Assistência Social

Banco Carioca oferece 106 bolsas de estudo para pessoas de baixa renda
O Banco Carioca de Bolsas de Estudo, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), está com inscrições abertas para 106 bolsas integrais e parciais voltadas para pessoas com baixa renda interessadas em ingressar no ensino superior, estudarem a língua francesa, ou cursarem licenciatura em Música no 2º semestre deste ano. As novas oportunidades são para o Centro Universitário São Judas Tadeu, no Encantado, na Faculdade Lemos de Castro, em Madureira, ambos na zona norte da cidade, no Instituto Metodista Bennett, no Flamego, na zona sul, no Conservatório Brasileiro de Música, no Centro, e em oito unidades do curso de idiomas Aliança Francesa.
As inscrições para todas essas oportunidades devem ser feitas das 9h às 17h, em um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) distribuídos pela cidade. Vale lembrar que além das inscrições nos Cras e Creas, algumas instituições solicitam inscrição na própria unidade.
Os equipamentos sociais estarão disponíveis para esclarecer todas as dúvidas. No Centro Universitário São Judas Tadeu são 21 bolsas, sendo 4 integrais e 17 parciais, com até 75% de desconto, para os cursos de Pedagogia, Ciências Contábeis e Administração. Para estas oportunidades as inscrições vão até o dia 23 de junho. O Instituto Metodista Bennett dispõe de 3 bolsas integrais para os candidatos que obtiverem as melhores colocações no vestibular da instituição. Os selecionados na prova do dia 28 de junho poderão optar por um dos 14 cursos oferecidos, dentre eles: Administração, Arquitetura, Educação Física, Nutrição e Direito. Os interessados devem se inscrever até o dia 24 de junho.
Já a Faculdade Lemos de Castro oferece 7 bolsas integrais para o bacharelado em Sistema de Informação e as inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de julho. No Conservatório Brasileiro de Música são 8 bolsas, sendo 7 integrais e uma parcial, para os cursos de nível superior em Música e Tecnologia, Licenciatura em Música, Canto, Violão, além do curso para estudantes do ensino fundamental, ministrado na filial da Tijuca, na zona norte. As inscrições para estas vagas vão até o dia 6 de julho. Para os interessados em cursar francês, a Aliança Francesa oferece 67 bolsas integrais em oito unidades localizadas nos bairros de Botafogo, Copacabana e Ipanema, na zona sul; Tijuca e Cachambi, na zona norte; Barra da Tijuca e Campo Grande, na zona oeste, e no Centro da cidade. As oportunidades são para rapazes e moças entre 14 e 15 anos de idade.
Todos os bolsistas receberão um livro de estudos gratuito para as aulas que acontecerão nos turnos da manhã e tarde. Os estudantes têm até o dia 15 de julho para realizar a inscrição e o preenchimento destas vagas será feito por ordem de chegada. Ao fazer a inscrição nos CRAS ou CREAS da Prefeitura do Rio os candidatos receberão todas as informações para a concessão de bolsas, inclusive, para saber se estão dentro do perfil estabelecido pela Comissão Gestora do Banco Carioca de Bolsas de Estudo. Os candidatos às bolsas integrais devem ter renda per capita familiar de até 1 salário mínimo, apresentar certidão de nascimento ou identidade dos filhos, CPF e identidade do responsável e comprovantes de escolaridade, residência e renda.
Todos passarão por uma seleção, realizada por assistentes sociais da SMAS, que é feita com avaliação técnica, entrevistas e visitas domiciliares. Desde janeiro de 2005, o Banco Carioca já ofereceu 6.626 bolsas de estudo em instituições de ensino filantrópicas da cidade do Rio. As vagas são distribuídas em creches, universidades, escolas de ensinos Fundamental, Médio e Técnico, além de cursos de línguas estrangeiras e de informática. Para informações sobre as localizações dos CRAS e CREAS basta verificar no site da SMAS, no www.rio.rj.gov.br/smas, ou ainda na Ouvidoria, no telefone 3973-3800.