Banco Carioca oferece mais 196 bolsas de estudo

O Banco Carioca de Bolsas de Estudo, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), abre hoje, dia 22, inscrições para 196 bolsas parciais e integrais voltadas para pessoas com baixa renda interessadas em ingressar nos na educação infantil, nos ensinos fundamental e superior, e aprender a língua francesa no 1º semestre de 2010.

As inscrições devem ser feitas das 8h às 17h, em um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) distribuídos pela cidade.

As novas oportunidades são para o Colégio Salesiano, no Jacarezinho, no Colégio Francisca Paula de Jesus, no Méier, ambos na zona norte, no Educandário Nossa Senhora do Amparo, em Jacarepaguá, na zona oeste, em sete filiais da UniverCidade, além de oito unidades da Aliança Francesa.

No Colégio Salesiano são 4 bolsas, sendo uma integral, para a educação infantil e o ensino fundamental. As inscrições devem ser feitas até o dia 6 de janeiro. O Colégio Francisca Paula de Jesus dispõe de 6 oportunidades com desconto integral também para a educação infantil e ensino fundamental. Os interessados precisam realizar a inscrição nos CRAS e CREAS até o dia 4 de janeiro. No Educandário Nossa Senhora do Amparo são 4 bolsas integrais para a educação infantil e as inscrições vão até o dia 30 de dezembro.

A UniverCidade oferece 50 vagas com isenção total de mensalidade para mais de 20 cursos de nível superior distribuídos nas filiais do Centro, Ipanema, Méier, Madureira, Bonsucesso, Jacarepaguá e Campo Grande. As inscrições nos CRAS e CREAS vão até o dia 26 de janeiro e o vestibular da instituição acontece no dia 30 do mesmo mês.

Os interessados em aprender a língua francesa têm a disposição 132 bolsas de estudo integrais oferecidas pela Aliança Francesa em unidades no Centro, Ipanema, Botafogo, Tijuca, Del Castilho, Barra da Tijuca e Campo Grande. Os cursos têm de duas a três horas semanais, nos turnos da manhã e da tarde, com duração de dois semestres. Para estas oportunidades as inscrições vão até o dia 22 de janeiro.

Ao fazer a inscrição nos CRAS ou CREAS da Prefeitura do Rio, os candidatos receberão todas as informações para a concessão de bolsas, inclusive, para saber se estão dentro do perfil da resolução nº 129, de 16/06/08. Os candidatos às bolsas integrais devem ter renda per capita familiar de até 1 salário mínimo, apresentar certidão de nascimento ou identidade dos filhos, CPF e identidade do responsável e comprovantes de escolaridade, residência e renda. Todos passarão por uma avaliação técnica, realizada por assistentes sociais da SMAS, que é feita por meio de entrevistas e visitas domiciliares, caso necessário.

O Banco Carioca já ofereceu 7.543 bolsas de estudo em instituições de ensino filantrópicas da cidade do Rio. As vagas são distribuídas em creches, universidades, escolas de ensinos Fundamental, Médio e Técnico, além de cursos de línguas estrangeiras e de informática.

Para informações sobre as localizações dos CRAS e CREAS basta acessar o site da SMAS, www.rio.rj.gov.br/smas, ou ligar para a Ouvidoria, telefone 3973-3800.

Publicado em 22/12/2009