Escola Municipal Paraná
Endereço: Avenida Ernani Cardoso, 316 – Cascadura
 
Inauguração: 1936  
 

O Estado do Paraná é uma das  unidades federativas do Brasil. Está situado na região Sul do país, e tem como limites o Oceano Atlântico, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e pelos os países Paraguai e Argentina. Sua capital é Curitiba.
Durante o século XVI, o Paraná não despertou grande interesse aos portugueses que vinham para o Brasil, facilitando, portanto, a fundação de alguns núcleos de povoamento espanhóis, que, entretanto, não se desenvolveram. No século XVII, os bandeirantes descobriram ouro no Paraná e, para extraí-lo, tentaram escravizar e catequizar os indígenas da região. O Tratado de Madri, assinado em 1750, deu à Coroa Portuguesa a posse do Paraná, que, então, integrava a capitania de São Paulo, da qual se desmembraria, em 1853.
Na segunda metade do século XIX, estimulou-se um tipo de colonização orientada para a criação de uma agricultura que suprisse as necessidades de abastecimento. Providências conjuntas, dos governos imperial e provincial, permitiram o estabelecimento de núcleos coloniais nas proximidades dos centros urbanos, constituídos por poloneses, alemães, italianos e, em grupos menores, suíços, franceses e ingleses.
Em 1920, o Paraná ocupava o décimo terceiro lugar em população no Brasil, com cerca de setecentos mil habitantes; em 1960, o estado havia passado para o quinto lugar, com mais de 4,2 milhões de habitantes.
Na década de 1960, as terras do Paraná já estavam ocupadas, mas, em seu processo de ocupação, ao lado do colono, que comprava um ou mais lotes, surgiu também a figura do "posseiro". Passou a ocorrer também a venda múltipla, a compra do "não dono" e a "grilagem" em grande escala. Assim, a época foi também de conflitos e lutas agrárias, que se prolongaram por toda a segunda metade do século XX, sem qualquer solução duradoura no meio dos avanços da economia e da sociedade.
Nos últimos anos do século XX, o estado do Paraná exibia um bom quadro social e econômico, com estabilização populacional e modernização agrícola e industrial, com destaque para a instalação de montadoras de veículos automotores, ao mesmo tempo em que a economia paranaense procurava tirar partido das oportunidades oferecidas pelo MERCOSUL.

A Escola Municipal Paraná é uma das Escolas Tipo Nuclear de Anísio Teixeira.