A
cidade caminha nos trilhos das ferrovias
A expansão urbana, que gerou o surgimento dos bairros de subúrbios,
foi decorrente da implantação das primeiras ferrovias que
possibilitaram a ocupação dos arrabaldes da cidade. Na descrição
do renomado escritor Lima Barreto, "o subúrbio propriamente
dito é uma longa faixa de terra que se alonga desde o Rocha ou
São Francisco Xavier, até Sapopemba [o atual bairro de Deodoro
da Fonseca], tendo por eixo a linha férrea da [E.F.] Central [do
Brasil]. (...) Há casas, casinhas, casebres, barracões,
choças por toda a parte onde se possa fincar quatro estacas de
pau e uni-las por paredes duvidosas. Todo o material para essas construções
serve: são latas de fósforos distendidas, telhas velhas,
folhas de zinco e, para as nervuras das paredes de taipa, o bambu, que
não é barato. Há verdadeiros aldeamentos dessas barracas
nas covas dos morros, que as árvores e os bambuais escondem dos
olhos dos transeuntes." (Clara dos Anjos, 1949, p.111).

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