Matéria Especial

Hospital Municipal realiza atendimento odontológico a pessoas com necessidades especiais
 |
Amor e muita dedicação: essas são as principais características dos profissionais que trabalham no serviço de Odontologia para pacientes com necessidades especiais do Hospital Municipal Barata Ribeiro, na Mangueira, que integra a rede de saúde da Prefeitura do Rio.
Esse serviço possui um programa especial, voltado para pessoas com deficiências neurológica, psiquiátrica e com síndromes, que é referência nacional no cuidado com pacientes que necessitem de atendimento especializado. O programa assiste atualmente cerca de 400 pessoas a partir de 13 anos de idade, vindos de todo o país.
Todo o serviço conta com uma equipe de 13 profissionais (nove dentistas, uma técnica de higiene dentária e duas auxiliares de enfermagem), que realizam atendimento ambulatorial e, quando necessário, pequenas intervenções cirúrgicas com anestesia geral em casos específicos.
A dentista Vera Lúcia Costa de Albuquerque, chefe da equipe de Odontologia da unidade, explica que o programa é direcionado aos pacientes com paralisia cerebral, síndrome de Down e até mesmo síndrome do pânico, entre outras deficiências. São pessoas que, segundo ela, não conseguem se submeter aos métodos convencionais de tratamento dentário.
|
– Os procedimentos e técnicas que utilizamos aqui são os mesmos empregados normalmente. O que diferencia nosso trabalho é o carinho, o amor e a paciência com que vamos tratar esse paciente, relata Vera.
Em função disso, é feito um trabalho diferenciado na abordagem, bem como em todo o procedimento, para permitir que o tratamento seja realizado da melhor forma possível. Vera explica que é vital haver uma relação de carinho e, acima de tudo, confiança entre paciente e dentista. – A gente procura fazer de tudo para que esse paciente se sinta à vontade. Então se ele gosta de música a gente deixa o rádio ligado, ou se ele gosta de algum artista, a dentista vai conversar sobre esse artista com ele, conta.
A dentista acrescenta que em nenhum momento são usados métodos violentos para conter o paciente. – Nós não amarramos ninguém, nem agarramos ninguém. Quando o paciente não consegue se controlar de jeito nenhum, a gente opta pela intervenção com a anestesia geral, mas esse procedimento só é adotado quando percebemos que não há outro meio, reforça. Vera Albuquerque ressalta que os cuidados com a saúde bucal para pessoas com necessidades especiais devem começar na primeira infância. É primordial, segundo ela, que os pais comecem a se preocupar com a higiene bucal do bebê com deficiência, construindo o hábito desde cedo.
O serviço de Odontologia para pacientes com necessidades especiais funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O Hospital Municipal Barata Ribeiro fica na Rua Visconde de Niterói, n° 1.450, próximo à quadra do GRES Estação Primeira de Mangueira. Para marcar a primeira avaliação é preciso se dirigir ao Serviço de Odontologia da unidade, levando um documento de identificação do paciente e do responsável e um comprovante de residência. Mais informações pelos telefones: 2568-9122, 2234-6322 ou 2234-0609 – ramal 216.
Texto Fabio Fernandes
Imagem AF Rodrigues
|