Escola Municipal Ceará
Endereço: Rua Dona Emilia, 161 – Inhaúma
 
Inauguração: 1935  
 

O Ceará é uma das  unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico, o Rio Grande do Norte e a Paraíba, Pernambuco e o Piauí. Sua capital é a cidade de Fortaleza.
A história do Ceará tem início com a criação da "Capitania do Siará", doada em 1535 a Antonio Cardoso de Barros. Em 1603, uma expedição comandada pelo açoriano Pêro Coelho de Souza fundou, na região, a colônia denominada Nova Lusitânia. Juntamente com o grupo, chegou também um rapaz de dezessete anos, Martim Soares Moreno, considerado o verdadeiro fundador do Ceará. Conhecedor da língua e dos costumes indígenas, amigo fraternal dos nativos, o que lhe valeu fundamental apoio para a derrocada dos franceses e holandeses, que também pretendiam colonizar a região. Em 1619, depois de muitas lutas contra invasores estrangeiros, naufrágios e prisões, Soares Moreno obteve uma carta régia que lhe dava o título de Senhor da Capitania do Ceará. O Ceará fez parte do Estado do Maranhão e Grão-Pará em 1621. O Ceará foi ainda invadido duas vezes, em 1637 e 1649, pelos holandeses, que ocupavam a região onde hoje se encontra o Estado de Pernambuco, mantendo-se a ele subordinado até conquistar sua autonomia, em 1799. O desenvolvimento da pecuária em Pernambuco e na Bahia levou criadores a ocuparem o interior do Ceará. As vilas foram se formando junto às grandes fazendas ou nos pontos de descanso das tropas vindas do sul. Em 1824, o Ceará participou da Confederação do Equador, juntamente com os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. O estado começou a se desenvolver na segunda metade do século XIX, com a chegada da navegação a vapor, das estradas de ferro, da iluminação a gás e do telefone. Foi a primeira província brasileira a libertar os escravos, em 1884, e também uma das primeiras a aderir à República.
Entre os principais produtos agrícolas cultivados no estado encontram-se o abacaxi, o coco, a cana-de-açúcar, o feijão, o fumo, a mandioca, o arroz e o milho. Na pecuária, destacam-se as criações de equinos, bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos. Existem também no estado reservas de ferro, água mineral, calcário, argila, magnésio, granito, petróleo, gás natural, sal marinho e urânio bruto. Na atividade industrial, destacam-se a do vestuário, alimentícia, metalúrgica, têxtil, química e de calçados. O turismo é hoje uma das suas principais atividades econômicas.

A Escola Municipal Ceará é uma das Escolas Tipo Nuclear de Anísio Teixeira.