Anualmente, a Secretaria Municipal de Educação
(SME), por meio do Departamento de Ensino Fundamental
(DEF) e da Divisão de Mídia e Educação,
realiza o Projeto Anima Escola. O programa conta com
a parceria do Anima Mundi e desperta cada vez mais o
interesse de alunos e professores da Rede Municipal
de Ensino pela animação.
O
Anima Escola existe desde 2002, e este ano entrará
em sua sétima edição. O projeto
está previsto para começar no mês
de maio nas escolas pólos - espaços com
salas de leitura e laboratórios de informática
apropriados à demanda dos interessados. As atividades
são voltadas para o corpo docente, mas os alunos
também participam nas etapas de criação
de filmes e vídeos animados.
O
programa tem como principal objetivo fazer com que os
professores participantes se capacitem para utilizar
a linguagem da animação de forma mais
expressiva e também como instrumento pedagógico.
É dividido em cinco fases, nas quais são
apresentadas diferentes possibilidades de trabalho com
esta linguagem.
Estímulo
à criatividade
Na fase um do projeto chamada Introdução
à Linguagem da Animação, participam
cerca de 120 professores orientados por um profissional
do Anima Mundi. Embora seja uma fase teórica,
os participantes já realizam miniproduções
de vídeos de, no máximo, 50 segundos.
A segunda fase conta com a participação
dos alunos. Cerca de 40 crianças, divididas em
24 turnos, são acompanhadas pelos professores
para aprender técnicas como o pixilation, massas
de modelar e zootrópico (desenhos quadro a quadro).
Neste momento, o objetivo é focar nos alunos
para que eles adquiram base para compreender o universo
da animação.
Na terceira etapa do projeto, acontece o curso de aprofundamento
com produção de filmes de animação.
É composta por quatro turmas: três para,
em média, 20 professores e uma turma voltada
somente para os alunos dos núcleos de arte municipais,
que dispõem de oficinas de vídeo, animação
e artes plásticas.
A fase seguinte é o Estúdio
Anima Mundi, etapa técnica com duas turmas de
10 alunos cada, nas quais os professores aprendem a
utilizar o software de animação Muan (manipulador
universal de animação). O Muan é
um sistema open source para animação quadro-a-quadro,
desenvolvido e compatível com o sistema operacional
Linux. Na quinta e última etapa são apresentadas
produções autônomas de vídeo,
elaboradas pelos participantes da quarta etapa, realizada
no ano anterior. Os curtas têm, em média,
seis minutos de duração.
Uma
das fases mais aguardadas é a Oficina de Animação,
onde os estudantes entram em contato com variadas técnicas
de animação. Michael Ribeiro, aluno de
10 anos do segundo ciclo da Escola Municipal Francisco
Alves, comentou o projeto. “Foi bem interessante
participar do Anima Escola. Fiquei três dias produzindo
trabalhos com massinhas e gostei muito’’,
disse.
projeto, além de incentivar a criatividade de
professores, modificou principalmente a prática
pedagógica. A coordenadora da Escola Municipal
Francisco Alves, em Botafogo, Zona Sul do Rio, Rita
Pereira, ressalta a importância do Anima Escola
para a educação. “Sem dúvida
o projeto contribui para o enriquecimento profissional.
A partir do momento que o professor leva para a sala
de aula novos conhecimentos, permite aos alunos demonstrarem
o potencial educacional da linguagem da animação
e incentiva o seu uso como instrumento didático”,
analisa.
No
mês de dezembro aconteceu a cerimônia de
encerramento do Anima Escola 2007. Na confraternização
foram exibidos os trabalhos realizados durante o projeto.
Desde 2002 até a edição anterior,
1119 professores e 9610 alunos participaram do programa.
Além disso, mais de 20 vídeos de animação
foram produzidos pela rede de ensino e muitos dos quais
já participaram de mostras e festivais nacionais
e internacionais de animação.
Pixilation
O
pixilation é uma palavra proveniente do
inglês pixalate, que significa “o
efeito de uma pessoa que levou um raio”.
Esta técnica consiste em fazer com que
a pessoa fique parada, como se fosse um boneco,
para que após possa utilizar expressões
corporais que permitam construir um movimento
quadro-a-quadro, como uma foto. Esta pode ser
considerada uma das mais antigas técnicas
de animação, utilizada pela primeira
vez em 1991 no filme Jobard ne peut pas voir les
femmes travailler pela francesa Émile Cohl.