Assistência Social

Banco Carioca supera marca de sete mil bolsas de estudo
O Banco Carioca de Bolsas de Estudo, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) abriu no dia 26 inscrições para 101 bolsas parciais e integrais voltadas para pessoas com baixa renda interessadas em ingressar na educação infantil, ensinos fundamental, médio, superior, técnico e na educação infantil no 1º semestre de 2010. Com estas oportunidades, a iniciativa municipal supera a marca de 7 mil bolsas de estudo concedidas desde foi implementada, em janeiro de 2005.
As novas oportunidades são para nove instituições de ensino localizadas na cidade do Rio de Janeiro. As inscrições devem ser feitas das 8h às 17h, em um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) distribuídos pela cidade.
Na Associação Beneficente Mercedária Santo Antônio, no Rio Comprido são 18 bolsas integrais para crianças e adolescentes participarem do ensino fundamental. As inscrições devem ser feitas até o dia 1º de dezembro. A Faculdade Moraes Júnior, localizada no Centro da cidade, dispõe de 30 oportunidades com desconto integral para os cursos de Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Economia. Os interessados precisam realizar a inscrição nos CRAS e CREAS até o dia 3 de dezembro. No Colégio Lemos de Castro são 6 bolsas integrais para o ensino médio e as opções de ensino médio com cursos técnicos de Informática e Eletrônica. As inscrições vão o dia 4 de dezembro e a instituição fica em Madureira.
A Faculdade Hélio Alonso, nas unidades de Botafogo e Méier, oferece 4 vagas com isenção total de mensalidade nos cursos de Turismo e Publicidade e Propaganda. Já o Centro Universitário Augusto Mota (SUAM) dispõe de 10 bolsas integrais em suas unidades de Bonsucesso e Campo Grande. As vagas são para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Educação Física. No Colégio Sagrado Coração de Maria, em Copacabana, meninas entre 15 e 17 anos de idade podem se candidatar para uma das 12 bolsas integrais nos ensinos fundamental e médio. Nestas últimas três instituições, as inscrições vão até o dia 9 de dezembro.
No Colégio Santo Amaro são 4 oportunidades, sendo duas integrais e duas parciais, para a educação infantil e o ensino fundamental. As inscrições para a instituição localizada em Botafogo vão até o dia 15 de dezembro. Em Madureira, a Faculdade Lemos de Castro oferece 4 bolsas integrais para o curso noturno de Sistemas da Informação. Os interessados devem se inscrever até o dia 17 de dezembro. O Colégio Stella Maris, no Vidigal, dispõe de 15 vagas com 90% de desconto para a educação infantil e o ensino fundamental. As inscrições para estas oportunidades vão até o dia 6 de janeiro de 2010.
Ao fazer a inscrição nos CRAS ou CREAS da Prefeitura do Rio os candidatos receberão todas as informações para a concessão de bolsas, inclusive, para saber se estão dentro do perfil resolução nº 129, de 16/06/08. Os candidatos às bolsas integrais devem ter renda per capita familiar de até 1 salário mínimo, apresentar certidão de nascimento ou identidade dos filhos, CPF e identidade do responsável e comprovantes de escolaridade, residência e renda. Todos passarão por uma avaliação técnica, realizada por assistentes sociais da SMAS, que é feita por meio de entrevistas e visitas domiciliares, caso necessário.
O Banco Carioca já ofereceu 7.137 bolsas de estudo em instituições de ensino filantrópicas da cidade do Rio. As vagas são distribuídas em creches, universidades, escolas de ensinos Fundamental, Médio e Técnico, além de cursos de línguas estrangeiras e de informática.
Para informações sobre as localizações dos CRAS e CREAS basta acessar o site da SMAS, www.rio.rj.gov.br/smas, ou ligar para a Ouvidoria, telefone 3973-3800.