Meio Ambiente

Meio Ambiente festeja os 40 anos do Parque da Chacrinha
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através da Coordenadoria de Proteção Ambiental e da Gerência de Unidades de Conservação, comemora hoje, dia 22, a partir das 9h, o aniversário de 40 anos do Parque Estadual da Chacrinha, agora administrado pela Prefeitura do Rio. Para celebrar a data, a Secretaria realizará uma série de atividades de lazer e de educação ambiental.
A festa incluirá oficinas, atividades recreadoras, caminhada pela trilha circular de 1Km e plantio de mudas da árvore-símbolo do Parque, a espécie Ibirema, com cerca de 25 crianças de até 12 anos da Escola Municipal Alencastro Guimarães.
Haverá também a entrega de Certificado para duas personalidades importantes na história do Parque: a primeira homenageada é a poetisa e ex-presidente da Associação de Moradores da Praça Cardeal Arcoverde e Adjacências de Copacabana, Laura Esteves, que muito lutou pela criação e preservação do Parque. Laura terá também o seu nome na placa de sinalização "Trilha Circular Laura Esteves", que será instalada amanhã na entrada da trilha.
O segundo homenageado é o engenheiro agrônomo, Ibá dos Santos Silva, primeiro administrador do Parque e que muito trabalhou em prol da unidade. O Parque da Chacrinha fica na Rua Guimarães Natal, s/no e abre ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.
Histórico Administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente desde 08/01/2007, por meio de cessão de uso assinada em 2007, entre a Prefeitura e o Governo do Estado, o parque foi criado em dia 22 de maio de 1969 e ocupa 3,7 hectares, o equivalente a quase quatro campos de futebol do tamanho do Maracanã.
O Parque da Chacrinha, cujo nome é de uma antiga e pequena chácara que existia no bairro de Copacabana, foi criado em 22/05/1969, através do Decreto “E” 2.853. Esta Unidade de Conservação tem como objetivo garantir a preservação dos recursos naturais locais, propiciando uma integração do ser humano com a natureza. Com área de 3,7 hectares, também abriga belas espécies da fauna e da flora da Mata Atlântica carioca, motivo de estudos por pesquisadores europeus desde o século XVIII.
A região também é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).
Programação de Aniversário de 40 anos do Parque Estadual da Chacrinha (1969 - 2009):
Dia: 22 de maio (sexta-feira)
Hora: a partir das 9h
Endereço: Sede do Parque - Rua Guimarães Natal, s/no - Copacabana (próximo à Estação do Metrô - Cardeal Arcoverde).
9h - Abertura do evento e hasteamento das bandeiras.
9h30min - Homenagem à Laura Esteves - Instalação de placa de sinalização "Trilha Circular Laura Esteves".
9h45min - Entrega dos diplomas em homenagem a: Ibá dos Santos Silva, engenheiro agrônomo e primeiro administrador do Parque e à Laura Esteves, poetisa e ex-presidente da Associação de Moradores da Praça Cardeal Arcoverde e Adjacências de Copacabana.
Atividades durante o evento: - Oficinas de aproveitamento e desenho; - Dinâmicas e jogos ecológicos; - Caminhada orientada pela trilha circular (1Km); - Plantio de mudas da árvore-símbolo do Parque (espécie "Ibirema", floração de março a abril) com cerca de 25 crianças de até 12 anos da Escola Municipal Alencastro Guimarães; - Apresentação de vídeo ecológico.
10h - Palestra: "A Fauna do Parque da Chacrinha"; Palestrante: Jorge Antonio Pontes - Biólogo (Especialista em Serpentes) 10h30min - Palestra: "Importância do Parque da Chacrinha para a cidade do Rio de Janeiro"; Palestrante: Leandro Cardoso - estudante de Biologia (Botânica)
11h – Apresentação do Grupo de Teatro do Centro de Educação Ambiental com a peça: "O Meu Ambiente";
11h30min - Apresentação de Mágica com Duda de Olinda - Temas: "Dengue, Natureza e Reciclagem";
12h – Apresentação do Coral da Comlurb;
13h – Parabéns e distribuição do bolo.