Copyright © 2005
Memorial Getúlio Vargas
Praça Luís de Camões
(ao lado do Hotel Glória), RJ
Ouvidoria do Município
Ouvidoria do Município
Créditos de produção
 

Os quatro últimos anos da vida de Vargas estão registrados em algumas edições do tradicional Cinejornal Informativo. Exibido obrigatoriamente antes de cada sessão de cinema, tinha como objetivo divulgar os atos da política nacional e popularizar a imagem do presidente da República.

Getúlio Vargas não só marcou a história do país como, também, deixou uma forte impressão em todos os que com ele conviveram. Aqui você encontra os testemunhos de assessores, amigos e partidários do presidente, como o Dr. Guilherme Arinos Franco, José Barbosa, José Gomes Talarico, Orpheu Santos Salles e a cantora Virgínia Lane.

Os depoimentos em vídeo deste site, concedidos à historiadora Beatriz Kushnir e gravados no Teatro Glória, em agosto de 2004, encontram-se abertos ao público para consulta em DVD no Memorial Getúlio Vargas. Conteúdo disponível durante os horários de funcionamento.

Para assistir os vídeos você deverá ter o Windows Media 9 instalado no seu computador.

 

JOSÉ BARBOSA · São Paulo, 1918
Veja em vídeo
  Windows Media · 56kbps
  Windows Media · 200kbps
Advogado e jornalista, José Barbosa conheceu Getúlio Vargas em 1943. Esteve em São Borja logo após a deposição do presidente, em outubro de 1945. Em novembro do ano seguinte, fez a inscrição de Vargas no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), do qual foi um dos fundadores. É vice-presidente do Movimento Cívico-Cultural Getúlio Vargas.

 
JOSÉ GOMES TALARICO · São Paulo, 1915
Veja em vídeo
  Windows Media · 56kbps
  Windows Media · 200kbps
José Gomes Talarico conheceu Getúlio Vargas em 1933. Neste mesmo ano, começou a sua carreira jornalística como repórter do Correio Paulistano. Foi um dos fundadores da União Nacional dos Estudantes (UNE). Integrante do Movimento Queremista em São Paulo, participou de diversas caravanas de estudantes em apoio ao presidente Vargas. É vice-presidente do Movimento Cívico-Cultural Getúlio Vargas.

 
ORPHEU SANTOS SALLES · São Paulo, 1921
Veja em vídeo
  Windows Media · 56kbps
  Windows Media · 200kbps
Orpheu Santos Salles foi integrante do Movimento Queremista. Delegado do Trabalho durante o segundo mandato do governo Vargas, autorizou a primeira greve legal do país, realizada no estado de São Paulo em 1954. É vice-presidente do Movimento Cívico-Cultural Getúlio Vargas.

 
GUILHERME ARINOS FRANCO · Amazonas, 1925
Veja em vídeo
  Windows Media · 56kbps
  Windows Media · 200kbps
Guilherme Arinos Franco foi amigo pessoal do presidente Getúlio Vargas e da primeira-dama Darcy Vargas. Trabalhou como oficial de Gabinete durante o segundo governo do presidente Vargas. É presidente do Movimento Cívico-Cultural Getúlio Vargas.

 
VIRGÍNIA LANE · Rio de Janeiro, 1920
Veja em vídeo
  Windows Media · 56kbps
  Windows Media · 200kbps
Iniciou sua carreira artística na década de 40, no Cassino da Urca. No decorrer de sua carreira, gravou vários discos de marchas de carnaval e sambas, trabalhou no rádio e se destacou como vedete em vários espetáculos teatrais na década de 50.