Educação






Anualmente, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Departamento de Ensino Fundamental (DEF) e da Divisão de Mídia e Educação, realiza o Projeto Anima Escola. O programa conta com a parceria do Anima Mundi e desperta cada vez mais o interesse de alunos e professores da Rede Municipal de Ensino pela animação.


O Anima Escola existe desde 2002, e este ano entrará em sua sétima edição. O projeto está previsto para começar no mês de maio nas escolas pólos - espaços com salas de leitura e laboratórios de informática apropriados à demanda dos interessados. As atividades são voltadas para o corpo docente, mas os alunos também participam nas etapas de criação de filmes e vídeos animados.


O programa tem como principal objetivo fazer com que os professores participantes se capacitem para utilizar a linguagem da animação de forma mais expressiva e também como instrumento pedagógico. É dividido em cinco fases, nas quais são apresentadas diferentes possibilidades de trabalho com esta linguagem.


Estímulo à criatividade

Na fase um do projeto chamada Introdução à Linguagem da Animação, participam cerca de 120 professores orientados por um profissional do Anima Mundi. Embora seja uma fase teórica, os participantes já realizam miniproduções de vídeos de, no máximo, 50 segundos.


A segunda fase conta com a participação dos alunos. Cerca de 40 crianças, divididas em 24 turnos, são acompanhadas pelos professores para aprender técnicas como o pixilation, massas de modelar e zootrópico (desenhos quadro a quadro). Neste momento, o objetivo é focar nos alunos para que eles adquiram base para compreender o universo da animação.


Na terceira etapa do projeto, acontece o curso de aprofundamento com produção de filmes de animação. É composta por quatro turmas: três para, em média, 20 professores e uma turma voltada somente para os alunos dos núcleos de arte municipais, que dispõem de oficinas de vídeo, animação e artes plásticas.



A fase seguinte é o Estúdio Anima Mundi, etapa técnica com duas turmas de 10 alunos cada, nas quais os professores aprendem a utilizar o software de animação Muan (manipulador universal de animação). O Muan é um sistema open source para animação quadro-a-quadro, desenvolvido e compatível com o sistema operacional Linux. Na quinta e última etapa são apresentadas produções autônomas de vídeo, elaboradas pelos participantes da quarta etapa, realizada no ano anterior. Os curtas têm, em média, seis minutos de duração.


Uma das fases mais aguardadas é a Oficina de Animação, onde os estudantes entram em contato com variadas técnicas de animação. Michael Ribeiro, aluno de 10 anos do segundo ciclo da Escola Municipal Francisco Alves, comentou o projeto. “Foi bem interessante participar do Anima Escola. Fiquei três dias produzindo trabalhos com massinhas e gostei muito’’, disse. projeto, além de incentivar a criatividade de professores, modificou principalmente a prática pedagógica. A coordenadora da Escola Municipal Francisco Alves, em Botafogo, Zona Sul do Rio, Rita Pereira, ressalta a importância do Anima Escola para a educação. “Sem dúvida o projeto contribui para o enriquecimento profissional. A partir do momento que o professor leva para a sala de aula novos conhecimentos, permite aos alunos demonstrarem o potencial educacional da linguagem da animação e incentiva o seu uso como instrumento didático”, analisa.


No mês de dezembro aconteceu a cerimônia de encerramento do Anima Escola 2007. Na confraternização foram exibidos os trabalhos realizados durante o projeto. Desde 2002 até a edição anterior, 1119 professores e 9610 alunos participaram do programa. Além disso, mais de 20 vídeos de animação foram produzidos pela rede de ensino e muitos dos quais já participaram de mostras e festivais nacionais e internacionais de animação.

Pixilation

O pixilation é uma palavra proveniente do inglês pixalate, que significa “o efeito de uma pessoa que levou um raio”. Esta técnica consiste em fazer com que a pessoa fique parada, como se fosse um boneco, para que após possa utilizar expressões corporais que permitam construir um movimento quadro-a-quadro, como uma foto. Esta pode ser considerada uma das mais antigas técnicas de animação, utilizada pela primeira vez em 1991 no filme Jobard ne peut pas voir les femmes travailler pela francesa Émile Cohl.

 

Texto: Carolina Perez (estagiária da SECS)
Dayana Oliveira (estagiária da SECS)
Fotos: Alberto Jacob (SECS)

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