Cultura

Teatro Carlos Gomes recebe Banda Sinfônica do Exército
O russo Dmitri Shostakovich, o mineiro João Bosco, o carioquíssimo Braguinha e o americano James Horner estão no programa do concerto de almoço que a Banda Sinfônica do Exército vai realizar nesta sexta-feira, 27 de novembro, às 12h30, no Teatro Municipal Carlos Gomes (Praça Tiradentes s/n Centro), com entrada gratuita.
A banda, formada por 80 militares da ativa, existe desde 2002, e tem formação completa de grupos sinfônicos, sendo que os clarinetes substituem os violinos. “Por isso não pode ser chamada de orquestra”, diz o sargento Robson, produtor da banda.
A regência é do maestro Benito Juarez, criador do Departamento e da Orquestra Sinfônica da Universidade de Campinas (Unicamp) e também regente titular do Coral da Universidade de São Paulo (USP). É também diretor artístico da Banda Sinfônica do Exército desde sua fundação.
Embora bastante jovem para um grupo sinfônico, a Banda do Exército já conquistou o público paulista e ganhou, em 2008, o prêmio de Melhor Grupo Musical Erudito, da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). No seu repertório, há clássicos como Carmina Burana (de Carl Orff) e A Sinfonia dos Salmos (de Igor Strawinsky). No programa do Teatro Carlos Gomes, misturou música clássica e popular, estrangeira e brasileira para mostrar ao carioca toda sua versatilidade. Aqui, inclusive, será apresentada a suíte Saëta, de Elliott Carter, um solo de tímpanos que será executado pelo sargento José Roberto Frota.
Programa
1) Abertura Festiva (Dmitri Shostakovich)
2) Braseijo (Edmundo Villani-Côrtes)
3) Eugene Onegin (P. I. Tchaikovsky)
4) Saëta (Elliott Carter) (Tímpanos: Frota 3° Sgt)
5) Bossa Nova (James Richens)
6) Copacabana (Braguinha/Alberto Ribeiro)
7) O Bêbado e a Equilibrista (João Bosco/Aldir Blanc, Arr: Hudson Nogueira)
8) Mascara do Zorro (James Horner).