Especial ServiçosSilhueta Rio de Janeiro

    Voltar
 

Alerta Rio
     publicado em 06/01/2009



O sistema Alerta Rio é um serviço voltado para a prevenção da população em casos de chuvas fortes e deslizamentos de encostas. Durante 24 horas por dia, as 32 estações medidoras de chuva espalhadas pela cidade enviam em tempo real as previsões pluviométricas da cidade.

Quando a previsão de chuva forte é constatada, são emitidos boletins de aviso à população que recomendam que os habitantes de áreas de risco, em encostas e regiões sujeitas a alagamentos, procurem imediatamente locais seguros e evitem vias urbanas que atravessam montanhas. Os avisos são emitidos pelo rádio, televisão ou internet.

No monitoramento são utilizadas imagens do radar meteorológico do Comando da Aeronáutica, imagens de satélites (pela internet) e dados da Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (Rindact), que mostra onde estão caindo os raios. Este serviço oferecido pela Prefeitura do Rio é mantido pela Fundação Geo-Rio, órgão da Secretaria Municipal de Obras. As informações sobre a chegada de chuvas intensas podem ser acessadas na página www.rio.rj.gov.br/alertario.


 

 

Mais serviços

 

 
imagem espaço
   
Guia de Serviços
  Acesso rápido: Aqui você encontra os serviços que a
Prefeitura oferece ao cidadão
 
imagem espaço
   Escolha uma das categorias
   
   Busca
   



Copyright © 2009 Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova CEP: 20211-110