César Carvalho dos Santos

Ecomuseu de Santa Cruz
Gerente
Heloisa Helena Queiroz


Encontro Internacional Museus de Cidades

Coordenação Geral
Robson Outeiro

Curadoria
Andréa Falcão e Maria Ignez Mantovani Franco

Colaboração
Vera Schroeder

Parceria
CAMOC / Comitê Internacional Museus de Cidade
ICOM-BR

Produção
Q2 Eventos

Produção Executiva
Ana Paula Tessaro Côgo

Assistente de Produção
Helen Freitas

Apoio de produção internacional
Mariana Lamas

Projeto Gráfico
TECNOPOP

Assessoria de Imprensa
Adriana Sanglart e Ângela Tostes

Pesquisa e textos sobre o Museu da Cidade do Rio de Janeiro
Ana Luiza D’Accioli


Exposição

Fotos
Ana Kemper

Curadoria
Andréa Falcão

Texto
Frederico Coelho

Projeto Gráfico
TECNOPOP

Impressão e Montagem
Barracão de imagens

Iluminação
Mendel


Agradecimentos

Marcelo Pereira, Luis Marcelo Mendes, Marcelo Abdo, César Carvalho, Suzane Queiroz, Daniel Seidl, Iole de Freitas, Rara Dias, Juscelino Bezerra do Santos, Ana Cris Loureiro, Carlos Brauz, Denise Cathilina, Fotofeira, Ana Rodrigues, Ivani Pedrosa, Ondjaki, Klaudia Kemper. E à toda equipe da Secretaria Municipal de Cultura que colaborou direta ou indiretamente na montagem e realização deste evento.

 

Informações para a imprensa

Adriana Sanglard - adrisanglard@gmail.com
(21) 8864-8616/ 3472-1417
 
Angela Tostes – angela-tostes@uol;com.br
(21) 9769-5056/ 2537-7912

CEPPIR e COMDEDINE convidam:
Dia:
31/07/12 | 17 horas

Memorial Municipal Getúlio Vargas
Praça Luís de Camões
s/nº Glória
21 2237 5234 / 21 2245 7577

Faces femininas: Trajetórias e perspectivas

A trajetória existencial das mulheres negras, tanto na África como na diáspora, surge marcada por lutas, sofrimentos e resistência. Entretanto, retiramos do próprio cotidiano dolorido a nossa substância material, a nossa resistência política e ainda adequados suportes psicológicos para nos fortalecer. Como esteio de nossas famílias e muitas vezes das comunidades nas quais nos achamos inseridas, falamos e agimos. Somos palavra - ação. Nossas vozes- mulheres- negras acoam do canto da cozinha à tribuna. Dos becos das favelas aos assentos das conferencias mundiais. Dos mercados, das feiras, das ruas às cátedras universitárias. Dos terreiros, das capelas aos movimentos feminista e negro. Desde ontem... Desde sempre e para sempre... Nossas vozes propõem, discutem, demandam. Há muito que fazer- dizer. Há muito que dizer. Em todos os espaços faremos chegar lá nossas palavras. Não tememos. Sabemos falar pelos orifícios da máscara com tal força que estilhaçamos o ferro. Quem aprendeu a sorrir e a cantar na dor, sabe cozinhar as palavras, pacientemente na oca e soltá-las como lâminas de fogo, na direção e no momento exatos.

(Conceição Evaristo)

MÚSICA NO MUSEU EM NOVEMBRO NO MEMORIAL MUNICIPAL GETÚLIO VARGAS
Dia 16/11 ? Quarta-feira ? 11h30
Memorial Getúlio Vargas
Praça Luis de Camões, s/n ? subsolo ? Glória
Capacidade: 116 lugares

Músico: DUO AMÉRICAS : Flauta: Maria Carolina Cavalcanti e Violão: Jorge L. Santos
Programa: Adina Izarra, Rami Levin, Sergio Roberto de Oliveira, Villa-Lobos, Radames Gnatalli

MÚSICA NO MUSEU NO MÊS DE OUTUBRO NO MEMORIAL MUNICIPAL GETÚLIO VARGAS
Dia 19/10 ? Quarta-feira ? 11h30
Memorial Getúlio Vargas
Praça Luis de Camões, s/n ? subsolo ? Glória
Capacidade: 116 lugares
Músico: André Trindade
Programa: André Trindade e  J.S Bach
 
 
Dia 26 ? Quarta-feira ? 11h30
Memorial Getúlio Vargas
Praça Luis de Camões, s/n ? subsolo ? Glória
Capacidade: 116 lugares
Músico:  Duo Rangel - Marcos Rangel e Mateus Rangel, violoncelos
Programa: Programa: S.Bach, Teleman, D. Gabrielli.
 

PROGRAMAÇÃO PARA O MÊS DE AGOSTO NO MEMORIAL MUNICIPAL GETÚLIO VARGAS
PROGRAMAÇÃO
Dia 11 ? Quinta-feira  - 11h30
Memorial Getúlio Vargas
Praça Luis de Camões, s/n ? subsolo ? Glória
Auditório capacidade: 116 lugares
Entrada Gratuita
Músico: Roberto de Brito ? violão e Rachel Castro ? flauta

Programa:
1. Máximo Diego Pujol - Suite Buenos Aires
I. Pompeya
II. Palermo
III. San Telmo
IV. Microcentro
 
 2. Carlo Domeniconi - Sonatina Mexicana
I. Allegro Moderato
II. Andante
III. Allegro Vivace
 
 3. Máximo Diego Pujol - Dos Aires Candomberos
I. Nubes de Buenos Aires
II. Candombe de los Buenos Tiempos
 
 4. Heitor Villa-Lobos - Bachianas Brasileiras nº 5
 
 5. Jacob do Bandolim - Doce de Coco
 
 6. Noel Rosa - Feitiço da Vila

I Encontro Nacional de Correspondentes Comunitários Viva Favela
18 DE JULHO, SEGUNDA

8:30 ? 9:30h CAFÉ DA MANHÃ DE CONFRATERNIZAÇÃO E CREDENCIAMENTO

9:30h ? 9:40h MENSAGEM DE BOAS VINDAS MEMORIAL GETÚLIO VARGAS
Andréa Falcão, diretora do Memorial Getúlio Vargas

9:40h ? 12:30h MESA REDONDA:
VIVA FAVELA, 10 ANOS! RETROSPECTIVAS E PERSPECTIVAS
Rubem Cesar Fernandes, diretor executivo do Viva Rio
Xico Vargas, fundador do Viva Favela, Diretor de Jornalismo da Band
Franklin Coelho, Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Eliane Costa, gerente de patrocínios da Petrobras
Walter Mesquita, Correspondente desde 2001, fotojornalista e atual editor de fotografia do Viva Favela
Moderação: Mayra Jucá, coordenadora do Viva Favela

12:30h ? 13:30h INTERVALO PARA ALMOÇO

13:30h ? 14:30h PALESTRA:
A REVOLUÇÃO DA CULTURA DIGITAL
Eliane Costa, autora do livro ?Jangada Digital?

14:30 ? 15:45h DEBATE:
POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMUNICAÇÃO E CULTURA
Franklin Coelho, secretário Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Ivana Bentes, coordenadora da Escola de Comunicação da UFRJ
Moderação: Daniella Guedes, editora de conteúdo do Viva Favela

16h ? 17h CORRESPONDENTE COMUNITÁRIO, CIDADÃO CONECTADO
Francisco César, correspondente comunitário e fotógrafo do Favela em Foco
Roniel Felipe, fotógrafo, correspondente comunitário de Campinas e blogueiro
Rodrigues Moura, fotógrafo, correspondente comunitário do Complexo do Alemão
Francisco Valdean, correspondente comunitário da Maré, autor do blog O Cotidiano e fotógrafo do Imagens do Povo

17h ? 18h MESA REDONDA:
VIVA FAVELA, 10 ANOS DE INCLUSÃO VISUAL, MÍDIA PARTICIPATIVA E DIREITOS HUMANOS
Peter Lucas, professor de Mídia e Direitos Humanos da New York University
Walter Mesquita, Correspondente desde 2001, fotojornalista e atual editor de fotografia do Viva Favela
Rodrigues Moura, fotógrafo, correspondente comunitário do Complexo do Alemão (confirmado)
Tony Barros, fotógrafo, correspondente comunitário de Cidade de Deus
Nando Dias, fotógrafo, correspondente comunitário da Rocinha
Deise Lane, fotógrafa, correspondente comunitário do Complexo da Maré
Kita Pedroza, ex-editora de fotografia do Viva Favela
Sandra Delgado, ex-editora de fotografia do Viva Favela
18h ? 20h COQUETEL DE LANÇAMENTO DO E-BOOK DO PETER LUCAS COM VISITAÇÃO À EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS DO VIVA FAVELA NA SEDE DO VIVA RIO
19 DE JULHO, TERÇA

9:30h ? 12h MESA REDONDA:
A FAVELA NA MÍDIA, A MÍDIA NA FAVELA
Jorge Antônio Barros, subeditor de Cidade do Jornal O Globo e autor do blog Repórter de Crime
Renata Souza, coordenadora do jornal O Cidadão, da Maré
Tetê Oliveira, subeditora do Viva Favela de 2002 a 2004 e editora assistente em 2005
Carlos Costa, jornalista, criador e editor do Jornal Rocinha Notícias (criado em 2000)
Landa Araújo, jornalista, Correspondente Comunitária do Viva Favela
Moderação: Daniella Guedes, editora de conteúdo do Viva Favela

12h ? 13h INTERVALO PARA ALMOÇO

13h ? 14h PALESTRA:
JORNALISMO CIDADÃO: A WEB 2.0 NA IMPRENSA
Carlos Nepomuceno, jornalista e professor da COPPE UFRJ
Viktor Chagas, professor da UFF da FGV e coordenador do Instituto Overmundo
Moderação: Rodrigo Nogueira, jornalista, editor do Viva Favela de 2007 a 2010 (confirmado)

14h ? 15h DEBATE:
BLOGUEIROS: USEM E ABUSEM DE TODAS AS MÍDIAS
Cristina Dissat, jornalista, editora do blog Fim de Jogo (confirmada)

15h a 16h - CORRESPONDENTE COMUNITÁRIO, CIDADÃO CONECTADO
Cléber Araújo, Correspondente Comunitário da Rocinha e fundador do blog Barraco Adentro
Ivan Luiz, Correspondente Comunitário de Subúrbio Ferroviário (Salvador) e editor do site Repórter Hoje
Dudu de Morro Agudo, coordenador do Movimento Enraizados

16h - 17:30h ENTREVISTA COLETIVA E COLABORATIVA COM HERMANO VIANNA
Correspondentes entrevistam e são entrevistados pelo antropólogo e roteirista responsável por programas como Central da Periferia e Esquenta.
17:30h - 18:15 DEBATE:
O PAPEL DOS CORRESPONDENTES COMUNITÁRIOS NO BRASIL HOJE
Silvia Ramos, coordenadora do CESeC (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania)
Rosilene Miliotti, pesquisadora do CESeC (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania)
18:15h - 18:30h - PROPOSTAS DE DESDOBRAMENTOS
Mayra Jucá, coordenadora do Viva Favela, Viva Rio
16:15h ? 18h ? ENTREVISTA COLETIVA E COLABORATIVA COM HERMANO VIANNA
Correspondentes entrevistam e são entrevistados pelo antropólogo e roteirista responsável por programas como Central da Periferia e Esquenta.

18h ? 18:15 CONCLUSÕES E ENCERRAMENTO DO DIA

20 DE JULHO, QUARTA

9h ? 17h OFICINAS DE PRODUÇÃO COLABORATIVA NO MORRO DA MINEIRA

21 DE JULHO, QUINTA

9h ? 17h OFICINA: INTRODUÇÃO AO SOFTWARE LIVRE E EDIÇÃO AUDIOVISUAL AO VIVO
EXERCÍCIO DE EDIÇÃO COLETIVA EM SOFTWARE LIVRE

13h a 17h OFICINA DO PROJETO MORRINHO NO CIRCO VOADOR

Próximo Encontro da REM no Memorial Municipal Getúlio Vargas
Caros Educadores,



A REM/RJ (Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais) está inaugurando seu novo Blog. Queremos que este seja um espaço para troca de informações e experiências dos profissionais que compõem a rede. Se você quiser divulgar ações educativas, cursos, oficinas, eventos e outras experiências envie um e-mail para: boletimremrj@gmail.com. Para postar em nosso blog, basta tornar-se um seguidor. Acompanhe nossas atualizações cadastrando seu email .Ajude-nos a fazer a REM crescer!

Cordialmente,

GT de publicações e boletim

Salão de Exposições
A exposição permanente encontra-se aberta ao público
de segunda a sexta , das 10 às 17 horas.

Entrada franca.

Evento para Novembro de 2010 no Memorial Municipal Getúlio Vargas
PROGRAMAÇÃO:

Dia 23/11/2010 - Terça-feira

Local - Memorial Getulio Vargas ? 12:30h

Praça Luis de Camões, s/n ? Glória

Capacidade: 116 lugares ( ENTREGA DE SENHAS A PARTIR DAS 12:00 HS )

Músicos: Marc Fink,oboé (Univ. de Wisconsin) e Richard Meek, fagote (TexasTech Univ)
Programa: Benjamin Britten, Michael Burns, Ray Pizzi, Bernard Garfield e Antal Dorati.

Evento para outubro de 2010 no Memorial Municipal Getúlio Vargas
Confira abaixo a programação:

Dia 23 de Outubro
Palestras e Debates
Horário: 9h às 18h
Local: Memorial Getúlio Vargas
Rua do Russel, s/n - Glória
Inscrições e informações: sindmusi@sindmusi.org.br / (21) 2532-1219

9h - Credenciamento

9h30 - Abertura - Déborah Cheyne

9h45 ? ?Aspectos Internos e hábitos de vida e suas consequências na saúde do
músico?

Palestrante: Carolina Valverde. Fisioterapeuta, integrante do grupo EXERSER ? Núcleo de
Atenção Integral à Saúde do Músico de Belo Horizonte

11h - continuação da palestra de Carolina Valverde e participação da plenária

11h45 ? ?Ações no âmbito do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres?

Palestrante: Maria Lúcia Braga. Assessora de Articulação Institucional e Ações Temáticas da
Secretaria de Políticas para a Mulher

14h ? ?Músico e Previdência Complementar?

CulturaPrev ? apresentação do primeiro plano de previdência complementar criado
especialmente para o trabalhador da cultura.
Palestrante: Marília Moreira. Gerente de Supervisão da Conta Patrocinadora Privada da
Petros.

14h30 ? ?A Mulher na Música?

Apresentação da pesquisa da pesquisa realizada pelo SindMusi, em parceria com a UFF e
UFRJ, com foco central nas condições de trabalho da mulher na noite musical carioca.

Apresentação: Jarbas Pinheiro e Luciana Requião. Colaboradores das Universidades UFRJ e
UFF

15h - "Inventando Moda?

?As senhoritas e o violão?
Em fins dos anos 20, surgiu uma novidade no ambiente violonístico carioca: jovens
senhoritas da sociedade dedicaram-se ao violão, levando a público um repertório de
canções típicas brasileiras. Este movimento representou a retomada da linha nacionalista
refletida na seleção do repertório e revelou também uma manifestação de
cosmopolitismo simbolizada pela atuação de mulheres jovens e independentes no cenário
cultural carioca.
Palestrante: Marcia Taborda. Violonista, Profa. Adjunta da Escola de Música da UFRJ

?Geny Marcondes?
Breve relato biográfico de Geny Marcondes, sua importância para a cultura brasileira na
época e sua influência sobre vários artistas iniciantes e hoje grandes nomes da música
brasileira, acompanhado de fotos e um vídeo feito recentemente
Palestrante: Caito Marcondes. Compositor, percussionista e arranjador

16h ? ?As rainhas da noite?

Participação: Áurea Martins, Alaíde Costa, Cristina Buarque, Elisa Addor, Vika Barcellos e
Sanny Alves
Mediador: Tim Rescala


20h30 ? Homenagem à Áurea Martins e Festa de Encerramento
Local: Lapinha
Endereço: Rua Mem de Sá, 82

Projeção do curta ?Áurea? de Zeca Ferreira e apresentação de Áurea Martins e Terra Trio.


Evento para setembro de 2010 no Memorial Municipal Getúlio Vargas



CINE HISTÓRIA NO MEMORIAL

COLÓQUIO INTERNACIONAL CINEMA E IDENTIDADES LATINO-AMERICANAS


PROGRAMAÇÃO GERAL

14 de setembro
14h - SESSÃO DE ABERTURA
Secretária de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro - Ana
Luisa Soares da Silva
Subsecretário de Patrimônio Cultural, Intervenção Urbana,
Arquitetura e Design ? Washington Fajardo
Coordenadora de Museus do Município do Rio de Janeiro ? Dra.
Cláudia Mesquita
Diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
? Prof. Dr. Jorge Natal
Coordenador do Grupo de Pesquisa Modernidade e Cultura/
IPPUR/UFRJ ? Prof. Dr. Frederico Guilherme Bandeira de Araujo
14h30min - MESA REDONDA: Identidades nacionais latinoamericanas:
processos, questões, formas
Profa. Dra. Sylvia Nemer (MMGV e IFCH/UERJ) - Coordenação
Profa. Dra. Ana Clara Torres Ribeiro (IPPUR/UFRJ)
Prof. Dr. Javier Moyano (CEA/UNC)
Profa. Dra. Aleksandra Jablonska (CELA/UNAM)
17h - Coquetel
18h - SESSÃO 1: Nação, arte e revolução
Filme: A História do Brasil (1973 ? Brasil) ? Glauber Rocha e
Marcos Medeiros
Debatedores: Profa. Dra. Sylvia Nemer (MMGV e IFCH/UERJ), Profa.
Cínthia Araújo (EDU/UFRJ) e Prof. Dr. Fabian Rodrigo Magioli
Nuñez (IACS/UFF)

15 de setembro
18h - SESSÃO 2: Nativos e conquistadores
Filme: Bartolomé de las Casas (1993 ? México) - Sergio Olhovich
Debatedores: Prof. Dr. Antonio Edmilson Martins Rodrigues (História/
PUC-Rio e IFCH/UERJ), Profa. Dra. Aleksandra Jablonska
(CELA/UNAM) e Psicóloga / Doutoranda Ana Cabral Rodrigues
(GPMC/IPPUR/UFRJ)

16 de setembro
18h - SESSÃO 3: Fluxos, viagens e movimentos
Filme: El viaje (1992 - Argentina) - Fernando E. Solanas
Debatedores: Profa. Dra. Ana Lúcia Soutto Mayor (CAp/UFRJ),
Prof. / Cineasta José Carlos Avellar (IBAV e IMS) e Cineasta /
Doutoranda Nina Tedesco (IACS/UFF e GPMC/IPPUR/UFRJ)

17 de setembro
18h - SESSÃO 4: Tempos e lugares do olhar
Filme: Soy Cuba: o mamute siberiano (2004 ? Brasil) ? Vicente
Ferraz
Debatedores: Cineasta Vicente Ferraz, Prof. Dr. Javier Moyano
(CEA/UNC), Geógrafo/Doutorando Marcelo Camara (Geografia/
UFF), Prof. Dr. Frederico Guilherme Bandeira de Araujo (GPMC/
IPPUR/UFRJ)

18 de setembro
14h - Oficinas
Cinema: Cineasta / Doutoranda Nina Tedesco (IACS/UFF e
GPMC/IPPUR/UFRJ)
Música: Músico / Mestre em Educação Pedro de Albuquerque
Araujo (FEBF/UERJ)
Artes Plásticas: Artista plástico Douglas Thomaz de Oliveira
Instalações textuais: Artista plástica e pesquisadora Maíra
Gerstner
18h - Coffee Break
18h30min - SESSÃO SÍNTESE
Coordenação: Prof. Dr. Frederico Guilherme Bandeira de Araujo
(GPMC/IPPUR/UFRJ)
Expositores: coordenadores e participantes dos Grupos de
Trabalho
Debatedores: Profa. Dra. Sylvia Nemer (MMGV e IFCH/UERJ) e
Prof. Dr. Hélion Póvoa (IPPUR/UFRJ)
20h30min - ENCERRAMENTO
Profa. Dra. Sylvia Nemer (MMGV e IFCH/UERJ) e Prof. Dr. Frederico
Guilherme Bandeira de Araujo (GPMC/IPPUR/UFRJ)

OFICINAS
Oficina de música, oficina de artes
plásticas, oficina de cinema e
oficina de instalações textuais
Vagas: 10 vagas para cada oficina
Inscrições: 2245-7577 / 2237-5234

Oficina de artes plásticas
Proponente - Artista visual Douglaz Thomas
Objetos, texturas e imagens, que produzidos para outros fins
e por meios diversos, serão a nossa matéria-prima. Com a
prática da colagem, da fotomontagem, da justaposição, da
sobreposição, espera-se a criação de imagens que expressem
as questões da formação em processo das identidades latinoamericanas.
Técnicas que se definem pela união de elementos
diversos, de diferentes naturezas, promovem a reflexão dos
produtos da mistura e do hibridismo.


Oficina de música
Proponente - Músico / Mestre em Educação Pedro de
Albuquerque Araujo
A partir das questões, O que significa, musicalmente, a América
Latina para vocês? e Como vocês percebem os movimentos
musicais na América Latina?, vamos produzir cantos que atinjam
o imaginário do Grupo, procurando localizá-los no território
latino-americano e qualificá-los enquanto cantos de trabalho,
de festa, etc.
Para tal proposta faremos algumas sugestões musicais, de
movimentação corporal e vamos fazer também circular fotos e
fragmentos de texto entre os participantes. Isso tudo simultaneamente,
para que se provoque um impacto, um choque;
depois nós entramos no imaginário do Grupo no qual o bloco
de sensações (visto aqui como a leitura, a visão, a audição, e a
movimentação), são causa e efeito


Oficina de Cinema
Proponente - Cineasta Nina Tedesco
Os participantes desta oficina serão desafiados a elaborar
coletivamente um roteiro para um audiovisual de um
minuto, que pode ser ficcional, documental ou experimental,
sobre a(s) (não)identidade(s) latino-americana(s) no
século XXI. Em seguida, os participantes confeccionarão o
storyboard do seu filme. Esta segunda etapa terá o suporte
do artista gráfico Gustavo Bragança.


Oficina de instalações textuais
Proponente - Atriz e pesquisadora Maíra Gerstner
Como ampliar as relações entre corpo, texto e espaço? De
que maneira a palavra pode evidenciar a construção de um
espaço na medida em que evoca imagens? Se elaborará
uma instalação em que a palavra aparecerá em diversas
camadas: no corpo, na fala, no papel e no espaço, partindo
da obra de alguns escritores latino americanos, mais especificamente
Eduardo Galeano, Jorge Luís Borges e Octavio
Paz. E através desta prática se discutirá em que medida
tais autores dialogam com um imaginário tido como latino
americano




Entrada gratuita

Local
Auditório do Cine Glória no Memorial Municipal Getúlio Vargas: Praça Luís de Camões, s/n,
subsolo, Glória - Rio de Janeiro - Tel: 2245-7577 / 2237-5234

INFORMAÇÕES
E-mail: mgvargas@rio.rj.gov.br
Blog: http://ccila2010.wordpress.com

Certificados aos participantes

Evento realizado em 2009 no Memorial Municipal Getúlio Vargas


CINE HISTÓRIA NO MEMORIAL
Mostra Silvio Tendler

Programação:

24 de agosto
Dr. Getúlio - Últimos momentos (2000)
Memória do movimento estudantil (2007)

14 de setembro
Os anos JK - uma trajétória política (1987)

19 de outubro
Jango (1984)

16 de novembro
Encontro com Milton Santos ou
o mundo global visto de cá (2007)

07 de dezembro
Glauber o filme, labirinto do Brasil (2002)
O evento tem entrada franca e concede aos interessados certificado de participação.

Curadoria: Sylvia Nemer
Diretora do Memorial Municipal Getúlio Vargas

Debatedores
Slvio Tendler (cineasta),
Lúcia Stumpf (UNE)
e Luis Reznik (PUC-Rio)