Escola Municipal Honduras
Endereço: Praça Barão da Taquara, 12 – Praça Seca
 
Inauguração: 1935  
 

Honduras é um país da América Central, limitado pelo Golfo das Honduras, Mar das Caraíbas, pela Nicarágua, pelo Golfo de Fonseca, El Salvador e pela Guatemala. A capital é Tegucigalpa.
Colombo encontrou o território marcado pela presença da civilização maia, e, só após um período de guerra contra os índios, entre1523 e 1539, é que os espanhóis conseguiram assegurar o controle da colônia, que, a partir de 1570, ficou sob a administração geral da Guatemala.
Proclamou sua independência da Espanha em 1821. Apesar de independente, a instabilidade política permaneceu, com ininterrupta sucessão de caudilhos, que dominaram o país ao longo do século XIX.
A partir de 1979, a América Central passou a viver um período de crise, provocada pelas guerras civis na Nicarágua e em El Salvador. Em 1982, uma nova constituição, apoiada pelos EUA, almejava o ampliação da democracia. Como condição para o apoio norte- americano, no entanto, o país forneceu uma base militar para os "contra revolucionários" da Nicarágua.
Em 1985, aumentou a tensão com a Nicarágua.  O novo presidente, José Azcona Hoyo (1985-1990), abraçou um movimento pacifista levado a cabo pelos países da América Central.  Ameaçou interromper a atividade dos "contra", assim como diminuir o poder dos militares. Honduras, no entanto, manteve-se economicamente dependente dos EUA, e, em 1989, Rafael Leonardo Callejas foi eleito presidente com apoio norte-americano. A crise econômica, a atividade guerrilheira de esquerda e as forças de segurança ficaram fora de controle, com quarenta assassinatos e mais de quatro mil violações dos direitos humanos.  Em 1991, o governo concedeu anistia  e iniciou negociações com os guerrilheiros de esquerda. Atualmente, Honduras é um país democrático, presidencialista.

A Escola Municipal Honduras é umas das Escolas Tipo Nuclear de Anísio Teixeira.