Obra Social











Idealizada pela Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro, projetada e financiada pelo Previ-Rio e construída pela Riourbe, ao lado do Centro Administrativo São Sebastião (CASS), sede da Prefeitura, na Cidade Nova, a Creche Institucional Dr. Paulo Niemeyer, destinada a filhos de servidores municipais, está comemorando seu terceiro ano de funcionamento com sucesso.


Por lá já passaram cerca de 400 crianças, a maioria filhos de funcionários das Secretarias de Educação (35%) e de Saúde (23%). Os pais de 61% dos meninos e meninas matriculados não trabalham no Cass. Na procura pelo serviço, as mulheres têm amplo predomínio, com 75%. Em segundo lugar, estão os homens (23%) e há ainda os avós servidoras (2%) que detêm a guarda de netos.


A creche tem capacidade para 155 crianças, com idade até três anos e 11 meses. As instalações incluem dois berçários, fraldário, salas de maternal, refeitório, parquinho de diversão, pátio descoberto, brinquedoteca, sala de leitura, solário, vestiários infantis, lactário, cozinha e despensa, além de sala de atividades e recreio coberto.

Carla Corrêa Nogueira Lima é servidora da Secretaria Municipal de Administração (SMA), no Cass. "Posso trabalhar com tranqüilidade porque sei que meu filho está em boas mãos. A proximidade me dá a certeza de que, havendo algum problema, serei avisada de imediato e em poucos minutos estarei com meu filho", disse a mãe de Gustavo Nogueira, de 2 anos e 4 meses.

Com projeto arquitetônico elaborado pela Divisão de Engenharia e Arquitetura do Previ-Rio, a creche se integra ao conjunto de edifícios do Cass, que abrange uma área de 1.338 m². A construção foi iniciada pela Prefeitura em setembro de 2002 e custou cerca de R$ 2, 2 milhões. O espaço é administrado pela SMA. Mais informações pelo e-mail: crecheservidor.sma@pcrj.rj.gov.br ou pelo telefone: 2503-4410.

Pais elogiam qualidade do serviço

Tranqüilidade é a palavra-chave para os servidores municipais que têm filhos matriculados na Creche Dr. Paulo Niemeyer. O casal Luiz Francisco Meireles e Mônica Nascimento, ambos servidores da Controladoria-Geral do Município, se sente seguro quando deixa o filho Vinicius, 1 ano e 4 meses. "Nós moramos em Niterói e a creche ao lado do nosso trabalho é mais cômoda, pois passamos mais tempo ao lado do nosso filho. Além disso, nós percebemos que ele gosta daqui, tanto das educadoras quanto dos coleguinhas", disse o pai.

Para Carlos Venâncio da Silva, servidor do Cerimonial do Gabinete do Prefeito, a creche é o segundo lar do filho Carlos Vinicius, 4 anos, matriculado desde 2005. "Ele é muito bem tratado, todos são muito carinhosos. A minha esposa costuma dizer que os educadores são o nosso braço direito. Deveria existir no local a pré-escola para meu filho ficar mais tempo", sugeriu.

Aluna especial, Júlia Martins, 5 anos, é um dos xodós da creche. A mãe, Ana Cristina Diegues Martins, funcionária da Secretaria Municipal do Habitat, matriculou a filha em 2004 e está contente com o progresso de Júlia: "Quando ela entrou aqui não interagia muito bem. Hoje, eu percebo a felicidade estampada no rosto da minha filha. Tanto os profissionais quanto as crianças são essenciais para o desenvolvimento dela".

Mesmo estando de férias, Ana Cristina não deixa de levar a filha à creche. "Ela reclama comigo quando não trago”, contou. “Tenho o prazer de vir aqui. Eu e a Lúcia vamos sentir falta quando ela for para a pré-escola".


Texto: Caroline Neves (SMA) e Lissandra Torres (estagiária da SECS)
Fotos: Eliane Carvalho (SECS)




Imprimir










Copyright © Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro