Carnaval 2008



No próximo dia 1º de fevereiro, 2.600 integrantes da escola de samba mirim Corações Unidos do Ciep entrarão na avenida com os versos de Lucas Lixa e Estefanny Soares na ponta da língua. Ambos de 11 anos, alunos da Escola Municipal Guilherme da Silveira, em Bangu, eles são os compositores do samba-enredo A cidade de eterna realeza anuncia: O Rei chegou! Os dois participam pela primeira vez do Projeto Escola de Bamba e nunca haviam composto música alguma.

O ponto de partida, e também de inspiração, foram as aulas sobre a chegada da família real portuguesa ao Brasil, em 1808. A diretora e as professoras da escola apresentaram os alunos a livros sobre o tema, que empolgaram principalmente Lucas, um especialista em História, como descreve a parceira Estefanny. “Esse enredo foi para mim”, comemora o pequeno sambista, que, além do próprio samba, só sabe de cor o da Mocidade Independente de Padre Miguel, a escola do coração.

Durante meses, Lucas e Estefanny se reuniram até três vezes por semana, depois das aulas, para confeccionar o samba-enredo. “Não podemos cantar o que não sabemos”, explica a menina, que procurava na internet o significado de termos diferentes para usar na letra. Por várias vezes, conversavam horas para mudar apenas uma palavra que oferecesse melhor rima. O esforço valeu a pena: “Aprendemos muito com esse samba”, contam.

A escolha do samba-enredo vencedor, no dia 11 de julho na Lona Cultural de Bangu, reuniu os 17 finalistas de 150 inscritos. Acompanhados pelo cavaquinista Igor Viana, ex-aluno da Escola Municipal Guilherme da Silveira que ajudou na construção da melodia, os estudantes controlaram o nervosismo e apresentaram a música, encantando os jurados. “Não tenho medo de palco”, diz Lucas, que estuda piano, sabe ler partituras e, além do samba, também aprecia os compositores eruditos. Vítima de meningite aos 20 dias de idade, ele só escuta com um ouvido, fator que não impediu a paixão pela música.

No dia do desfile, a composição terá outros intérpretes, mas a dupla dificilmente conseguirá controlar a emoção. “Todos cantando a letra que eu compus vai ser demais”, comemora Estefanny, que gosta de judô, mas, depois da estréia vitoriosa, tem ensaiado alguns versos quando se sente inspirada. Já Lucas faz sucesso no bairro de Realengo, onde mora. A mãe não esconde o orgulho: “Ela fala para todo o mundo que eu já sou um sambista de verdade”, revela. Alguém aí duvida?

Conheça o samba-enredo 2008 da G.R. Corações Unidos do Ciep.

A CIDADE DA ETERNA REALEZA ANUNCIA:
O REI CHEGOU!

Autores: Lucas Lixa e Estefanny Soares


DUZENTOS ANOS
MIL MOMENTOS DE ENCANTO E MAGIA
INSTALADOS PELA CORTE NESTE CHÃO
NO REINADO DE JOÃO
ASSIM SURGIU
UM BRASIL MAJESTOSO E REAL
COM SUA TERRA DE RIQUEZAS FABULOSAS
QUE DEIXOU DE SER QUINTAL

E NO RIO DE JANEIRO
COM O CHOQUE CULTURAL
PALÁCIOS, FESTAS E JARDINS
VIVA O PAÇO IMPERIAL! bis

ESCOLA, BANCO, ILUMINAÇÃO
PASSARAM A SER DO POVO A INSPIRAÇÃO
E PARA OS NEGROS ESCRAVOS DEIXOU DE SER ILUSÃO
A TÃO SONHADA LIBERDADE
NUM BRASIL DE IGUALDADE COM O PASSAR DO TEMPO
O REI PRA PORTUGAL VOLTOU
COMO HERANÇA ELE DEIXOU
SEU FILHO! UM JOVEM QUE NOS LIBERTOU

UMA LUZ BRILHOU EM AQUARELA
SURGE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA PASSARELA
NA BELEZA DA HISTÓRIA VAMOS NAVEGAR
COM A UNIDOS DO CIEP A AVENIDA ENCANTAR bis

 

Texto - Fernanda Nogueira (Assessoria de Comunicação da SME)
Fotos - Helio Melo (Assessoria de Comunicação da SME)  



Imprimir

Copyright © Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro