Cultura




As lonas culturais municipais simbolizam a política adotada pela Secretaria Municipal das Culturas, que prioriza a multiplicação do acesso à cultura e a descentralização da produção cultural, estimulando a formação de novas platéias e artistas. É um exemplo da compreensão da cultura como instrumento de transformação e desenvolvimento e uma ação de sucesso reconhecida pela população carioca. O projeto, criado em 1993 pela Secretaria Municipal das Culturas foi premiado pela União Européia, recebeu chancela da Unesco e conquistou o Prêmio Mercocidades.

A comerciária Lúbia da Silva sempre leva a filha de 10 anos para assistir às peças infantis. “A lona é o único espaço de cultura perto da nossa casa. Além disso, sinto-me segura aqui”. Esta também é a opinião da administradora Solange Zaneze, de 42 anos. “A lona é a única opção cultural da região. E ela nos transmite segurança. Sempre venho, mesmo que sem o meu marido, que, às vezes, prefere ficar em casa”.

Shows de grandes nomes da música popular brasileira e espetáculos de qualidade são apresentados nas lonas culturais municipais, que também oferecem espaço para a nova geração de músicos e artistas cariocas de diferentes expressões artísticas. O estudante de publicidade e propaganda Alexandre Ramos acredita que o principal diferencial dos shows das lonas é a proximidade dos artistas com o público. “Aqui, na Lona de Anchieta, todos temos acesso aos artistas que se apresentam. O Leoni já até me conhece. A lona também serve muito para a divulgação de novos artistas”.

As lonas culturais municipais oferecem, ainda, cursos, oficinas e palestras. Os equipamentos funcionam também como espaço de socialização e integração das diferentes comunidades, que participam diretamente da gestão do equipamento, através de seus representantes, com o apoio da SMC. A economista Teresa Cristina sempre estimula os filhos, Amanda e Douglas, de 13 e 8 anos, a participarem das ações culturais promovidas pelas lonas. “Não consigo imaginar como estariam meus filhos sem as lonas. A Amanda era tímida e não fazia atividade física. Hoje, faz aulas de dança, capoeira e teatro na Lona Cultural Municipal Carlos Zéfiro. Ela e o irmão fazem parte do elenco da peça infantil Cinderela, encenada em junho”.

Todos os meses, as dez lonas culturais municipais realizam mais de 250 atividades, com uma freqüência média de público de 30 mil pessoas. Em 2008, foram inauguradas as duas mais novas lonas da cidade, em Jacarepaguá e na Ilha do Governador. E foram reformadas as três lonas mais antigas – Bangu, Vista Alegre e Campo Grande. As lonas tiveram todo o entorno recuperado, com pintura de muros, reforço na iluminação e reconstrução de calçadas.

Para o administrador da Lona Cultural Municipal Elza Osborne, Ives Macena, o projeto despertou interesses múltiplos para o fomento cultural. “A Lona Cultural de Campo Grande vem servindo para dar suporte e estimular novos grupos de teatro, música, dança e artes diversas”, afirma Ives. Segundo o administrador, com o surgimento de novas lonas, ampliou-se também o leque de oportunidades de abrigo aos diversos gêneros musicais, despertando interesse de grandes nomes da música brasileira de diversos estados brasileiros.

Os artistas interessados em se apresentar nas lonas culturais municipais podem encaminhar os seus projetos para os seguintes endereços:

Lona Cultural Municipal Sandra de Sá
Alexandre Damascena
Rua 12, Quadra 219 - Guandu 1 – Santa Cruz
Tel.: (21) 2418-4402 - alexandre_damascenayahoo.com.br

Lona Cultural Municipal Elza Osborne
Ives Santos Macena
Estrada Rio 'A', 220 – Campo Grande
Tel.: (21) 3406-8434 - lonacultural@lonacultural.com.br

Lona Cultural Municipal Gilberto Gil
Cleonaldo C. Silveira
Av: Marechal Fontenelle, 5.000 – Realengo
Tel.: (21) 3333-2889 - lgilbertogil@rio.rj.gov.br

Lona Cultural Municipal Hermeto Pascoal
José Maria Soares de Oliveira
Praça 1º de Maio s/n – Bangu
Tel.: (21) 3332–4909 - lhermetopascoal@rio.rj.gov.br

Lona Cultural Municipal Carlos Zéfiro
Falci Fernandes Ribeiro
Estrada Marechal Alencastro s/n – Anchieta
Tel.: (21) 3355-4318 - lcarloszefiro@rio.rj.gov.br

Lona Cultural Municipal Terra
Jorge Conti
Praça Édson Guimarães, s/n - Guadalupe
Tel.: (21) 3018–4203 - lonaterra@veloxmail.com.br

Lona Cultural Municipal João Bosco
Joel Pereira Lana
Av. São Félix, 601 – Parque Municipal Orlando Bernardes – Vista Alegre
Tel.: (21) 2482-4316 - ljoaobosco@rio.rj.gov.br

Lona Cultural Municipal Herbert Vianna
Edilson dos Santos Ernesto
Rua Ivanildo Alves s/n - Nova Maré - Maré
Tel.: (21) 3105-3579 - nam.mare@ig.com.br

Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim
Marcelo Lavinas
Praça do Barro Vermelho, s/n – Pechincha / Jacarepaguá
Tel.: (21) 2425-4579 - lonaculturaljacarepagua@ig.com.br

Lona Cultural Municipal Renato Russo
Marcelo Mendes
Parque Municipal Poeta Manoel Bandeira, s/n – Ilha do Governador
Tel.: (21) 3363-8324 - lonarenatorusso@gmail.com

 

Texto: Caroline Ribeiro (SMC)
Fotos: Eduardo Marins (SMC)


Imprimir

 
Copyright; Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro