Deficiente-Cidadão


Projeto Casa Brasil Ciad Mestre Candeia
promove a inclusão digital de jovens com deficiência


O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência Física (Ciad) Mestre Candeia, vinculado à Secretaria Extraordinária Deficiente-Cidadão, iniciou em abril deste ano Projeto Casa Brasil, destinado à inclusão digital e social. Em parceria da Prefeitura do Rio com o Governo Federal, pessoas com deficiência recebem capacitação em informática para ingresso no mercado de trabalho.

Dividido em dois ciclos, com duração de dois meses, o Casa Brasil oferece cursos de informática básica, HTML e manutenção de computadores. No primeiro ciclo, inscreveram-se cerca de 150 alunos – dez turmas de informática e quatro de manutenção de computadores. “Logo no primeiro dia de inscrição as turmas foram fechadas”, conta a coordenadora, Monique Portela.

Do total de inscritos em abril, 50% tinham alguma deficiência. “O projeto é voltado para todos, mas as pessoas com deficiência têm marcado presença e ainda trazem os parentes para fazer o curso. Ou seja, 100% das turmas são ligadas às pessoas com necessidades especiais”, destaca Monique.

O projeto dispõe de laboratório de informática, para cursos de manutenção, montagem e conserto de computadores; sala de pesquisas e estudo; e telecentro, com 20 computadores ligados à internet em banda larga, para treinamento dos alunos no sistema operacional Linux, software livre.

Monique explica que o objetivo principal do projeto é a informação. “A nossa finalidade é que, por meio da inclusão digital, as pessoas com deficiência possam ter acesso à informação. Este é o foco principal do projeto”, enfatiza.

O segundo ciclo, iniciado em 9 de julho, conta com 28 inscritos que têm necessidades especiais. Para eles, há uma sala de pesquisas onde podem complementar seus estudos. “A sala oferece estudo dirigido, voltado para a educação especial”, informa a coordenadora.

No momento, estudam no Ciad Mestre Candeia cinco turmas de informática básica, uma de HTML e quatro de manutenção de computadores. O professor responsável pelos iniciantes é Adriano Alexandre Pereira, 20 anos. “Nós procuramos adequar as aulas da melhor maneira possível para atender a todos, principalmente aos alunos especiais”, relata. Os alunos aprendem a usar o editor de texto, digitar, elaborar planilhas e a utilizar a internet.

Em vista do sucesso, já se pensa em ampliar a capacidade de atendimento do Projeto Casa Brasil. Na avaliação da coordenadora Monique Portela, “com mais dez computadores, poderemos aumentar a demanda de inscritos”.


Exemplos de determinação

Para superar as barreiras do preconceito social e as limitações, jovens com deficiência se empenham nos cursos de informática do Projeto Casa Brasil, dando exemplos de determinação como o de Elisa dos Santos, 15 anos. Com retardamento mental leve, ela é uma das alunas do curso de informática básica. “Eu já sabia mexer um pouco no computador, mas o curso está me ensinando muito mais. Agora faço os trabalhos da escola no computador da minha casa”, diz, com alegria.

Mãe de Elisa, a aposentada Lúcia dos Santos, 52 anos, acompanhava a filha nas aulas, mas acabou inscrevendo-se também no curso. “Sempre que chegávamos em casa, Elisa corria para o computador e me ensinava o que havia aprendido. Ela foi a minha grande incentivadora. Eu sei que o curso vai trazer bons rendimentos para as nossas vidas”, afirma Lúcia.


Outro que não desanima diante das dificuldades é o estudante Júnior Silva, 18 anos, deficiente físico. Ele já tinha feito curso de serviços gerais no Ciad e voltou para aprender informática. “É ótimo, porque aprendo coisas novas que vão me ajudar no dia-a-dia”, diz, confiante.


Horário dos cursos:
Informática Básica
Segundas e quartas-feiras – 9h30/11h e 14h30/16h
Terças e quintas-feiras – 9h30/11h e 14h30/16h
Sextas-feiras – 9h/11h
Manutenção de computadores
Segundas e quartas-feiras – 9h30/11h e 14h30/16h
Terças e quintas-feiras – 9h30/11h e 14h30/16h
HTML
Sextas-feiras – 14h30/16h
O endereço do Ciad Mestre Candeia é Avenida Presidente Vargas, 1.997 - 1º andar. Mais informações pelo telefone 2588-9000.



Texto: Anette Silva (SECS) e Lissandra Torres (estagiária da SECS)
Fotos: Alberto Jacob e Leandro Marins (SECS)

 

Imprimir


Copyright © Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Copyright © Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro