Parques
Destaque de férias

CIDADE DAS CRIANÇAS


  • Localização: Rodovia Rio-Santos km1 - Santa Cruz
    Horário: de terça à sexta-feira de 8h às 17h
    sábados, domingos e feriados de 9h às 17h
    Telefone: 2418-4870

Piscinas, teleférico, ciclovia, brinquedos e muita diversão para fazer a alegria da garotada e tudo isso de graça. Assim é o parque temático Cidade das Crianças Leonel Brizola, em Santa Cruz.

O projeto moderno traz uma ótima opção de lazer para as famílias da Zona Oeste. A Prefeitura do Rio investiu cerca de R$ 29 milhões na construção e R$ 4,6 milhões nas obras de acesso ao parque. Agora, é só desfrutar!
Com uma área de 186 mil metros quadrados, a Cidade das Crianças oferece diversas atividades e atrações direcionadas ao entretenimento de crianças e adolescentes. Mas, os adultos, idosos e deficientes físicos também têm opções. Além de um teatro com 300 lugares, há praças, o Museu da Criança, biblioteca, cinema, praça de alimentação, quadras para vários esportes e áreas verdes. Entre outras atrações, também há ilhas temáticas, lago com pedalinhos e atividades de pesca, passeio a cavalo e de charrete e churrasqueiras.

Além do lazer, o espaço oferece atividades culturais, como oficinas de teatro, dança, música, circo e canto coral. E para os que gostam de praticar esporte, haverá aulas de natação, handebol, vôlei, basquete, futebol soçaite, futsal e tai-chi-chuam, além de estar previsto a colônia de férias para a criançada. Os idosos também poderão fazer aulas de hidroginástica e teatro. As inscrições podem ser feitas no próprio local, todas as atividades são gratuitas.

PARQUE DA CIDADE

  • Localização: Estrada Santa Marinha, 505 Gávea
    Horário:
    de terça a domingo, das 8 h às 18h

Atrativos: Criado em 1941, com área de 47 hectares, o Parque caracteriza-se por abrigar remanescentes de Mata Atlântica sub-montana, berço de inúmeras espécies da fauna e da flora locais, muitas das quais ameaçadas de extinção. Possui amplo gramado entremeado por árvores e cortados por cursos d’água, que descem da encosta do maciço.

No trecho superior estão localizados o Museu Histórico da Cidade e a Capela de São João Batista, ambos reconhecidos por seu valor cultural, e também o recanto de esculturas ao ar livre. Dispõe de rede de trilhas, permitindo a ligação do Parque com a Vista Chinesa e o Jardim Botânico.


PARQUE DOIS IRMÃOS


  • Localização: Rua Aperana, s/nº - Leblon
    Horário:de terça a domingo, de 8h às 18h

Atrativos: Criado pela Prefeitura do Rio em 1992, com área de 39 hectares, o Parque constitui-se em ponto de referência da cidade. Sua privilegiada localização permita aos visitantes desfrutarem a bela paisagem formada pela Lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico, Corcovado, e as orlas do Leblon, Ipanema e Arpoado. Possui ecossistema de Mata Atlântica submontana e costão rochoso. A fauna residual, em virtude de grande intervenção humana, encontra-se em um processo de recuperação graças ao Projeto Mutirão Reflorestamento desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Como outras opções de lazer, o Parque oferece quadra de esportes, áreas de recreação, trilhas ecológicas e mirantes.

O Parque Municipal do Penhasco Dois Irmãos é um patrimônio de todos nós.

CAMPO DE SANTANA
  • Localização: Praça da República, s/n em frente à Estação da Estrada de Ferro Central do Brasil – Centro
    Visitação: todos os dias de 7 às 17h.

Atrativos: maior área verde do Centro, oferece ampla área arborizada, com bancos e banheiros (feminino e masculino), com esculturas históricas. Jardim histórico composto por gruta com cascata, lagos, pontes e árvores centenárias. Obras de arte diversas como as esculturas das Estações em mármore.

PARQUE DE MARAPENDI

  • Localização: Avenida Alfredo Balthazar da Silveira, 635 - Recreio
    Horário: terça à domingo, das 8h às 18h.

Atrativos: Criado pela Prefeitura do Rio em 1978, com área de 152 hectares, o Parque é constituído pelas áreas marginais à Lagoa de Marapendi, resguardando e valorizando a paisagem e o ecossistema locais.

Destacam-se trilhas, parque para recreação e lazer e o Centro de Educação Ambiental. As espécies animais e vegetais são típicas dos manguezais e restinga, sendo algumas raras e ameaçadas de extinção.

O Parque Natural Municipal de Marapendi é um patrimônio de todos nós.

PARQUE DARKE DE MATTOS
  • Localização: Praia José Bonifácio – Ilha de Paquetá
    Horário: de terça à domingo, de 8h às 18h

Atrativos: Criado pela Prefeitura do Rio em 1976, com área de 6,67 hectares, o Parque apresenta vestígios da história local datados de meados do século XVIII, como os antigos túneis abertos pelos jesuítas para exploração das jazidas de caulim, que ainda hoje interligam diversos recantos do Parque.

Através dos caminhos e trilhas acessa-se o mirante Boa Vista, localizado no Morro da Cruz e o mirante Recanto das Constelações. Possui área de recreação, aparelhos de ginástica, espaço para exposições, bicicletários e heliponto.

O Parque Natural Municipal Darke Mattos é um patrimônio de todos nós.

PARQUE TOM JOBIM

  • Localização: Lagoa Rodrigo de Freitas
    Horário: não há restrição de horário.

Atrativos: Trata-se de uma das mais bem equipadas áreas de lazer da cidade. Além do espelho d'água (Lagoa Rodrigo de Freitas), o visitante desfruta de quadras para jogos, play para crianças e ampla área verde, bem como da ciclovia.

PARQUE EDUARDO GUINLE
  • Localização: Rua Gago Coutinho, s/nº, Laranjeiras. Conjunto Residencial do Parque Guinle.
    Horário: não há restrição de horário.

Atrativos: situado num pequeno vale, no sopé do Morro Nova Cintra, em Laranjeiras. Apresenta-se sob forma de um anfiteatro, tendo ao fundo um córrego e lagos artificiais, cercados por encostas de declive suave.

PARQUE GAROTA DE IPANEMA
(Parque do Arpoador)

  • Localização:Ipanema. Situado em frente à praia do Arpoador, entre a Av. Francisco Bhering e a Rua Francisco Otaviano.
    Horário: diariamente, das 6h às 19h, com entrada gratuita.

Atrativos: Espaço privilegiado pela paisagem e a vegetação, além de ser um atrativo para os amantes de esporte; o local possui rinque de patinação e pistas de skate (02) O parque possui ainda um palco para eventos diversos.

PARQUE MARCELLO DE IPANEMA
  • Localização: Jardim Guanabara, Ilha do Governador ,rua Uçá, no final da Rua Cambaúba
    Horário: não há restrição de horário e a entrada é franca.

Atrativos: Playground com balanço, gaiola, além de uma extensa área verde com bancos e caminhos calçados.

PARQUE ARI BARROSO
  • Localização: Penha - Fica em frente ao Viaduto João XXIII, próximo ao Hospital Getúlio Vargas e à Praça Manuel Ortigão.
    Horário: 8h às 17h

Atrativos: ampla área verde, incluindo gramíneas, grande variedade de espécies de árvore, bancos, play para o divertimento da criançada, além de quadra poliesportiva.

PARQUE DA PRAINHA
  • Localização: Avenida Estado da Guanabara, s/n° Grumari
    Horário: terça à domingo de 8h às 18h.

Atrativos: Criado pela Prefeitura do Rio em 2001, com área de 146,93 hectares, atendendo anseios de ambientalistas e usuários do local por sua preservação, o Parque caracteriza-se por possuir relevo peculiar – em forma de anfiteatro – e por ser recoberto por diferentes formações vegetais, típicas do complexo da Mata Atlântica, tais como restinga, florestas de terras baixas e submontadas, além de vegetação de costão rochoso.

Abriga fauna e flora muito diversificadas, representadas por vários grupos, incluindo espécies ameaçadas de extinção. Possui Centro de Visitantes, mirante e trilhas ecológicas, bem como um sistema de produção de energia renovável sustentável através de energia solar.

O Parque Natural Municipal da Prainha é um patrimônio de todos os cariocas.

PARQUE NATURAL MUNICIPAL DA SERRA DO MENDANHA
  • Localização: Estrada da Caixinha, s/n° Bangu
    Horário: terça a domingo, das 8h às 18h

Atrativos:Criado pela Prefeitura do Rio em 1993, com área de 1.500 hectares, o Parque abriga grande biodiversidade, típica da Mata Atlântica, com espécies raras e ameaçadas de extinção, rios, cachoeiras e trilhas ecológicas.

Neste local, no século XVII, foram plantados canaviais e construídos engenhos de açúcar. No passado, os cafezais substituíram os engenhos, ocupando suas encostas até o final do século XIX, em 1893. Um século depois, a Prefeitura do Rio transformou a área em Parque protegido, preservando, mais ainda, as características da Mata Atlântica.

PARQUE DA FREGUESIA

  • Localização: Situado no bairro da Freguesia (Jacarepaguá), ou entrada pelo Rio Shopping - Estrada do Gabinal
    Horário: das 7h às 17h, com entrada franca.

Atrativos: Criado pela Prefeitura do Rio em 1992, com área de 31 hectares, o Parque teve como finalidade proteger a cobertura vegetal, atendendo aos anseios de moradores e ambientalistas. No início do século XX a área integrava a propriedade da família Catramby. Durante décadas, a fazenda dedicou-se à produção agrícola e à criação de animais.

Possui intensa cobertura vegetal, com inúmeras espécies frutíferas. Apresenta 2.500 m de pistas rústicas, ideais para a prática de caminhadas, quadras polivalentes, aparelhos de ginástica, e áreas de convivência com mesas e brinquedos para recreação.
O Parque Natural da Freguesia é um patrimônio de todos nós.


PARQUE BOSQUE DA BARRA


  • Localização: Situado no Km 6 da Av. das Américas, na Barra da Tijuca
    Horário: todos os dias de 08 às 18h.

Atrativos: principalmente voltado ao lazer contemplativo, este parque oferece equipamentos que permitem a prática de atividades recreativas e esportivas.

O Bosque da Barra, ou Parque Arruda Câmara, com 50 hectares, é uma das áreas verdes mais visitadas da Zona Oeste. Fica na altura do Km 6 da Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, e tem como um dos atrativos o fato de ser um bolsão ecológico em meio a uma área bastante movimentada. Alamedas, trechos arborizados, quadras de vôlei, campos de futebol gramados imensos, playgrounds e churrasqueiras de pedra estão na estrutura de lazer oferecida no Bosque da Barra, tudo ao redor de seu grande lago. Entre as espécies da flora que podem ser vistas no local, que mantém suas características originais de restinga com áreas arenosas, brejos e várzeas, estão algumas ameaçadas de extinção.

PARQUE FAZENDA DO VIEGAS

  • Localização: Rua Marmiari, 221 – Senador Camará
    Horário: terça a domingo das 08:00 às 18:00 horas.


Atrativos: Criado pela Prefeitura do Rio em 1996, com área de 9,05 hectares, o Parque ocupa uma pequena elevação situada entre as Serras do Viegas e do Lameirão. Possui trilhas para caminhadas, brinquedos, mesas de jogos e recantos rústicos. O acervo de bens de valor histórico inclui a antiga sede da fazenda, a capela, o abrigo das charretes e a piscina-fonte. A vegetação nativa é constituída pelo ipê-amarelo, paineira, açoita-cavalo, dama da noite e várias bromélias. Dentre as espécies da fauna encontramos o pica-pau do campo, o gavião carijó e o beija-flor tesourão, entre outros.

No século XVIII, a área integrava as terras do Engenho da lapa, considerado um dos mais importantes estabelecimentos rurais da então Freguesia de Campo Grande. No início do século XIX, o plantio da cana de açúcar foi substituído pelo plantio de café. A preservação da área data do início da década de 90, por iniciativa da comunidade, ambientalistas e associações da região.

PARQUE DA CATACUMBA

  • Localização: Avenida Epitácio Pessoa, 3000 – Lagoa
    Horário: terça a domingo das 8 às 18h


Atrativos: Criado pela Prefeitura do rio em 1979, com área de 30,8 hectares, o Parque possui esculturas dispostas sobre o relevo natural do terreno, em recantos paisagisticamentes tratados com espécies ornamentais singelas, que se harmonizam às obras de arte. Possui uma trilha que leva ao Pico do Sacopã, de onde é possível contemplar a bela vista da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Nesta área existiam diversas habitações que ocupavam a encosta com sérios riscos de deslizamentos. Com a desocupação da área, ocorreu a recompsição florestal encosta e a implantação de um Parque voltado à difusão cultural e à exposição de obras de arte.

O Parque Natural Municipal as Catacumba é um patrimônio de todos nós.

PARQUE DE GRUMARI

  • Localização: Rua Marmiari, 221 – Senador Camará
    Horário: terça a domingo das 08:00 às 18:00 horas.


Atrativos: Criado pela Prefeitura do Rio em 2001, com área de 804,73 hectares, o Parque abriga um dos últimos redutos do ecossistema de restinga da cidade. O nome Grumari advém da árvore cuja espécie encontra-se ameaçada.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente implantou, junto à sede, um viveiro destinado a multiplicação de mudas de espécies cariocas em perigo de extinção.

A área nos remonta aos primórdios de nossa cidade e representa o testemunho vivo de outrora compunha a paisagem da orla da praia. A importância do Parque para um megacidade como o Rio de Janeiro é impar, face ao sistema biológico/ecológico que abriga e ao potencial turístico da área, podendo se tornar exemplo da excelência em preservação ambiental, capaz de conciliar sociedade e natureza.

O Parque Natural Municipal de Grumari é um patrimônio de todos nós

PARQUE CHICO MENDES

  • Localização: Avenida Jarbas Carvalho, 679 - Recreio
    Horário: terça a domingo das 8 18h


Atrativos: Criado pela Prefeitura do Rio em 1989, com área de 43,6 hectares, o Parque tem por objetivo a preservação da Lagoinha das Tachas e seu entorno, local de ocorrência de espécies de fauna e flora consideradas raras e ameaçadas de extinção. O Parque possui trilhas, bicicletários, áreas para recreação e lazer além de viveiros de répteis. Com relação as espécies da flora, podemos citar bromélias, jarrinhas, pitangueiras, ingás, e o raro sumaré de restinga. A fauna é rica, principalmente em aves paludícolas, tais como tiê sangue, o irerê, o caboclinho, o maguari, e o frango d`água. Dentre os mamíferos destacam-se a preá do mato, o mão pelada, o gato do mato e o gambá. Nos alagado encontramos o jacaré de papo amarelo, sapos, calangos e cobras. Observa-se também a rara e ameaçada borboleta da praia.

O Parque Natural Municipal Chico Mendes é um patrimônio de todos nós.

Topo