Planetário

Programa começa mais cedo no Planetário

Amanhã, dia 29, sexta-feira, começa na Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro o projeto Carioquinha 2009. Com o projeto com data oficial para começar apenas em primeiro de junho, o Planetário decidiu antecipar sua participação para incentivar os cariocas a conhecerem mais sobre as ciências astronômicas.

No período de 29 de maio a 5 de julho, o carioca que visitar o Planetário e apresentar a carteira de identidade ou comprovante de residência confirmando que é morador do Rio ou Grande Rio pagará apenas R$ 5 reais para assistir as sessões de cúpula, visitar a exposição temporária e participar dos experimentos interativos. Para o presidente da Fundação Planetário,

Celso Cunha, o Carioquinha é importante porque mescla a oportunidade do carioca conhecer os pontos turísticos da cidade com a importância de poderem também aprender um pouco mais sobre as ciências da astronomia. - É uma ótima oportunidade para os moradores do Rio conhecerem os pontos turísticos da cidade e, aqui no Planetário, além de conhecerem um outro ponto turístico, os cariocas que aproveitarem o Carioquinha também poderão aprender mais sobre as ciências astronômicas. Diante dessa importância é que resolvemos estender, começando antes, o Carioquinha aqui na Fundação. – disse Cunha.

Os visitantes poderão assistir na sessão de cúpula aos sábados e domingos às 15:30 “A Janela Mágica”, ficção para o público acima de 6 anos, e às 16:45 “O Projeto Científico”, ficção indicada para o público acima de 8 anos. Nos sábados, às 18:00, podem conferir o documentário “Céu: mito e realidade”, indicado para o público acima de 10 anos, e no domingo e feriados, também as 18:00, “Desvendando o Sistema Solar”, indicado para o público acima de 12 anos.

Além da sessão de cúpula, quem for ao Planetário poderá visitar a exposição temporária “Filhos do Sol, Filhos da Lua – O céu e o tempo para os povos nativos das Américas” para apreciar uma pequena amostra dos saberes de alguns povos ameríndios, e também conhecer e participar dos 56 experimentos interativos distribuídos em áreas temáticas.

Como Participar
A mecânica de funcionamento do Carioquinha é muito simples. Basta apresentar nas bilheterias dos pontos turísticos e atrações cadastradas a carteira de identidade para comprovar sua naturalidade e, se for morador, um comprovante de residência em seu nome. A promoção é válida para TODOS que NASCERAM ou MORAM na cidade do Rio ou Grande Rio*.
*Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Paracambi, Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá

Confira os Pontos Carioquinhas que estão participando este ano e a nossa Agenda Carioca e monte sua programação!

Siga o Planetário pelo twitter: www.twitter.com/planetariodorio.



Publicado em 29/05/2009


Todos os direitos reservados © Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro