DIVULGAÇÃO, EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
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Educação Patrimonial - Convento de Santa TeresaA Subseecretaria do Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro vem executando ações educativas em prol da promoção e divulgação do patrimônio cultural carioca, voltadas para alunos e professores da rede pública municipal, técnicos da prefeitura, profissionais do restauro, e a comunidade local, sempre em paralelo à execução de obras de restauração em monumentos históricos. Estas ações fazem parte do Plano de Trabalho da SEDREPAHC e da agenda das Comemorações do Bicentenário da Chegada de D. João VI ao Rio, que acontece até o final de 2008.

Nestas ações abordam-se temas ligados à educação, ao patrimônio cultural, à cultura, à cidade, a antigos ofícios da construção de edifícios, à prática da cidadania, ao passado, às tradições, e à memória. São seminários, cursos de capacitação, visitas guiadas aos canteiros de obras de restauração, que estão sendo promovidos pela SEDREPAHC como forma de compartilhar com a cidade e seus habitantes, com os educadores e alunos, o importante patrimônio cultural de nossa cidade, a necessidade de conservá-lo e o prazer de contemplá-lo, pois cada um detém uma obra de arte, uma obra poética ou um significado excepcional, extraordinário. Exercer a prática da Educação Patrimonial.

As diversas possibilidades do trabalho educativo

Visita guiada à exposição na Antiga SéO bom processo educativo é aquele que ensina a pensar e não a repetir valores do educador; que se baseia no respeito à diferença e valorização da diversidade e que, desta forma, resiste aos processos de homogeneização do saber e de sua transmissão, assim como de globalização indiscriminada e esmagamento dos valores culturais."( Ana Carmen Amorim Jará Casco, em seu artigo Sociedade e Educação Patrimonial ( www.iphan.gov.br ).

Existem diversas formas de atuação que contribuem para o conhecimento do patrimônio cultural, às quais dependem do universo e do espaço, onde a ação educativa se insere como nos espaços culturais, nos museus, no âmbito da educação formal, na escola; nas comunidades organizadas, e na ação dos órgãos públicos. Encontramos diversas e distintas iniciativas na cidade do Rio de Janeiro que demonstram que este importante trabalho é plural e não tem receitas prontas para que sejam seguidas. O que se necessita é de incentivo, criatividade e apoio às boas iniciativas.

Educação Patrimonial - Santa CruzCitamos como exemplo os esforços do Ecomuseu do Quarteirão Cultural de Santa Cruz, iniciativa de moradores de Santa Cruz que decidiram fazer da sua história e do trabalho comunitário o foco do espaço museal, espaço este "abstrato" sem artefatos expostos, mas com tamanho significado para a comunidade local, que se sente parte integrante da história do lugar, e que acaba "fazendo história". Os membros do Ecomuseu estão constantemente fazendo educação patrimonial.

Outros exemplos podem ser citados como o trabalho de Educação Urbana desenvolvido pelo arquiteto da Secretaria de Urbanismo, Pedro Augusto Lessa, que declara que " Em seus 20 meses de existência, o projeto teve a participação de cerca de 340 estudantes de nove escolas, a maioria deles das 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental. O objetivo do Educação Urbana nas Escolas é aprimorar o olhar do estudante, para que ele passe a valorizar os locais em que mora e estuda. Além disso, incentiva a prática do exercício dos direitos e deveres que servem de base para a cidadania, e destaca e importância da preservação do patrimônio cultural do Rio de Janeiro."

Educação Patrimonial - Santa CruzNo âmbito da SUBPC algumas iniciativas vêm sendo desenvolvidas como o resgate da história oral, em parceria com o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, quando foram entrevistados personagens ligados à história da Casa Villiot, a "Casa Sem Janelas", de estilo Art Decô, projetada pelo arquiteto italiano Antônio Virzi, em 1929, situada na Rua Sá Ferreira 80 em Copacabana. As ações educativas constante do Programa de Restauração e Revitalização da Antiga Sé, na Praça Quinze, vêm dando frutos, fazendo com que parte de alunos e professores da rede pública e particular de ensino, se tornam presentes e atuantes nas Comemorações do Bicentenário da Chegada da Corte Portuguesa ao Rio de Janeiro, com trabalhos pedagógicos sendo desenvolvidos em sala de aula e complementados com as visitas guiadas à exposição e ao canteiro de obras da restauração.

Em um programa da TVE - Salto para o Futuro - voltado para a Educação Patrimonial Maria de Lourdes Horta, diretora do Museu Imperial em Petrópolis lembra que outro aspecto de fundamental importância no trabalho da Educação Patrimonial é o seu caráter transdisciplinar , podendo ser aplicado como método em todas as disciplinas. Propõe uma metodologia de trabalho com alunos, baseada na experiência direta dos bens e fenômenos culturais, para se chegar à sua compreensão e valorização, num processo contínuo de descoberta, envolvendo as etapas de observação , coleta , pesquisa e exploração , partindo sempre do enfoque da realidade quotidiana dos alunos.

Visita guiada ao canteiro de restauração na Antiga SéNa reportagem " Projetos atingem as escolas", localizada no Patrimônio - Revista Eletrônica do IPHAN, encontramos, com uma grata surpresa a informação de que a educação patrimonial está prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN- 1997 e 1998) para o ensino de história. Os Parâmetros são referências para reorientação curricular e constituem o eixo norteador da política educacional no país. Cita ainda que " na descrição dos conteúdos obrigatórios para o primeiro ciclo do ensino fundamental, por exemplo, o eixo temático é a história local e do cotidiano. O professor é orientado a enfocar preferencialmente diferentes histórias do local em que o aluno vive. Segundo o texto do documento, o objetivo é que os estudos da história local ampliem a capacidade do aluno de observar o seu entorno para a compreensão de relações sociais existentes no seu próprio tempo . "

Visita guiada ao canteiro de restauração na Antiga Sé
Os trechos do artigo MEMÓRIA, ESPAÇO E TEMPO (Revista da Academia Mineira de Letras) escrito por Rachel Jardim, demonstram a dimensão poética e imaterial do patrimônio carioca que junto com o patrimônio material também deve ser foco da nossa atenção enquanto "educadores culturais":

"...o que é essencial numa cidade? O essencial é justamente a alma de que falei e que está presente em alguns lugares seus, parques, jardins, ruas, casas, igrejas (mesmos feios, às vezes).

Aula de arqueologia para alunos municipais






As nossas montanhas também, vocês sabem, ficam etéreas, transparentes sob a luz do poente, adquirem um tom violáceo e a cidade devia parar para vê-las a essa hora. Devia haver um minarete, anunciando: hora de olhar as montanhas!...Na verdade, deixamos as cidades serem destruídas porque somos distraídos em relação a elas."






PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA SBPC

REVISTA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

A publicação de uma revista específica sobre as ações de preservação no município é fundamental na interlocução do ente público com a população. Para a elaboração da revista a SUBPC irá buscar colaborações de entes privados, e textos institucionais que visam informar a população sobre bens tombados, legislação vigente comentada, e projetos exemplares de restauração executados.
Valor de cada edição (2.000 exemplares): R$ 25.000,00

Projeto Olhos de Ver

Publicação de cartões postais (caixa com 10 fotografias), selecionados por meio de concurso público de fotografias, cujo tema é o patrimônio cultural edificado dos bairros cariocas. São retratados os monumentos, as edificações de interesse histórico ou arquitetônico e os espaços urbanos que tenham valor afetivo para a comunidade e representam a história do local. O Projeto tem como objetivo divulgar e valorizar o patrimônio cultural da Cidade do Rio de Janeiro.

Próximas edições: Olhos de Ver Maracanã e Olhos de Ver Vila Isabel

Custo por tema/concurso: R$ 7.000,00 (para 1.000 exemplares)

 

PROJETO MEMÓRIA - DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO

A digitalização do acervo documental constante de plantas originais de imóveis protegidos da SEDREPAHC insere-se no processo de desenvolvimento tecnológico e de modernização dos serviços públicos. Com os acervos digitalizados, poderá ser otimizada a consulta, por parte de órgãos públicos, pesquisadores e a população em geral e contribuir com a preservação do acervo documental do Rio de Janeiro. As ações previstas são:

- Promover a digitalização de 300 plantas originais de imóveis tombados pelos órgãos municipais, federais e estaduais de patrimônio, constantes do acervo documental da SUBPC  e criação de banco de dados com os arquivos digitalizados;

- Criação de banco de dados com os arquivos digitalizados;
Valor do Projeto: R$ 24.000,00

 

COLEÇÃO ARTES E OFÍCIOS

A Coleção Artes & Ofícios é um projeto para patrocinar estudos e publicações sobre os ofícios inerentes à conservação do patrimônio edificado. A meta é a construção de um arcabouço técnico sobre os ofícios, visando a preservação das várias modalidades de trabalho, a capacitação de mão de obra, a difusão dos conceitos de conservação do patrimônio cultural e o preenchimento da lacuna no mercado editorial brasileiro no que diz respeito à bibliografia referente à conservação do patrimônio cultural.

Uma primeira etapa foi concluída com o lançamento e publicação de dois títulos, patrocinados pelo Programa Monumenta do Ministério da Cultura, em parceria com a In Folio Produção Editorial, Gráfica e Programação Visual Ltda e a SUBPC : “Ornatos – Restauração e Conservação” de autoria de Alexandre Mascarenhas e organização de Cristina Coelho; e “Pinturas Murais - Restauração e Conservação” de autoria de Wallace Caldas e organização de Cristina Lodi.

A segunda etapa está sendo iniciada, com a proposta aprovada pelo Monumenta para preparação de mais 3 títulos: “Argamassas e Alvenarias Tradicionais - Restauração e Conservação”; Elementos Decorativos em Metal - Restauração e Conservação”; e “Elementos Decorativos em Madeira - Restauração e Conservação”.
Os livros já lançados podem ser obtidos através de solicitação pelo e-mail: in.folio@infolioeditora.com.br

 

PROJETO EDUCATIVO – ARTE BRASILEIRA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

O objetivo do Projeto, que é uma parceria entre as Secretarias de Educação e do Patrimônio Cultural, é a realização, em 2008, de ações educativas durante a restauração de obras de arte existentes em 6 escolas municipais do Rio de Janeiro: Edmundo Bittencourt em Benfica; Chile em Olaria; Anita Garibaldi na Ilha do Governador; Roma e Cícero Pena em Copacabana; Nações Unidas em Bangu. As obras de arte a serem restauradas são: painel de azulejos de Portinari, tela de Maria Pólo, Murais de Di Cavalcanti e Georgina de Albuquerque, Escultura de Sérgio Camargo, Tela de Manabu Mabe e painel de Clécio Regis.

O trabalho educativo a ser oferecido a professores e alunos da rede pública municipal, constará da realização de:

- Seminário de preparação do professor e programação das ações sobre os temas:

- A restauração das obras de arte nas escolas municipais                                 
- A importância da educação patrimonial em nossas escolas
- O papel da arte na sala de aula como construção da cidadania
- Os artistas e suas criações.

- Preparação de apostila para o professor - de orientação e sugestões para que os professores possam ter material de apoio para a elaboração de seus projetos nas escolas;

- Workshops nas 6 escolas, com o objetivo de apoiar e orientar as ações que estarão sendo desenvolvidas nas escolas e realizar oficinas experimentais com os alunos . Nas oficinas serão trabalhadas as técnicas de pintura em azulejos, pintura à têmpera, pintura sobre tela, escultura com sucata e  mosaico;

-Culminância - exposições dos trabalhos realizados por alunos em cada uma das escolas.

 

 

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