![]() |
Mídia Como Linguagem Educativa: Transformação no Saber |
|
Ano
2004 |
|
NOME: Andréa Stelzer | Cargo: PI |
CORREIO ELETRÔNICO: andrea.stelzer@bol.com.br | |
LOTAÇÃO: E.M. Finlândia | E/7ª CRE |
O PENSAMENTO MÍTICO E A PERFORMANCE NO COTIDIANO ESCOLAR |
|
O
presente estudo procura relacionar o pensamento mítico com a prática
da performance teatral a partir da experiência do aluno-encenador,
no intuito da valorização dos mitos e a sua reestruturação
no cotidiano. Gostaria de começar investigando o conceito de performance,
bricolagem e suas relações partindo do texto de Levi Strauss
sobre o Pensamento selvagem, pois acho fundamental chegarmos à
origem, ao que é primário, no sentido de primeiro, a todas
as culturas e que não é somente o que a mídia nos
passa a partir do preconceito da cultura ocidental científica e
lógica. Isto caracterizou o domínio do logos ao do mythos,
entendendo como logos a verdade, o rigor, a racionalidade lógica
e mythos como a fabulação, a imaginação, sem
compromissos com a verdade, por operar por meio da oralidade que construía-se
na relação fugaz, direta e carismática do narrador
com seu público. |