E
o berço da cidade foi por água abaixo
A Exposição Internacional de 1922, concebida para comemorar
o centenário da independência do Brasil, marca a perda definitiva
do berço da Cidade, o Morro do Castelo, arrasado por jatos d'água
durante a administração do prefeito Carlos Sampaio. O sistema
de mangueiras hidráulicas, auxiliado por trens e vagões
que levavam o entulho até onde seria o futuro Aeroporto Santos
Dumont, foi o responsável pela demolição feita, no
entender de Lucio Costa, "...com desamor e sem os cuidados que no
caso se impunham...". Não por acaso, a nova Esplanada do Castelo
foi o palco escolhido para a edificação dos pavilhões
da Exposição, um projeto no qual se destacaram os arquitetos
Morales de Los Rios e Archimedes Memória. Finda a mostra, a área
resultante, valorizadíssima e próxima a avenida Rio Branco,
seria loteada atendendo a necessidades, não somente de ordem higienista
e estética - motivos alegados à época -, mas, sobretudo,
da reprodução do capital. Configurou-se a Exposição
de 1922 como uma grande mostra, onde não faltaram os principais
países mundiais. Em seus pavilhões vislumbravam-se estilos
arquitetônicos específicos e, mais do que isto, aspectos
culturais, produtos e particularidades que transformaram a exposição
num imenso mostruário das nações, como nunca antes
havia sido visto no Brasil.
Da imensa mostra restam, hoje, apenas os pavilhões da Administração
e do Distrito Federal (atual Museu da Imagem e do Som), da França
(a réplica do Petit Trianon, ocupado pela Academia Brasileira de
Letras), da Estatística (Serviço de Saúde dos Portos,
muito modificado) e o Palácio das Indústrias (Museu Histórico
Nacional). A Exposição do Centenário também
pode ser vista como uma tentativa, ainda que efêmera, de substituir,
no plano oficial, o ecletismo dominante por um estilo mais próximo
da realidade nacional, o chamado estilo neocolonial. Infelizmente, a maior
parte de seus pavilhões foi demolida, como o pavilhão dos
Estados (depois Ministério da Agricultura, vizinho ao MIS), onde
hoje se encontra um belo estacionamento.

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