Educação

O Boto concorre ao Grande
Prêmio do Cinema Brasileiro


O Boto”, produzido pela equipe de animação da MULTIRIO, concorre ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2006 na categoria Curta-Metragem de Animação,neste domingo, dia 22, às 19h30, no hotel Copacabana Palace. Dirigido por Humberto Avelar, o curta já ganhou prêmios em festivais do Brasil e do exterior, como o de melhor animação brasileira das edições do Anima Mundi do Rio e de São Paulo em 2005 (júri popular) e o segundo lugar no II Prix Jeunesse Iberoamericano 2005, na categoria ficção para 0 a 6 anos.

O desenho animado baseia-se na lenda do Boto Cor-de-Rosa, da Amazônia, sobre um jovem e belo guerreiro. Por inveja, o deus Tupã acaba transformando-o em boto e condenando-o a viver nos rios amazônicos. O jovem, no entanto, volta sempre à terra em noites de festa, transformando-se num rapaz bonito que conquista a primeira jovem formosa que encontra.

"O Boto" faz parte da série Juro que vi, que revisita lendas brasileiras e é feita com a colaboração de alunos da Prefeitura do Rio. A série foi a primeira produção brasileira a receber, em 2006, o selo Especialmente Recomendado para Crianças e Adolescentes, do Ministério da Justiça.




Copyright © Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro