Ação Cultural na Escola
 

A Escola no Novo Milênio,Desafios para o Professor

Ano 2001
 
NOME:Carla Danuza Baptista Leal Cargo: PII
CORREIO ELETRÔNICO: cadabale@bol.com.br
 
LOTAÇÃO:CIEP Cláudio Manoel da Costa E/ 9 ªCRE
 
 
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR POR CICLOS DE FORMAÇÃO
 

Tendo conhecimento de que a organização do currículo por Ciclos já é uma experiência implantada em algumas cidades, como Minas Gerais e Porto Alegre, a presente pesquisa abordará este Sistema de Organização Curricular na cidade do Rio de Janeiro.
O Município do Rio de Janeiro, por conceber o tempo e a organização curricular de forma diferente, implantou os Ciclos de Formação, onde são respeitadas as singularidades e os ritmos próprios de cada indivíduo. A escola considera o desenvolvimento humano como progressivo, portanto não deve haver retenção nem retrocessos.
O Programa da Escola Plural, de Belo Horizonte, reformula a noção de currículo, de processo ensino-aprendizagem e principalmente organiza a lógica
temporal do Sistema Escolar de forma mais democrática. São eliminados mecanismos de seletividade e de exclusão. Preocupam-se com a formação real dos cidadãos, integrando dimensões sociais e individuais na construção de uma nova escola.
A proposta da Escola Cidadã, realizada na Rede Municipal de Porto Alegre, contrapõe-se à estrutura seriada e, numa organização curricular mais flexível,
voltada ao desenvolvimento da aprendizagem de todos, busca construir um currículo que possa proporcionar a emancipação das classes populares.
Colaboram para tal realização: a gestão democrática, o trabalho interdisciplinar, a teoria sócio-interacionista e a avaliação emancipatória.
A presente pesquisa irá abordar a proposta do Município do Rio de Janeiro, os conflitos quanto ao currículo escrito, que giram em torno de um significado simbólico e um significado prático, quando mostram as intenções que nele estão presentes e quando estas servem para avaliar e analisar publicamente a escolarização.