Assistência Social

Assistência Social avança na gestão do Bolsa Família

O Programa Bolsa Família (PBF), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), atingiu o índice de 94% da meta estipulada pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) referente ao atendimento de famílias pobres, moradoras da cidade do Rio de Janeiro, que têm perfil para entrada no programa do Governo Federal. Em 2009, o comprometimento da Prefeitura do Rio com a diminuição da desigualdade de renda representou um aumento de 11% no número de famílias inseridas no Cadastro Único, em relação ao ano de 2008, com a realização de 103.000 atendimentos, dentre revalidações e cadastros novos.

Para o ano de 2010, a SMAS tem como meta a informatização e acesso a internet para todos os equipamentos que realizam o cadastro do PBF, descentralização das ações, além da capacitação e treinamento no Sistema de Benefícios Sociais (SIBEC), Sistema de Condicionalidades (SICON), Sistema de Monitoramento Cadastro Único (SIMAC), afim de garantir a qualidade e eficácia no momento do atendimento social. Outro foco será a continuidade das ações de revalidação cadastral para as famílias beneficiárias que estão há mais de 2 anos sem atualizar suas informações.

Atualmente, o Rio de Janeiro tem 156.593 famílias beneficiárias do PBF, sendo o segundo município do país neste quesito.



Publicado em 22/03/2010


Todos os direitos reservados © Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro