Cidade




Uma das mais conhecidas intervenções urbanísticas, o Rio Cidade, já passou também pelo centenário bairro do Méier, um dos pontos mais tradicionais da zona suburbana do Rio de Janeiro. Como o bairro é literalmente dividido ao meio pela linha férrea da antiga Central do Brasil, as obras do Rio Cidade, cujo projeto foi desenvolvido pelo Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos e executado pela Riourbe, foram realizadas em duas fases: de 1993 a 1996 e de 2003 a 2004.


A primeira fase contou com uma série de modificações, principalmente no lado da Rua Dias daCruz, que, ao término das obras, estava totalmente repaginada. Também foi nesse período que o Méier ganhou a Praça Agripino Griecco e os dois terminais rodoviários que atendem à população local. A segunda etapa do Rio Cidade Méier concentrou-se nas proximidades do Hospital Municipal Salgado Filho e dos quartéis do Corpo de Bombeiros e do 3º Batalhão de Polícia Militar. As obras, realizadas numa área de 82.500m², abrangeram as ruas Aristides Caire (até a estação), Lucídio Lago (da Praça Canadá até a Rua Frederico Méier), Frederico Méier, Arquias Cordeiro (lado da linha férrea e trecho da Aristides Caire até o Hospital Salgado Filho) e Carolina Méier.

Dentre as melhorias do Rio Cidade destacam-se revisão do traçado das ruas, fresagem erecapeamento asfáltico, tratamento paisagístico, infra-estrutura, iluminação pública, arborização e instalação de novo mobiliário urbano. Uma das principais vias do bairro, a Rua Dias da Cruz, foi dividida ao meio por um canteiro central com diversas espécies de árvores. Também recebeu nova sinalização para pedestres e veículos e abrigos nas paradas de ônibus e táxis, além da ampliação das redes de esgoto e águas pluviais.

A Dias da Cruz teve suas calçadas alargadas e repavimentadas para dar mais conforto aos pedestres, mas conservou o espaço especial dominado por um dos símbolos do bairro, a imponente estátua de um leão, que chama a atenção de quem passa pelo local. É nesse lado que atualmente está concentrada a maior parte do comércio do bairro.


O trecho da principal transversal, a Rua 24 de Maio, também recebeu melhorias. A fachada e o calçadão próximo à estação do Méier foram totalmente remodelados, ganhando uma passarela mais ampla sobre a ferrovia que liga o lado da Rua Dias da Cruz ao da Rua Arquias Cordeiro. No local foi instalada uma escada rolante com cobertura. É no lado da Arquias Cordeiro que está o antigo Jardim do Méier, principal praça do bairro, fundada em 1916.


No lado do Jardim, a Rua Frederico Méier foi transformada em rua de serviço, com área de estacionamento e baias de carga e descarga. Os pontos finais de ônibus localizados naquele trecho foram transferidos para o terminal rodoviário, próximo às ruas Carolina Méier e Padre André Moreira.

O Hospital Salgado Filho também foi beneficiado com a construção de novo acesso de ambulâncias pela Rua Arquias Cordeiro e ampliação da calçada, que passou a ter 10 metros de largura e rampas para pessoas com deficiência. Mesmo com o término das obras do Rio Cidade, o bairro continuou recebendo melhorias, como a Linha Amarela, que desde 2003 garante acesso rápido à Barra da Tijuca e Linha Vermelha.

Fundado em 13 de maio de 1889, o Méier completou 119 anos este ano. Sua urbanização começou no século XVIII, com a formação de quilombos erguidos por escravos fugidos. Até 1884 era terra de jesuítas, presenteada por D. Pedro II ao amigo Augusto Duque Estrada Meyer, um dos homens mais ricos da cidade, chamado de Camarista Meyer por ter livre acesso às câmaras do Palácio Imperial. A região ficou, desde então, conhecida como Meyer, aportuguesada para Méier.

O bairro, que teve uma explosão demográfica na década de 1950, atualmente conta com uma população de 51.344 habitantes, segundo o Censo 2000. O Méier ostenta o 13º maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade, com a marca de 0,931 que o situa depois do Grajaú e da Glória, e é uma das áreas mais valorizadas da Zona Norte. Está inserido num grupamento de 19 bairros conhecido como Grande Méier, que comporta 398.486 habitantes e inclui também Abolição, Água Santa, Cachambi, Del Castilho, Encantado, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Engenho da Rainha, Higienópolis, Inhaúma, Lins de Vasconcelos, Maria da Graça, Méier, Piedade, Pilares, Riachuelo, Sampaio, Todos os Santos e Tomás Coelho.


Conheça algumas atrações do bairro:

Basílica do Imaculado Coração de Maria - situada na Rua Coração de Maria é única igreja em estilo mourisco da cidade. Inspirada no Templo de Santa Maria La Blanca de Toledo, na Espanha, foi projetada pelo arquiteto português Luís de Moraes, que criou também o castelo do Instituto Oswaldo Cruz.

Coreto do Méier – marco arquitetônico e símbolo maior do bairro, foi instalado no Jardim do Méier em 1914. Construído em madeira nas cores azul e branca e em forma hexagonal, mede sete metros de altura e seis de largura. Já foi palco de eventos diversos. 
Shopping Center do Méier – localizado no nº 255 da Ria Dias da Cruz desde 1963, é o mais antigo shopping do Brasil. Com uma área construída de 12.120m² no ponto mais nobre do bairro, abriga mais de 30 lojas, além de uma faculdade, e dispõe de 200 vagas de estacionamento e praça de alimentação.


Texto:

Denise Rodrigues e
Juliana Romar (SECS)

Fotos: Leandro Marins (SECS)


Imprimir

 
Copyright © Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro