Escola Municipal Machado de Assis
Endereço: Rua Dias de Barros, 50 – Santa Teresa
 
Inauguração: 1934  
 

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839. Com a morte de sua mãe, foi criado pela madrasta, Maria Inês, que se dedicou ao menino e o matriculou numa escola pública, a única que frequentou. Do Morro do Livramento, com a morte do pai, em 1851, Maria Inês o levou para São Cristóvão. Mesmo sem ter acesso a cursos regulares, empenhou-se em aprender. Aos 16 anos, publicou seu primeiro trabalho literário: o poema "Ela".
Aos 17 anos, conseguiu emprego como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional, e começou a escrever durante o tempo livre. Conheceu o então diretor do órgão, Manuel Antônio de Almeida, que se tornou seu protetor. Colaborou com diversos jornais e, em 1861, publicou seu primeiro livro: “Queda que as Mulheres têm para os Tolos”. Publicou seu primeiro livro de poesias, em 1864, sob o título de “Crisálidas”. Seu primeiro romance, “Ressurreição”, foi publicado em 1872. Com a nomeação para o cargo de Primeiro Oficial da Secretaria de Estado do Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, estabilizou-se na carreira burocrática, que seria seu principal meio de subsistência durante toda sua vida. Sua primeira peça teatral foi encenada no Imperial Teatro Dom Pedro II, em junho de 1880. Em 1881, assumiu o cargo de Oficial de Gabinete do Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Foi nomeado Diretor do Comércio do Ministério no ano de 1889.
Publicou, em 1881, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. Extraordinário contista, publicou diversos livros de contos, entre os quais “Várias Histórias”.
No final do século XIX, Lúcio Mendonça lançou a ideia de se criar uma Academia Brasileira de Letras. Machado, desde o princípio, apoiou a proposta e, quando a Academia foi instalada foi eleito presidente da instituição, cargo que ocupou até sua morte, ocorrida no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908.

A Escola Municipal Machado de Assis é uma das Escolas do Tipo Especial de Anísio Teixeira.