.
Escola da Freguesia de São José
.

A Escola foi inaugurada em 7 de setembro de 1874, com recursos obtidos por subscrição pública promovida pela Câmara Municipal. Carlos Sarthou, em sua obra “Relíquias da Cidade do Rio de Janeiro”, informa que o próprio Imperador abriu a subscrição com cinco contos de réis e a Imperatriz, D. Tereza Cristina, participou com um conto de réis.

O terreno escolhido para a construção da Escola pertencia ao Convento de Nossa senhora da Ajuda, na esquina formada pelo Largo da Mãe do Bispo e a Rua dos Barbonos, atual confluência entre a Praça Floriano e a Rua Evaristo da Veiga.

Construída no estilo neogótico manuelino, o edifício dividia-se em três corpos principais. O corpo central era formado por uma sala quadrada, de 17,6 m de lado, para o cerimonial da missa e a explicação do Evangelho. Nos dois corpos laterais do edifício, existiam duas salas para aulas, de 6,6m de largura e 22m de comprimento, com capacidade para 300 alunos em cada uma.

Em 1896, a Escola foi extinta e, em seu prédio, passou a funcionar o Conselho Municipal. Em 1920, o prédio foi demolido e no terreno foi construída a Câmara Municipal, atual Palácio Pedro Ernesto.