Cultura

Obra literária de Machado de Assis é
declarada patrimônio cultural carioca




Decreto municipal publicado declara patrimônio cultural carioca a obra literária do escritor Machado de Assis. Considerado o maior autor da literatura brasileira, Joaquim Maria Machado de Assis Machado de Assis foi romancista, jornalista, contista, cronista, poeta e teatrólogo. A homenagem prestada pela Prefeitura do Rio se dá no dia do centenário da morte do autor.

Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839, e morreu também no Rio, em 29 de setembro de 1908. É o fundador da Cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Letras, que presidiu por mais de dez anos. Entre suas obras mais importantes estão os livros Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Memorial de Aires.

Nesta edição, está encartado o Rio Estudos “Machado e a cidade”, uma pesquisa sobre sua vida, sua obra e os lugares onde morou, realizada pela Secretaria Extraordinária de Promoção, Defesa, Desenvolvimento e Revitalização do Patrimônio e da Memória Histórico-Cultural da Cidade do Rio de Janeiro. O decreto publicado hoje apresenta listagem da obra literária de Machado de Assis.




Copyright © Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro