Réveillon 2010

Balsas do Réveillon 2010 passam por vistorias

O Réveillon do Rio já começa a dar sinais de que foi bem planejado e de que tudo está correndo como previsto, sem correria e sem desespero. Esta é a conclusão a que chegou o Chefe da Sessão de Análise da Diretoria Geral de Diversões Públicas do Corpo de Bombeiros, Capitão Marcelo Rosa, durante vistoria realizada na tarde desta terça-feira, na Ilha do Governador, às balsas que serão usadas na Praia de Copacabana no Réveillon.

- Está tudo certo, não vimos nenhum problema. A festa vai ser linda, disse o Capitão.

Para os bombeiros, é importante checar os tipos de fogos que serão utilizados, a quantidade deles distribuídas nas balsas, se há extintores de incêndio espalhados como medida preventiva de segurança e a quantidade de pessoas por balsas. Nesta primeira avaliação, foram checadas as balsas que vão para a Praia de Copacabana. Elas serão analisadas novamente pelos bombeiros no dia 31/12. Nesta quarta-feira, às 10h30, será a vez da Capitania dos Portos verificar se as embarcações foram formatadas como o previsto em leis federais e estaduais, se elas apresentação a sinalização correta também a fim de evitar acidentes.

Serão mais de 10 toneladas de fogos de artifício que estarão divididas em 15 balsas: nove em Copacabana, três no Flamengo e outras três, que irão para o réveillon de Niterói e também estão sendo montadas lá. No Piscinão de Ramos não serão usadas embarcações - a queima de fogos acontecerá num terreno isolado.

Cristina Tibério, da empresa Fire Works, responsável pela queima de fogos, ainda conta uma grande novidade.

- Este ano as balsas estarão dispostas em Copacabana em profundidades diferentes. Quatro delas estarão a 300 metros da areia e as outras cinco estarão a 450 metros. Assim, os desenhos que serão mostrados nos fogos terão uma outra dimensão, serão profundidades diferentes que se comunicam. Vai ser um espetáculo lindo, maravilhoso.

Tradicionalmente, as festas de Réveillon do Rio usam os fogos de artifício chineses. Neste ano será diferente. Também serão usados os espanhóis, conhecidos pela perfeição da cor de ouro, e os italianos, sempre muito intensos. Segundo Nicolas Mousques, um dos diretores do Groupe F, que também está cuidando do show pirotécnico do Réveillon do Rio, já adiantou que o espetáculo nos céus será surpreendente.

- Teremos desenhos de fogos e grandes movimentos, dando a sensação de uma expansão. Vai ser um jogo de cores e luzes com coreografia. A música e os movimentos vão se unir de acordo com o que cada momento sugerir. Vai ser incrível.

Sobre trabalhar no calor do Rio de Janeiro para fazer a melhor festa de Réveillon possível, o francês Nicolas sugere que essa virada de ano passe uma mensagem de união entre os povos.

- Saímos do nosso país que está embaixo de muita neve e frio. Viemos para o calor do Rio para dar o nosso melhor. Estamos trabalhando há três meses, intensamente para que todos se divirtam. Que isto sirva para mostrar a solidariedade entre os povos e que este seja o sentimento passado neste Réveillon. Muita alegria para todos.


Publicado em 30/12/2009


Todos os direitos reservados © Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro