Ação Cultural na Escola
 

Educação como Prática de/para Cidadania

Ano 2003
 
NOME: Elizabete Pinheiro Costa Cargo: PI
CORREIO ELETRÔNICO: betepinheiro@hotmail.com
 
LOTAÇÃO: E.M. Professor Lourenço Filho E/2ª CRE
 
 
ARTES CÊNICAS SOB UMA PERSPECTIVA FREIREANA
 

Este trabalho é o registro de procedimentos pedagógicos desenvolvidos nas aulas de Artes Cênicas, voltadas para uma ação educativa que alie teoria e prática, fundamentadas na investigação de metodologias que sejam utilizadas como mais um instrumento didático para o ensino desta disciplina, que promovam o conhecimento dos elementos que constituem a linguagem teatral como meio de expressão e de criatividade, favoreça o desenvolvimento da consciência crítica do educando, assim como possibilite uma revisão e uma renovação das relações entre educador e educando, desta forma rompendo com a estrutura determinada pela educação oficial, reprodutora das relações sociais de poder e de dominação.
A educação oficial, que é ministrada nas escolas, está condicionada aos interesses que dominam as relações na sociedade. Numa sociedade, cujo sistema social é liberal, a divisão de classes advém da divisão do trabalho, que é determinada pelo modo de produção capitalista, no qual poucos homens (donos do capital) se apropriam do trabalho de outros homens, que vendem sua força de trabalho aos primeiros. As relações de trabalho determinam o antagonismo entre as classes sociais: as classes dominantes, constituídas pelos donos dos meios de produção, desfrutam de condições materiais de vida privilegiadas, e as classes dominadas, formadas pelos trabalhadores desfavorecidos social e economicamente. Essa oposição torna o diálogo entre as classes inviável, como adverte Carlos Rodrigues Brandão (Brandão, 1989, p.104).
O sistema social: a estrutura do trabalho, o modo de produção de bens, representação e apresentação de símbolos, se reflete em todas as esferas das relações entre as pessoas, impondo as classes relações de força materiais e simbólicas.