Ação Cultural na Escola
 

Mídia Como Linguagem Educativa: Transformação no Saber

Ano 2004
 
NOME: Glória Pimentel Correia Botelho de Souza Cargo: si
 
 
LOTAÇÃO: E.M. Pio X E/7ª CRE
 
 
"DEU NO JORNAL FALADO..."
 

Esta reflexão trata do assunto “Mídia como linguagem educativa: transformações no modo de saber”, apresentando como eixo temático “ação cultural na escola”. Dessa forma, em princípio, teoria e prática comporão a estrutura desse trabalho monográfico.
A idealização de um trabalho pedagógico para a disciplina Língua Portuguesa, tendo em vista a interdisciplinaridade,e depois, a consecução desse trabalho, bem como agora, o exame sobre o tema proposto, são seqüências que, progressivamente, caracterizarão o perfil do professor, do grupo de alunos e da escola pública da qual fazem parte.
Falta dizer que a experiência a ser relatada, e que vem sendo desenvolvida desde o ano de 2003, apresenta como escopo de base, contribuir positivamente para a formação do aluno como cidadão crítico e consciente de seu tempo. Ao lado dessa intenção, visa também promover e facilitar a leitura e a escrita como decifradoras do mundo e da realidade vivenciada pelo aluno. De um lado, o cumprimento de um objetivo geral, formal e de outro, o cumprimento de objetivos específicos relacionados à disciplina Língua Portuguesa.