ESCOLAS COM NOME DE ESTADOS DO BRASIL
NACIONALISMO

Nas décadas de 20 e 30, do século XX, o nacionalismo, como idéia-força de uma classe média radicalizada, influenciou sobremaneira a política brasileira, desembocando no “Movimento Tenentista” e, por fim, na derrubada da República Velha, com a Revolução de 1930.

A política educacional, nesta época, sofreu os efeitos desta efervescência na estrutura econômica, social e política que perpassou a sociedade como um todo. Já na gestão de Fernando de Azevedo, 1927 a 1930, a concepção de que a Educação tinha como objetivo maior a democratização da sociedade brasileira inserida num projeto nacional foi colocada em prática, resultando numa arquitetura escolar do tipo neocolonial.

Anísio Teixeira, após a Revolução de 30, radicalizou esta visão, com apoio de setores do Governo Vargas, ligados aos “tenentes”. A questão nacional, nesse período, assumiu grandes proporções, na medida em que todas as forças políticas, mesmo partindo de premissas e objetivos distintos, defendiam o nacionalismo para a resolução dos problemas brasileiros.

Assim, o nome das escolas inauguradas por Anísio Teixeira expressavam as idéias e sentimentos absorvidos no contexto das lutas políticas, desde os anos 20.

 

CONHEÇA AS ESCOLAS DE ANÍSIO TEIXEIRA
COM NOME DE ESTADOS DO BRASIL

Agrupadas por CRE:
.
1ª Coordenadoria Regional de Educação
Escola Municipal Santa Catarina
 
 
3ª Coordenadoria Regional de Educação
Escola Municipal Ceará
Escola Municipal Pernambuco
Escola Municipal Rio Grande do Sul
 
 
4ª Coordenadoria Regional de Educação
Escola Municipal Bahia
Escola Municipal São Paulo
 
 
5ª Coordenadoria Regional de Educação
Escola Municipal Mato Grosso
Escola Municipal Pará
Escola Municipal Paraná
 
 
6ª Coordenadoria Regional de Educação
Escola Municipal Paraíba