Saúde e Defesa Civil

Saúde realiza seminário sobre atendimento a crianças e adolescentes usuários de crack

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio (SMSDC) realiza nesta terça-feira, dia 20 de outubro, das 9h às 12h, o seminário de atualização da abordagem clínica e terapêutica de crianças e adolescentes usuários de crack. O encontro é voltado aos profissionais de saúde que atendem estes pacientes. O evento acontece no Centro de Referência da Música Carioca, que fica na Rua Conde de Bonfim, 824, na Tijuca. As palestras serão ministradas por profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad) Mané Garrincha: Sandra Arôca, diretora e Regina Roquete, médica psiquiatra.

Atualmente, a SMSDC possui dois centros especiais para este tipo de atendimento: o Mané Garrincha, no bairro do Maracanã, e o Raul Seixas, no Engenho de Dentro, que foi o primeiro CAPSad da cidade voltado para a atenção à população usuária de álcool e drogas. O principal objetivo destas unidades é construir possibilidades variadas de cuidados com a clientela jovem usuária de álcool e outras drogas. O programa Saúde Presente prevê a implantação do primeiro CAPSad da Área Programática 5.3 (Santa Cruz, Paciência e Sepetiba) em 2010.

Nestes Centros, as equipes atendem especificamente pacientes que fazem uso de álcool e outras drogas, orientadas pela abordagem de redução de danos, preconizada pelo Ministério da Saúde. Uma equipe multiprofissional atua no atendimento individual ou em grupo dos pacientes e de seus familiares, privilegiando a abordagem interdisciplinar.



Publicado em 20/10/2009


Todos os direitos reservados © Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro