Esta
reflexão trata do assunto “Mídia como linguagem educativa:
transformações no modo de saber”, apresentando como
eixo temático “ação cultural na escola”.
Dessa forma, em princípio, teoria e prática comporão
a estrutura desse trabalho monográfico.
A idealização de um trabalho pedagógico para a disciplina
Língua Portuguesa, tendo em vista a interdisciplinaridade,e depois,
a consecução desse trabalho, bem como agora, o exame sobre
o tema proposto, são seqüências que, progressivamente,
caracterizarão o perfil do professor, do grupo de alunos e da escola
pública da qual fazem parte.
Falta dizer que a experiência a ser relatada, e que vem sendo desenvolvida
desde o ano de 2003, apresenta como escopo de base, contribuir positivamente
para a formação do aluno como cidadão crítico
e consciente de seu tempo. Ao lado dessa intenção, visa
também promover e facilitar a leitura e a escrita como decifradoras
do mundo e da realidade vivenciada pelo aluno. De um lado, o cumprimento
de um objetivo geral, formal e de outro, o cumprimento de objetivos específicos
relacionados à disciplina Língua Portuguesa. |