Escola Municipal Humberto de Campos
Endereço: Rua Saião Lobato, 40 – Mangueira
 
Inauguração: 1936  
 

Humberto de Campos nasceu em Miritiba, no Maranhão, em 25 de outubro de 1886. Perdendo o pai aos seis anos, deixou a cidade natal e foi para São Luís. Aos 17 anos, passou a residir no Pará, onde conseguiu um lugar de colaborador e redator na Folha do Norte. Em 1910, publicou seu primeiro livro: a coletânea de versos intitulada “Poeira”.  Em 1912, transferiu-se para o Rio de Janeiro.
Entrou para "O Imparcial", na fase em que ali trabalhava um grupo de escritores ilustres. Humberto de Campos ingressou no movimento da segunda campanha civilista. Logo depois, o jornalista militante deu lugar ao intelectual. Fez essa transição usando o pseudônimo de Conselheiro XX, assinando, assim, contos e crônicas, hoje reunidos em vários volumes.
Em 1920, já acadêmico, foi eleito Deputado Federal pelo Maranhão. A Revolução de 1930 dissolveu o Congresso e ele perdeu seu mandato. O presidente Getúlio Vargas, que era grande admirador do talento de Humberto de Campos, procurou minorar as dificuldades do autor de "Poeira", dando-lhe os lugares de Inspetor de Ensino e de Diretor da Casa de Rui Barbosa.
Em 1931, viajou pela região do rio da Prata em missão cultural. Em 1933, publicou o livro que se tornou o mais célebre de sua obra “Memórias”, crônica dos começos de sua vida. O seu “Diário Secreto”, de publicação póstuma, provocou grande escândalo pela irreverência e malícia em relação a contemporâneos.
Faleceu na Cidade do Rio de Janeiro, em 5 de dezembro de 1934.

A Escola Municipal Humberto de Campos é uma das Escolas do Tipo Mínimo de Anísio Teixeira.